27.2 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBiotecnologia e sustentabilidade são ingredientes-chave de café 

Biotecnologia e sustentabilidade são ingredientes-chave de café 

“Acreditamos em um futuro onde a sustentabilidade deixará de ser obrigação para ser uma realidade”. Com essa convicção, em 2015 a família do produtor rural José Ricardo Carvalho, atuante no agronegócio desde 1981, passou a se dedicar exclusivamente ao café na Fazenda Estrela Carvalho, no município de Coromandel (MG). “Essa mudança aconteceu quando nossos filhos se formaram engenheiros agrônomos e foi motivada pela inovação. Tínhamos pessoas atualizadas, que aprenderam técnicas novas, e queríamos aproveitar o melhor da nossa terra, um local privilegiado para produzir café com excelência”, relata a esposa de José Ricardo, Isabel Cristina Carvalho.

Isabel e José Ricardo Carvalho
Créditos: Divulgação

Quando a família começou a plantar café, registrou a marca e divulgou um manifesto, destacando o interesse em produzir com excelência, produtividade e equilíbrio ambiental. “A união de talentos, a sinergia do conhecimento técnico e o amor pela natureza são catalisadores de uma agricultura mais consciente. É assim que buscamos produzir produtos de alto valor”, diz um trecho do documento. Inicialmente, os Carvalho cultivavam apenas café convencional. Quando conheceram o orgânico, fizeram curso e implantaram o que aprenderam na propriedade. Dos 236 hectares destinados ao café, oito já são de cultivo orgânico e a intenção é expandir ainda mais a área, apoiado pelos resultados positivos.

“Com objetivo de buscar sempre o melhor, testar novas técnicas e práticas, iniciamos há três anos um projeto piloto de café orgânico, que em sua primeira safra já se tornou campeão de grandes prêmios”, revela Isabel. Desde novembro de 2023, o café orgânico Paraíso 2 da Fazenda Estrela Carvalho conquistou primeiro e segundo lugares na NKG Stockler, uma das maiores exportadoras brasileiras do grão; 11º na BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais); terceiro no Certifica Minas da Emater; primeiro no 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro; terceiro no Florada – Café Três Corações; e primeiro no Cafebras. “Ficamos muito felizes e honrados com esses prêmios, concorrendo com cafés convencionais, porque nosso maior objetivo sempre foi entregar um café de qualidade às pessoas”, afirma a produtora.

Diferenciais 

No último prêmio recebido, da Região do Cerrado Mineiro, a bebida foi avaliada nos quesitos aroma, sabor, finalização, acidez, corpo, equilíbrio, uniformidade e doçura. Além do primeiro lugar na categoria Natural, o café orgânico da Fazenda Estrela Carvalho também bateu o recorde histórico do Leilão Solidário, promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro para permitir a aquisição presencial dos cafés mais bem avaliados nas três categorias do prêmio. Um consórcio de empresas arrematou a saca por R$ 68 mil.

Na avaliação de Isabel, um conjunto de fatores agrega a qualidade superior do café que a família produz: microclima, manejo e equilíbrio nos tratos culturais. Entre as práticas agrícolas bem-sucedidas adotadas na fazenda, ela aponta a disciplina no cuidado com as plantas e os frutos, com aplicação dos produtos adequados na hora certa, e a realização do manejo integrado de pragas, que age antes de qualquer doença dominar a lavoura. 

Para a família Carvalho, a inovação é outro ponto fundamental para o êxito da atividade. Tanto no plantio orgânico quanto no convencional foram usados produtos da Alltech Crop Science: Soil-Set ®, que auxilia de forma natural na supressão das adversidades naturais, e Agro-Mos ®, que ativa as defesas naturais das plantas, tornando-as mais resistentes. “São soluções altamente tecnológicas para promover a vitalidade das plantas. Como foram feitas aplicações durante toda a safra, os produtos agiram preventivamente, trazendo alta performance e controle eficiente, evitando que algum fator de estresse causasse danos na planta e derrubasse os frutos”, explica o engenheiro agrônomo Felipe Funes dos Santos, gerente de vendas da Alltech Crop Science. “São produtos de confiança, alinhados às exigências legais, que nos entregaram planta e frutos mais sadios”, atesta o engenheiro agrônomo Ivan Carvalho, filho responsável pela gestão operacional da propriedade.

Por não usar agrotóxicos nem produtos agressivos ao meio ambiente, além de fazer um trabalho de recuperação do Cerrado, a Fazenda Estrela Carvalho já conta com os selos Reflorest, Regenagri, Certifica Minas e Triple A e está em fase final de auditoria para receber a certificação para café orgânico. A produção é vendida para exportadores e cafeterias, com clientes espalhados pelo país. 

Técnicas e produtos utilizados no plantio orgânico já estão sendo apropriados pelo convencional, onde a família também trabalha de forma ecologicamente correta, aproveitando ao máximo a renovação de recursos naturais e ampliando o uso de orgânicos, como compostos. “A Fazenda Estrela Carvalho é um exemplo de como as inovações biotecnológicas entregam sustentabilidade. A Alltech Crop Science está à disposição dos cafeicultores com um leque completo de soluções naturais para potencializar os ganhos produtivos e financeiros, beneficiando e valorizando o meio ambiente”, finaliza o gerente de vendas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mamão orgânico tem alto valor agregado

Nos últimos tempos vem ocorrendo uma mudança nos hábitos alimentares da população em geral, em que se observa um aumento no consumo de frutas e hortaliças, marcado pela tendência no consumo de alimentos saudáveis e isentos de resíduos de defensivos químicos.

Cafeeiros – Mesmo fechados, podem ser podados mais altos

AutoresDaniela Andrade Mestre em Fitotecnia e supervisora de Planejamento e Controle Agrícola daniela.agronomia@hotmail.com Gustavo Henrique Cafisso Santos Engenheiro agrônomo - Centro Integrado de Campo...

Palini & Alves comemora 35 anos

Líder no mercado de máquinas para processamento de café, a diretoria foi homenageada no dia 13 de novembro, em Espírito Santo do Pinhal (SP),...

Fertilizantes enriquecidos aumentam a produtividade do cafeeiro

Daniela Andrade Mestre em Fitotecnia/Cafeicultura e coordenadora de operações agrícolas na Ac Café S.A daniela.agronomia@outlook.com João Paulo Teixeira Bacharel em Agronomia e supervisor de operações Agrícolas na Ac...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!