20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasUbyfol ressalta papel da indução de resistência na produtividade da lavoura 

Ubyfol ressalta papel da indução de resistência na produtividade da lavoura 

Divulgação

A perda na produtividade das plantas é um fator que sempre demanda atenção dos agricultores, em todas as culturas, e exige medidas assertivas para que seja controlada, de forma que não prejudique a safra e os ganhos tão necessários para a continuidade da produção.   Pragas e doenças em geral são alguns dos motivos que podem fazer com que a lavoura deixe de produzir seu potencial máximo, de forma constante e saudável.  

Dentre as diversas alternativas para auxiliar no combate a esses fatores, a indução de resistência é uma ferramenta bastante significativa e eficiente. Ela tem como objetivo evitar ou atrasar a entrada e subsequentes atividades de patógenos nos tecidos do vegetal, contribuindo para a proteção dos cultivos.   

O fosfito de cobre, por exemplo, atua na redução da incidência de doenças, exercendo ação de contato e sistêmica, dependendo do tipo de formulação do produto. Segundo João Alves, Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol, “o cobre atua na proteção do tecido vegetal aumentando a resistência contra infecções de microorganismos patogênicos, por isso o uso de produtos à base desse elemento pode ser um aliado no combate a doenças foliares, contribuindo para uma maior resistência da parede celular e tornando a planta menos suscetível ao desenvolvimento destes patógenos”. 

A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, disponibiliza para o mercado o Aminofosfito de Cobre, que atua em três espectros: aumento da resistência da parece celular; ação fisiológica, devido à carga de aminoácidos que minimiza o estresse ocasionado neste momento; e ação protetiva, pois o fosfito presente na formulação é um poderoso indutor de resistência e, com a grande mobilidade que possui na planta, torna a cultura menos suscetível ao patógenos.  

“Essa solução trabalha estimulando a síntese de fitoalexinas, que são as defesas naturais das plantas, tornando-as mais resistentes contra os estresses bióticos e abióticos, e fornecendo aminoácidos essenciais ao desenvolvimento vegetal, minimizando o estresse. Nessa composição, o cobre atua na indução de resistência fazendo com que o produto auxilie na proteção das plantas por meio do estímulo de suas defesas naturais, deixando-as menos suscetíveis a agentes patogênicos, o que contribui para minimizar as perdas ocasionadas por essas doenças”, finaliza João. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Girassol previne incêndios em lavouras

O inverno é marcado por ser um período do ano em que o clima é mais seco. Consequentemente ...

Produtividade é estratégia para o agro sustentável

Comitê CESB defende a incorporação do “P” na sigla ASG (ambiental, social e governança)

Como garantir uma boa plantabilidade?

A plantabilidade é a técnica do respectivo implemento (semeadora de grãos graúdos) em ...

Feira do Cerrado reúne produtores de café em busca de produtividade e sustentabilidade

A feira Cooxupé espera receber mais de 6 mil visitantes em Monte Carmelo, nos dias 15 e 16 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!