20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesTrimble leva para Agrishow tecnologias de precisão

Trimble leva para Agrishow tecnologias de precisão

A nova versão das telas de alta performance da Trimble é um dos destaques da Feira. Também estarão presentes soluções de plantio, o sistema de aplicação localizada que evita desperdício de herbicida e outras tecnologias de precisão que impactam diretamente o bolso do produtor.

Trimble Agricultura, divisão da companhia global de tecnologia referência no setor, leva à Agrishow 2023 um portfólio de soluções completo, inovador e de simples manuseio que garantem maior eficiência, produtividade e sustentabilidade na atividade agrícola. O evento acontece entre os dias 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Um dos grandes destaques da companhia e que estarão expostos no espaço interativo da empresa, são as novas telas de alta performance GFX-1060 e GFX-1260, que traçam o melhor percurso para o condutor do trator, controlam a quantidade de insumos, as áreas de aplicação e armazenam e geram dados, permitindo ao produtor realizar um trabalho mais eficiente e preciso.

Os novos displays completam a família de monitores da Trimble e compartilham o mesmo sistema operacional baseado em Android – ou seja, desde o monitor de entrada até o mais sofisticado possuem a mesma interface, o que mantém a operação simples e o aprendizado com a tecnologia rápido.

À esquerda aplicação seletiva com o uso da tecnologia WeedSeeker2 e à direita pulverização em área total, o que proporciona economia e sustentabilidade para o produtor rural.
Foto: Divulgação

Outro ponto forte das novas telas é a praticidade na instalação e a transferência entre veículos usados no campo, ou seja, todas as tecnologias – telas, receptores de sinal NAV-500 E NAV-900 e pilotos automáticos – são compatíveis entre si, o que permite ao produtor fazer uma combinação personalizada de acordo com o seu negócio. Além disso, possuem compatibilidade ISOBUS, recurso que permite trabalhar com máquinas e implementos de outras marcas, dando ao produtor a flexibilidade de utilizar o monitor em sua frota, sem restrição.

Os monitores também possuem memória 4 vezes maior que as versões anteriores e são reconhecidos pela robustez e durabilidade, característicos do portfólio de produtos Trimble.

Mais precisão

Além das novas telas, a Trimble também traz outra novidade para a Agrishow: o Plano + Precisão 365. Ao adquirir o receptor NAV-900, o produtor receberá a assinatura do sinal de correção CenterPoint RTX mais o desbloqueio de precisão por 365 dias, vendo na prática e no bolso o impacto direto de trabalhar com o melhor sinal de correção do mercado em todas as suas operações agrícolas. “Os serviços de correção CenterPoint RTX estão em constante evolução e desenvolvimento:a Trimble acaba de ultrapassar a marca de 100 estações de referência instaladas em todo Brasil. Este novo investimento proporciona convergência mais rápida, precisão < 2,5cm com repetibilidade e mais estabilidade e robustez do sinal de correção via satélite, nos períodos de cintilação ”, explicou Luiz Roberto Cabral, gerente de vendas Latam da divisão de posicionamento avançado da Trimble (TAP)

Mais sustentável

As tecnologias Trimble convidam o produtor a fazer diferente na sua propriedade. E além da eficiência no trabalho a campo e economia de recursos, as soluções também contemplam a sustentabilidade. Outro destaque na Agrishow 2023, é o sistema de aplicação localizada WeedSeeker 2, que aplica herbicidas de forma precisa sobre as plantas invasoras. É uma solução que permite identificar e controlar as plantas daninhas mesmo quando a cultura já está emersa. Um dos atributos do WeedSeeker 2 é a economia na aplicação de herbicidas, ou seja, gasta-se menos produto, consequentemente menor número de embalagens para descarte e mais dinheiro no bolso do produtor.

No estande os visitantes poderão conferir quanto de economia o uso da tecnologia representa para o produtor. “O nosso objetivo principal é mostrar uma nova forma de fazer o manejo no campo. Será que faz sentido pulverizar em uma área total para controlar apenas alguns pontos com plantas invasoras?”, pontuou Fernando Compagnon, especialista de produtos Trimble.

Para o diretor da Trimble de Agricultura para América Latina, José Carlos Bueno, incentivar o produtor a trabalhar de forma diferente, combinando modernidade e simplicidade em uma linha de produtos que atende manejos tradicionais na agricultura, é o diferencial da marca.

“Atualmente os produtores buscam rentabilidade e produtividade para sua produção. Neste cenário, toda solução que os ajuda a alcançar isso é bem-vinda. E é isso que teremos no stand da Trimble na Agrishow, mostrar o quanto adotar a tecnologia no campo pode ser simples e acessível para todos os tamanhos de propriedade e tipos de cultura”, explicou o diretor.

Plantio inteligente

A Trimble Agricultura também leva ao evento sua solução para plantio, que se destaca pela possibilidade de implantar a tecnologia na plantadeira que o produtor já possui. Com solução de plantio o produtor é capaz de controlar a taxa fixa ou variável, realizar o desligamento linha a linha com controladores Trimble ou ISOBUS, tudo isso de uma forma bem simples e acessível.

Através de uma área demonstrativa, uma com o uso da tecnologia e outra sem, será possível conferir o quanto a solução de plantio inteligente pode ser vantajosa para o produtor. “Queremos mostrar que a solução de plantio é um investimento preventivo e pode fazer toda diferença lá na frente, na produtividade e no lucro. A ideia é que o produtor se questione e se atente para esse recurso como essencial na produção”, explicou o coordenador de treinamento da Trimble Agricultura, Bruno Sartori.

ARTIGOS RELACIONADOS

Modelo de produção atrai Embrapa para fazenda Jerivá

  Parceria entre Embrapa e diversas instituições internacionais envolve 72 pesquisadores do Brasil, África, América Latina e Caribe. Produção integrada e sustentável será analisada para servir...

Amipa inaugura sua sede em Uberlândia

Uma estrutura de primeiro mundo. Esse é o melhor conceito para definir o novo prédio que abriga a sede filial da Associação Mineira dos...

Grupo Farroupilha é premiado com sua marca Rio Brilhante Café de Origem

  O Grupo Farroupilha, sediado em Patos de Minas (MG), apresentou durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), sua marca de...

Chegou a vez das mulheres do agro

AutoresCristina Arzabe Mestre e doutora em Zoologia e Pesquisadora da Embrapa cristina.arzabe@embrapa.br Vera Lucia de Oliveira Daller Coordenadora de Cooperativismo do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!