27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesUberaba recebe primeiro hub de inovação público-privado

Uberaba recebe primeiro hub de inovação público-privado

Projeto traz oportunidades para conectar empresas de diversos segmentos a startups e ao ecossistema de inovação, gerando soluções para além do agronegócio com o desenvolvimento de novas tecnologias e talentos

A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, o AgTech Garage — braço de inovação para o agronegócio da PwC Brasil, empresa líder de consultoria no Brasil e no mundo — e a Prefeitura de Uberaba anunciam a inauguração no Brasil do primeiro polo nacional de inovação tripartite voltado para o agronegócio e diversos setores econômicos.

O hub atuará em toda a cadeia agrícola, do campo à mesa do consumidor, proporcionando conexão entre empresas, startups, universidades, Instituições de Ciência e tecnologia (ICT’s) e todo o ecossistema de inovação.

Créditos: Acervo pessoal

Desta parceria inédita, nascerão soluções que serão utilizadas no Brasil e em diversos países, trazendo desenvolvimento econômico para a região, com a atração de novas empresas e talentos.

Localizado no Parque Tecnológico de Uberaba, Minas Gerais, o Moon Hub by AgTech Garage terá a coordenação do mais relevante hub de inovação do agronegócio na América Latina, o AgTech Garage, parte do network PwC desde 2022.

A proposta é trazer, além de oportunidades, novos modelos de investimento, como corporate venture capital ou multi venture capital. Dessa forma, o projeto trará novas perspectivas para empresas de Minas Gerais e estados próximos, que terão a possibilidade de tomar parte de um ecossistema para desenvolver soluções colaborativas e encurtar o tempo de criação de produtos.

“Além de protagonizar um movimento de inovação em Minas Gerais, com o MoonHub temos a oportunidade valiosa de promover a cultura de inovação não somente na Ubyfol, mas no município e em todo o ecossistema. A competitividade de negócios hoje já depende diretamente de novos modelos de gestão de pessoas, que promovam aprendizado contínuo e um propósito maior em contribuir com o mundo. Entendemos que isso é a real inovação, que só acontece se pessoas estiverem abertas”, destaca Cassiana Machado, diretora de Recursos Humanos & Inovação do Grupo Uby Agro.

“O hub em Uberaba marca o início da expansão geográfica do AgTech Garage e visa ampliar o alcance, a densidade e o impacto da prática da inovação aberta em toda a cadeia do agronegócio. Integrado à comunidade de Piracicaba — que já impactou mais de 110 grandes empresas e 1.100 startups desde sua fundação —, o novo hub vem somar ao nosso compromisso de promover um agro cada vez mais inclusivo, competitivo e sustentável, por meio do acesso à tecnologia e inovação”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil.

Marco Castro, CEO da PwC Brasil, acrescenta: “Essa expansão do AgTech Garage é parte de nossa estratégia de seguir investindo neste setor que é reconhecido mundialmente por sua capacidade de inovação e eficiência. O Brasil tem papel chave no setor e são inúmeras as oportunidades para o nosso país no desafio de alimentar o planeta de forma sustentável.”

Benefícios

A chegada de um hub de inovação traz inúmeros benefícios para a região de Uberaba, possibilitando, por exemplo, competitividade para empresários locais e oportunidades para os talentos da região, alimentando um círculo virtuoso de prosperidade dentro do contexto da nova economia, mais digital e em constante transformação.

Até o final de 2023, a expectativa é atrair em torno de 30 integrantes para a comunidade, entre grandes empresas, startups e stakeholders chave.

Estrutura completa à disposição da comunidade 

Créditos: Acervo pessoal

Na estrutura do hub, estarão contemplados um setor de geração de valor para startups e corporates, uma área voltada a programas de inovação – que incluirá a interação com produtores por meio do AgTech Garage For Farmers –, uma academia de conhecimento viabilizada pelo Fellowship AgTech Garage, além do Learning Experience e de um fundo de investimento em parceria com a gestora The Yield Lab Latam. Todas essas esferas funcionarão integradas ao AgTech Garage Campus Vale do Piracicaba.

Para a prefeita Elisa Araújo, Uberaba se coloca em destaque internacional ao desenvolver o primeiro polo nacional de inovação tripartite. “Assumi o governo com a missão de alavancar o desenvolvimento da nossa cidade. Venho do setor privado e sei da importância que Uberaba tem; precisamos resgatar e fortalecer o protagonismo da cidade. O Hub de Inovação, com essa parceria, possibilitará novas oportunidades de emprego, renda e mais que isso: alta visibilidade para Uberaba em todo o país. O investimento das empresas está comprovando a credibilidade e o potencial da cidade para se desenvolver economicamente”, finaliza Elisa Araújo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Empresa global de drones agrícolas estreia no Brasil na Agrishow

Com atuação mundial, a empresa Eavision traz ao Brasil a mais alta tecnologia em drones para o agronegócio.

Tecnologia da Harvest Agro é destaque em publicação internacional

Linha Xiflon e Asgard, compostas por um complexo molecular orgânico e polióis, foram validadas por pesquisador da Embrapa.

Tecnologia de reflorestamento em alta escala

A Mata Atlântica é foco de teste para tecnologia de reflorestamento em alta escala.

A alimentação saudável passa pela tecnologia

A sociedade está mudando como vê os orgânicos e a tecnologia vem atuando no processo de democratização da alimentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!