19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 20, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTratamento de sementes: soluções de alta performance

Tratamento de sementes: soluções de alta performance

Crédito: Ana Maria Diniz

Camile Dutra Lourenço Gomes
camile.dutra@unesp.br
Luana de Carvalho Catelan
luana.catelan@unesp.br
Engenheiras agrônomas e doutorandas em Agronomia/Proteção de Plantas – UNESP
Adriana Zanin Kronka
Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia/Fitopatologia e professora – UNESP
adriana.kronka@unesp.br

Uma lavoura produtiva começa pela semente. Sementes atacadas por insetos e infectadas por determinados patógenos podem se constituir um fator negativo no estabelecimento inicial da lavoura.

A presença de patógenos e de insetos-pragas associados às sementes tem sido a causa de perdas e prejuízos, devido à deterioração das mesmas, prejudicando a germinação, estabelecimento das plântulas em campo, além de serem meio de introdução e disseminação de importantes doenças entre regiões produtoras.

Soluções

O tratamento de sementes é uma das soluções para controlar os problemas fitossanitários iniciais na cultura e para fazer com que a planta expresse ao máximo o seu potencial produtivo.

Dessa forma, a lavoura apresentará uma alta performance em campo e maiores produtividades por unidade de área. Por meio desta prática, é possível proteger as sementes desde a semeadura, e no contato inicial com o solo até a fase inicial de formação das plantas contra pragas e doenças que ameaçam a germinação, o vigor e o início do desenvolvimento do cultivo.

Desta forma, auxilia, também, no estabelecimento do estande inicial de plântulas, além de manter a área livre do ataque de patógenos e pragas no início do cultivo e/ou a entrada destes em áreas isentas.

Entenda

A prática consiste na aplicação de defensivos químicos ou biológicos, visando proteger a semente de pragas e patógenos. Além disso, podem ser aplicados nas sementes agregadores, como nutrientes, inoculantes e enraizadores, cuja finalidade é garantir o desempenho das sementes em campo e melhorar o desenvolvimento da planta, possibilitando um equilíbrio nutricional, pelo melhor aproveitamento dos nutrientes do solo e dos fertilizantes pela planta.

Ainda, podem ser aplicados polímeros e pós secantes com o intuito de potencializar os benefícios do tratamento de sementes, além de proporcionar uma melhor fluidez da semente na semeadora no processo de semeadura.

Na produção de grãos como soja e milho, o tratamento de sementes está entre as medidas fitossanitárias mais usadas e eficientes. O tratamento das sementes pode ser realizado “on farm” ou de maneira industrial.

O primeiro é feito diretamente na propriedade, em que o agricultor adquire as sementes sem tratamento e realiza a aplicação de produtos na própria fazenda de forma manual e/ou com o auxílio de maquinas agrícolas.

No tratamento industrial (TSI), o produtor adquire as sementes já tratadas diretamente nas indústrias sementeiras, as quais utilizam as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado.

O tratamento de alta performance

Atualmente, no mercado, existem diferentes tecnologias que proporcionam um alto desempenho das sementes e da lavoura em campo. Essas tecnologias vão desde produtos químicos e biológicos a máquinas de automação para aplicação de produtos, com uma melhor estrutura e maior segurança aos operadores.

Os produtos de alta performance possuem múltiplas funções. Além de blindar as sementes contra o ataque de pragas e doenças na fase inicial de desenvolvimento da cultura, também proporcionam benefícios fisiológicos para as plantas, como maior desenvolvimento de raiz e parte aérea, maior tolerância a estresses, melhor aproveitamento dos nutrientes do solo e, consequentemente, maior produtividade agrícola.

O tratamento de sementes, quando realizado com produtos recomendados e aplicados de forma correta, garante ao produtor uma maior uniformidade para sua lavoura e sucesso em campo.

Custo-benefício

O tratamento de sementes de soja e milho é uma técnica consolidada desde a década de 90 no Brasil. A ótima relação custo/benefício faz com que, atualmente, a técnica seja indispensável nas lavouras, por proporcionar inegáveis vantagens para o produtor.

Segundo dados disponibilizados pela Embrapa, o tratamento de sementes de soja é uma das práticas de menor custo, quando comparada com as demais envolvidas na produção, representando, em média, um custo de 1,49% em relação ao total de produção por hectare. Já para a cultura do milho, o custo médio com o tratamento de sementes é de 0,65% do custo de produção por hectare.

Diante disso, os custos para implementação do tratamento de sementes são baixos, quando comparados aos benefícios proporcionados pela prática e o retorno financeiro ao final do ciclo da cultura.

Dessa forma, o tratamento de sementes pode ser visto como um “seguro barato” realizado pelo produtor no início da implantação da lavoura, uma vez que a utilização de sementes tratadas confere proteção às sementes e plântulas, alterações benéficas na planta, melhor aproveitamento de nutrientes e fertilizantes do solo, aumento de tolerância ao estresse, resultando em uniformidade de estandes, com efeitos positivos sobre o rendimento de grãos de soja e milho, entre outras culturas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adensamento otimiza produtividade do cafeeiro

  Wander Eustáquio de Bastos Andrade Engenheiro agrônomo e pesquisador da PESAGRO-RIO/CEPDPL wanderpesagro@yahoo.com.br Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa Participativa, do Programa Rio Rural, em parceria com...

1º Congresso Catarinense de Sementes supera as expectativas

O volume de negócios realizados e prospectados superou os 3,5 milhões

Vigor da semente: busca constante do milhocultor

O vigor das sementes é um fator crucial para a produtividade e qualidade da produção da cultura do milho. Sementes de alto vigor geram plântulas com maior velocidade e uniformidade de emergência, o que proporciona o estabelecimento rápido da cultura e maior velocidade nos processos metabólicos ligados ao início do desenvolvimento vegetal.

Última chamada para conhecer a cadeia produtiva de grãos da Argentina

Roteiro da MF Trip - Viagens Técnicas no Agro desvendará cadeia produtiva, com passagem pela ExpoAgro’ 2024 - a principal exposição agropecuária do país vizinho; pacote estará disponível até 16 de fevereiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!