Focados no desenvolvimento e satisfação do funcionário empresa avança em três critérios
Â
Em uma pequena sala na década de 80 nos Estados Unidos foi onde começou o projeto Great Place to Work. Hoje, conhecida como pioneira em conduzir pesquisa, divulgar e premiar em 53 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Por aqui, a pesquisa que é divulgada em parceria com a revista Época, em uma noite de gala foram divulgados os nomes e as posições das empresas dentro do ranking 2017 e lá esta a UPL entre as melhores.
 A UPL do Brasil, acreditando e visando sempre no bem-estar do funcionário, tem se preocupado ano após ano em realizar melhorias e com ajuda do relatório da Great Place to Work de 2016, esse trabalho foi intensificado. Dessa forma, são colocadas em prática pouco a pouco ideias, sugestões e benefícios que farão da empresa um lugar ainda melhor. “Já tÃnhamos o desejo de estarmos entre as melhores empresas para se trabalhar desde 2013 e agora pelo segundo ano consecutivo, realizamos esse sonho. Acredito que a promoção do bem-estar acaba impactando de forma positiva em um ambiente leve, em espÃrito colaborativo, em uma proximidade da direção com funcionário reduzindo a hierarquização e humanizando ainda mais a companhia como um todo. Participar de um prêmio como esse é estar alinhado com o nosso desejo de trabalhar bem e manter a qualidade de vida dos funcionários e colaboradores“, afirma Conceição Guimarães, Diretora de Recursos Humanos na UPL .
O prêmio inicia quando a empresa se inscreve para participar. A partir desse momento é dado o ‘ponta pé’ inicial para que funcionários em áreas diferentes recebam o acesso ao sistema da pesquisa que é padrão, aplicada igualmente no mundo todo, sigilosa e com avaliação de cinco critérios principais, dos quais são colocados em questão informações como respeito, credibilidade, imparcialidade, orgulho e camaradagem. “Montamos um comitê para entender como era o clima interno e precisávamos de uma ferramenta para verificar isso, foi ai que encontramos e conhecemos o Great Place to Work. Então, nos inscrevemos na pesquisa pela primeira vez, para a qual respondemos várias perguntas sobre funcionário e estrutura organizacional. Em um segundo momento divulgamos internamente, e orientamos colaborador a colaborador sobre as regras, como acessar e o processo da pesquisa. Deixando claro sobre a seriedade e dando a segurança quanto ao sigilo da pesquisa. Também explicamos que nosso intuito não é ganhar o prêmio, mas sim melhorar o clima organizacional. Feito isso, disponibilizamos estrutura com computadores para os funcionários que estão nas fábricas e aguardamos o prazo de preenchimento e de recebimento dos resultados dessa pesquisa. Estamos conseguindo melhorar em todos os critérios, e a cada novo relatório que enviamos para a Great Place para participarmos, nos deparamos com todas as mudanças e melhorias que estamos conseguindo realizar, isso é o que faz todo trabalho valer a pena“, explica Marcos Falero ” Gerente de Recursos Humanos da UPL
Satisfação por fazer parte
E o que é fazer parte da família UPL? Desenvolvimento e satisfação por pertencer. Esses são sentimentos muito buscados pela empresa para serem retransmitidos aos funcionários. Programas de Estágio, Programa Social que envolve carreira e quem sabe até a oportunidade de buscar e trabalhar no que se gosta, conversando sobre uma mudança de área, são algumas das coisas que faz com que o funcionário e colaborador UPL se sinta acolhido. “Acredito que um funcionário feliz e realizado ajuda a contribuir e muito com o clima de uma empresa e por consequência o trabalho é feito com muito mais carinho e empenho. Desde o recrutamento tentamos sempre nos certificar se aquele funcionário é aderente a cultura da UPL e se ele se adaptaria aos valores que temos dentro da Companhia. Após visto isso, pensamos quais são suas competências e como ele poderia se encaixar dentro da empresa com a garantia de que ele estará feliz e satisfeito em realizar aquela função com alta performance. E por isso, é importante que ele se sinta ouvido e acolhido”, finaliza Conceição.
“Uma etapa muito importante para meu início de carreira foi ter participado do programa de estágio UPL. Nesse período tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, com pessoas sempre dispostas a me ensinar algo novo. Ver o resultado de seus esforços sendo reconhecidos se torna ainda mais gratificante. Hoje, como funcionária efetiva da companhia, sou completamente grata à UPL pela oportunidade de poder crescer junto com a empresa, participando de seus desafios e a cada dia batalhar para poder alcançar voos mais altos.Orgulho de fazer parte“. Anne Caroline de Paula Silva, Assistente de Marketing na UPL.
“A UPL não me apresentou um estágio. Trouxe a mim um projeto de vida, de construção profissional, cheio de valor e com oportunidades gigantes. Fazer parte dessa família é evoluir com ela, fazendo o que tenho paixão“. LÃvia Delião Brigliadori, Representante Técnica de Vendas UPL.
“Estar na UPL é uma oportunidade de crescimento profissional, uma empresa muito dinâmica que exige trabalho de time para realização e sucesso dos seus projetos. Se sentir parte é com certeza a frase apropriada para resumir o que é trabalhar aqui. O Great Place to Work reforçou os valores da UPL e nos trouxe a oportunidade de melhoria continua“. PatrÃcia Zanini Merello, na UPL há 12 anos, Gerente de Tesouraria na UPL.
“Minha perspectiva em relação a carreira ‘before Associação/UPL’ era baixa meu maior sonho era trabalhar como caixa de supermercado onde minha mãe trabalhou por muito tempo. Hoje sou eternamente grata a Deus por ter me presenteado com a oportunidade de trabalhar na UPL. Aqui conheci pessoas maravilhosas que me acolheram, me ensinam e me inspiram nesse sonho!“, Sheilla Mirele de Souza, Analista de Performance e Recompensa na UPL.
SOBRE A UPL
AÂ indiana UPL é uma empresa global que traz soluções inovadoras e sustentáveis em proteção de cultivos para o agricultor. Fundada em 1969, a companhia atua hoje em mais de 86 países com 28 fábricas que desenvolvem, fabricam, formulam e comercializam produtos da mais alta qualidade, segurança e tecnologia.
No Brasil, com 11 anos de atuação, a empresa está entre as maiores do segmento com faturamento global de mais de US$ 2 bilhões e ações na Bolsa de Mumbai. A indiana conta com fábrica e estação experimental em Ituverava-SP e foi eleita por dois anos consecutivos como a melhor empresa para se trabalhar pela Great Place to Work® em parceria com a Revista Época. Por meio de seu trabalho com produtores e pesquisadores para encontrar soluções mais eficientes para campo e através de novas formulações e produtos, equipe especializada e expansão de portfólio, conta com forte presença nos mercados de soja, milho, cana-de-açúcar, arroz, café, feijão, citros, algodão, pastagem e hortifrúti.
Amanda Pimentel
Consultora de Comunicação
(19)999901923