23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioEventosTecnologias de irrigação são destaque na Bahia Farm Show

Tecnologias de irrigação são destaque na Bahia Farm Show

Feira é a maior do agronegócio do norte e nordeste do Brasil e traz para essa edição de 2023 mais de 420 expositores.

Sistemas de irrigação Zimmatic
Crédito Divulgação

Com duas estações de chuvas bastante definidas, com pluviosidade média de 1.200 milímetros de chuva por ano; solo plano e enriquecido, o oeste da Bahia está entre as regiões agrícolas do estado que mais cresceram em produtividade nos últimos 30 anos. Esse avanço se deve especialmente à adoção de tecnologias de irrigação, principalmente os sistemas de pivô central.  Segundo dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), as áreas de agricultura irrigada no oeste baiano ocupam apenas 8% dos 2,4 milhões de hectares de terras produtivas, mas ainda sim respondem por 34% da produção agrícola de toda a região.

Os números demonstram que as tecnologias de irrigação, não só trazem muito mais produtividade, como também possuem grande potencial de expansão da produção, que pode ocorrer de forma sustentável e sem a necessidade de degradação de grandes extensões territoriais. E é por esse e outros motivos que a agricultura irrigada estará entre as principais pautas de discussões da 17ª edição da Bahia Farm Show, que será realizada entre os dias 6 e 10 de junho, no município de de Luís Eduardo Magalhães.

Com a oferta de mais de 1.200 marcas expostas pelas 420 empresas participantes, a feira é a maior do agronegócios do Norte e Nordeste do Brasil. Entre os expositores, uma das maiores comercializadoras de sistemas de irrigação do Brasil, a goiana Pivot, que desde 2019 está presente no oeste baiano com  uma loja em Luís Eduardo Magalhães, inaugurada inclusive durante uma das edições da Bahia Farm Show. “Nossa participação nessa feira é de extrema importância para consolidarmos nossa presença no oeste da Bahia, que hoje é uma das mais promissoras fronteiras agrícolas do país”, destaca João Morais, gerente da unidade da Pivot em Luís Eduardo, que é especializada em irrigação.

Com 11 unidades espalhadas pelos estados de Goiás, Minas, Tocantins, além do oeste baiano, a Pivot é também líder nacional na comercialização de maquinários agrícolas, sendo concessionária autorizada dos equipamentos Case IH. No segmento da irrigação, a loja de Luís Eduardo é um dos destaques do grupo. “O nosso faturamento em equipamentos de irrigação hoje está entre os três maiores da Pivot, sendo que em 2021 chegamos a ser os primeiros, isso muito em consequência do aumento do uso das tecnologias de irrigação nessa região da Bahia”, esclarece João Alves.

Expansão
E os fortes investimentos de muitos produtores baianos em irrigação, segundo explica o gerente da Pivot, já abrem caminho para novas estratégias de expansão. “Hoje a nossa loja em Luis Eduardo atende todo o oeste da Bahia, a região do Médio São Francisco e já estamos ampliando nosso atendimento para outras localidades, com o  município de Irecê, à margem direita do Rio São Francisco. E esse cenário atual de expansão já nos possibilita um planejamento para que em dois anos mais ou menos possamos abrir outra unidade no oeste baiano”, afirma João Morais. 

Para a Bahia Farm Show o gerente da Pivot revela que levará as mais recentes tecnologias de irrigação, como os pivôs centrais gerenciados pela Fieldnet, uma plataforma digital desenvolvida pela Lindsay, líder internacional em tecnologias agrícolas, e que consegue gerenciar remotamente, de forma integrada e com precisão todos os recursos hídricos utilizados na lavoura e suas produtividade. Tecnologias para outros sistemas de irrigação, como localizada e por gotejamento, também estarão disponíveis no estande. “Estaremos com uma equipe de consultores altamente qualificados e com equipamentos montados para demonstração ao público da feira”, revela João.

Para este ano a Bahia Farm Show traz algumas novidades como a ampliação de em 17% de sua área total de exposição, a expansão do estacionamento e a construção de um segundo restaurante com capacidade para 750 pessoas. Além da exposição de equipamentos, serviços e insumos para o agro, a feira traz uma extensa programação de palestras, rodadas de negócios, leilões e apresentações artísticas. Registrando um público recorde de 101 mil visitantes em 2022, que deve ser superado neste ano, a Bahia Farm Show é tida hoje como uma das maiores vitrines do agronegócio no Brasil e no mundo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia de Campo pessegueiro

30 de setembro, em Piedade a Pilar do Sul.

O potencial do carbono verde no país

Um dos mais relevantes eventos do universo agro do país será promovido nesta ...

Fertilizantes foliares: Brandt cresce 50% em apenas um ano e mira nas exportações

A Brandt, empresa com mais de 60 anos de tradição no mercado norte americano na produção de especialidades agrícolas, comemora dois anos de atuação...

Quais os efeitos no El Niño na cultura do café?

Temperaturas muito acima do normal e padrão irregular de chuvas durante o enchimento e maturação dos frutos, podem ameaçar o desenvolvimento da safra 24/25 no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!