26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosUtilização de Mathury na obtenção de maior porcentagem de café cereja

Utilização de Mathury na obtenção de maior porcentagem de café cereja

Roberto Santinato

Engenheiro agrônomo do MAPA-Procafé

Reginaldo de Oliveira Silva

Técnico agrícola da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA)

Eduardo Mosca

Engenheiro agrônomo da ACA

Felipe Santinato

Engenheiro agrônomo e mestrando na Universidade Federal de Viçosa (UFV) – campus de Rio Paranaíba (MG)

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

Trabalhos com o intuito de obter maior quantidade de frutos no estágio cereja são realizados com produtos que induzem a formação de etileno. Esses produtos geralmente promovem a maturação somente na casca do café, enquanto que na parte interior, as propriedades, principalmente ligadas à qualidade de bebida, se mantêm semelhantes às do café no estágio verde.

O produto Mathury possui uma ação contrária à produção de etileno, agindo com efeito retardante, prolongando o estágio cereja até chegar ao passa e seco. Esse efeito possibilita o prolongamento do estágio cereja, facilitando sua colheita, já que está mais frequentemente disponível para ser colhido.

Experimento

Próximo da tabela no final - Créditos Shutterstock
Próximo da tabela no final – Créditos Shutterstock

Algumas informações fundamentais para a correta aplicação do produto ainda são objetos de estudo, como a época em que deve ser procedida a aplicação. Para tanto, instalou-se o ensaio no Campo Experimental Izidoro Bronzi, pertencente à ACA, em Araguari (MG), em lavoura de Catuaí Vermelho IAC-51, disposta em espaçamento 3,7 m x 0,6 m, em um Latossolo Vermelho Amarelo Distroférrico.

A lavoura está situada a 920 m de altitude e em declividade de 2%,com carga pendente de 50,0 sacas de café beneficiado por hectare. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com cinco repetições, em parcelas de 30 plantas, sendo as oito centrais como úteis para as avaliações.

O Mathury foi aplicado na dose de 10 L ha-1 em diferentes estágios de maturação dos frutos, sendo eles: testemunha (T1), quando 25, 50 e 75% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior (T2,3,4); quando 25% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior e mais de 50% no terço inferior (T5); quando 50% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior e 50% no terço inferior (T6); quando 75% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior e 25% no terço inferior.

Os demais tratos culturais/fitossanitários seguiram recomendações do MAPA/Procafé vigentes para a região.

As avaliações foram realizadas aos 72 dias após a primeira aplicação. Procedeu-se à derriça manual da produção pendente, e dela retirou-se amostra de 20 L para realização do cálculo da porcentagem de frutos nos estágios cereja, seco ou boia, passa, verde granado e verde não granado.

Essa matéria completa você encontra na edição de abril 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercados mundiais: Mais promissores quando o assunto é café

Atualmente, o Brasil representa o maior mercado mundial de café, com uma fatia de 15% do volume total de café no mundo

Adjuvantes – Por que usá-los?

  Rone Batista de Oliveira rone@uenp.edu.br Marco Antonio Gandolfo Professores e doutores do Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos e Máquinas Agrícolas (NITEC) da Universidade...

Unifran – Soluções no combate as pragas dos cafezais

A Universidade de Franca (Unifran), instituição que pertence à Cruzeiro do Sul Educacional, divulga ...

Nutrição ideal do maracujazeiro

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Rafael Campagnol Professor de Olericultura - UFMT Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura - UFMT glauciogenuncio@gmail.com   O maracujazeiro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!