28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasTendência para o agro 2023

Tendência para o agro 2023

Após queda setor deve crescer esse ano.

O agronegócio é o setor que mais responde às exportações do país sendo extremamente significativo para impulsionar a economia brasileira. No ano passado o ramo sofreu grandes pressões ocasionadas pelas mudanças climáticas, inseguranças causadas pela Guerra, entre outros fatos que impulsionaram negativamente o seu resultado no PIB dos últimos meses.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agro apresentará crescimento de 2,5% em comparação a 2022. Essa projeção para 2023 deve-se principalmente à procura por alimentos saudáveis e orgânicos, o investimento em novas tecnologias que visam a diminuição de custos e aumento da eficiência, que serão vitais para o crescimento do setor.

A CNA estima aumento de 15,5% da safra 2022/2023 em relação à safra 2021/2022, chegando a mais de 313 milhões de toneladas. Há também a melhora na economia global pós pandemia, que impulsiona a propagação de acordos comercias com outros países na pecuária, aumentando a exportação de carne brasileira.

Divulgação: CNA

Apesar do aumento na safra atual e o avanço da pecuária, as estiagens ocasionadas pele fenômeno La Niña, influenciaram o clima, castigando especialmente o Sul do Brasil. De acordo com a MetSul Meteorologia, existe a possibilidade do El Niño se estabelecer no segundo semestre, durante o outono, provocando alterações nas chuvas em todo o Brasil.

Existe ainda as incertezas da economia mundial, causadas principalmente pela guerra da Rússia e Ucrânia, que podem alterar a disponibilidade de grãos e insumos, aumentando os custos aos produtores. “O agro é uma máquina que não para e precisa cada vez mais de investimentos, o produtor precisa de um aporte financeiro, pois sem o dinheiro não há expansão, inovação e implantação de tecnologias para suprir dificuldades climáticas ”, comenta Romário Alves, fundador da Sonhagro primeira rede de crédito rural do Brasil.

Especializada em soluções completas de crédito rural, a Sonhagro facilita os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos, contando ainda com um mix de produtos sendo credenciada nas principais instituições financeiras do país.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estudo compara desempenho em três tipos de ILP

Uma pesquisa inédita avaliou, pela primeira vez, o desempenho econômico e ambiental do sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP), fazendo comparações em diferentes culturas.

Como criar atrativos para fixar os jovens no campo

No Brasil, o Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE, indicou que a taxa de migração campo-cidade era de 1,31%; amostras mais recentes mostraram que a taxa caiu para 0,65%.

Dia do agricultor

O avanço tecnológico tem se refletido em mudanças para muitas profissões e, no campo ...

Futuro do agro depende da inovação e sustentabilidade

A evolução do agronegócio brasileiro tem um significado ímpar para a posição de destaque que o país ocupa no cenário mundial. Em poucas décadas, o Brasil passou do status de importador para grande exportador de alimentos, sendo considerado por muitos o celeiro do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!