20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioEventosToledo anuncia unidade mista de pesquisa da Embrapa

Toledo anuncia unidade mista de pesquisa da Embrapa

A UMIPI vai funcionar no Biopark, parque tecnológico de Toledo, e promoverá estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas.

O prefeito de Toledo (PR), Beto Lunitti, anunciou durante a abertura do Inovameat 2023, nesta terça-feira, 11, a instalação de uma unidade mista de pesquisa (UMIPI) da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na cidade, focada em aves, suínos e peixes. A iniciativa de ter um braço da instituição de pesquisa na cidade foi da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (PR), motivada pela concentração de produtores e frigoríficos na região oeste do Paraná. Na quinta-feira (13), o presidente da Embrapa, Celso Moretti, assina durante o evento a criação oficial da unidade de Toledo.

A UMIPI vai funcionar no Biopark, parque tecnológico de Toledo, e promoverá estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas e também possa identificar os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que a UMIPI é formada por um modelo de cooperação entre instituições. “Isso permite uma soma de conhecimentos, compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos, entre outras necessidades. A intenção é obter resultados em comum”, secretário do agronegócio, de inovação, turismo e do desenvolvimento econômico de Toledo, Diego Bonaldo.

O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, enfatizou a receptividade dos gestores de Toledo quando procurados pela instituição. “Estar em Toledo vai facilitar a integração entre a pesquisa e as demandas dos produtores e da agroindústria. Trata-se também de uma unidade mista que pode abranger demais áreas de pesquisa da Embrapa como de tecnologias para pecuária leiteira, florestal e soja, entre outras.”

A partir da assinatura, serão levantadas as prioridades locais do setor de proteína animal para início da parceria.

Abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de agricultura do Paraná, Norberto Urtigara que enfatizou a pujança da região de Toledo na produção agropecuária e as perspectivas de crescimento. Compuseram a mesa o prefeito de Toledo, o vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Edenilson Copini, a presidente da Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo), Anaide Holzbach de Araújo, além de representantes da Embrapa, BRF, Sebrae, ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e da Câmara Municipal de Toledo.

O Inovameat Toledo vai até 13 de abril abordando bem-estar animal, inovação e sustentabilidade na cadeia da proteína animal –  bovina de corte e leiteira, suína, de aves e peixes. A programação conta com palestras, painéis e minicursos, com palestrantes de renome no agro como o professor Marcos Fava Neves, Marcos Jank, do Centro de Agronegócios Global do Insper e Arthur Igreja da FGV, além da apresentação de novas tecnologias a produtores, agroindústrias e consumidores.

Durante o evento ocorre também o Inovameat Conecta, com o objetivo de integrar pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Participam das apresentações cinco unidades da Embrapa, startups via Sebrae, parques tecnológicos e universidades. O Inovameat Toledo é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindicato Rural de Toledo em parceria com a FB Group-Eventos, e conta com o apoio da Prefeitura de Toledo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Coplacampo 2024: Biossoluções e outras inovações

Biossoluções e outras inovações em formulação são destaques da ADAMA em um dos principais eventos do setor sucroenergético

Show Rural recebe a participação de 160 empresas de tecnologia

Assespro-PR, entidade que representa o setor de TI no Paraná, está presente no evento com programas de aceleração, networking e apoio ao Hackathon, que levará a equipe vencedora ao Chile.

Manejo da lagarta no milho contribui com o sucesso da lavoura

Lagarta-do-cartucho continua sendo a praga chave do milho. Segundo o pesquisador e ...

Hidroponia pode aumentar produtividade em até 50%

Hidroponia é o meio pelo qual cultiva-se plantas sem o uso do solo em um ambiente protegido. As plantas são acondicionadas em canaletas, ou vasos com material inerte, onde passa uma solução nutritiva com todos os nutrientes essenciais para o bom desempenho da cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!