25.6 C
Uberlândia
domingo, janeiro 12, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiComo evitar algas na hidroponia

Como evitar algas na hidroponia

Crédito Eduardo Miyayaciki
Crédito Eduardo Miyayaciki

Na hidroponia, o primeiro prejuízo trazido pelas algas é o consumo de nutrientes. Segundo Nilton Nélio Cometti, professor do Instituto Federal de Brasília, é muito difícil precisar, em termos econômicos, o que isso representa, porque o volume é variável e depende da quantidade de algas, podendo ser significativo.

O segundo prejuízo se dá porque as algas consomem o oxigênio da solução nutritiva que as raízes das plantas precisam, quando não há luz, prejudicando a cultura.Outro dano é que, quando a alga cresce, ela entope o sistema, inclusive a passagem da solução nutritiva pelos bicos. Além disso, cria um microclima propício para o aparecimento de doenças. “As algas são aquele lodo que fica no interior do cano, e são ambientes propícios para as bactérias“, explica Nilton Cometti.

O último prejuízo é o visual, causado ao produto. Isso porque a raiz da cultura, na presença de algas no sistema, fica esverdeada e no supermercado os consumidores tendem a rejeitar as produções com raízes verdes.

Como proceder

A solução para evitar o surgimento de algas no sistema é não deixar a solução nutritiva entrar em contato com a luz. E, para isso, o professor ensina que o produtor deve cobrir todas as entradas e saídas de solução nutritiva de forma que ela não entre em contato com a luz. “Essa cobertura, de preferência, deve acontecer com lona dupla-face.A estrutura é branca, mas é opaca.Tem produtores que fazem uso de ozônio ou de lâmpadas ultravioletas, que também podem reduzir a incidência de algas“, define.

Se a alga já estiver presente no sistema, assim que o produtor cobrir a entrada de luz, elas morrerão.

Higienização é fundamental

A higienização da tubulação é necessária por vários motivos, e não apenas por causa das algas. “Ela é necessária para controlar patógenos, bactérias e fungos que atacam as plantas, ocasionando doenças.A higienização pode até retirar as algas, mas se deixar a solução descoberta elas voltam em poucos dias.A frequência ideal de higienização é após cada ciclo, ou seja, fez a colheita, faz a higienização“, ensina Nilton Cometti.

Se existir alga no sistema, com certeza a luz está atingindo a solução nutritiva, e então haverá quebra das duplas ligações dos quelatos de ferro, que se decompõem com a luz e ocasionam diminuição da quantidade de ferro existente na solução. “Se está aparecendo alga na hidroponia, provavelmente as plantas começarão a ser deficientes de ferro, que é o nutriente mais caro que se tem hoje. Então, é bom ficar atento“, conclui o especialista.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Com microverdes e alfaces de alto desempenho, ISLA marca presença em evento Latino-Americano de Hidroponia

A ISLA Sementes esteve presente no XIII Encontro e V Simpósio Latino-Americano de Hidroponia, realizado em Florianópolis, na última semana. A empresa mostrou as suas novidades, além da sua linha de alto desempenho.

Fósforo: Berinjela é exigente em adubação na base

AutorGivago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A berinjela (Solanum melongena L.), espécie pertencente à família Solanaceae,...

Sistema de hidroponia são usados para a produção de mudas de citros?

AutoresDiego Munhoz Gomes Graduando em Engenharia Florestal - UNESP/FCA diegomgomes77@gmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Samara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com...

XV Enfrute vem aí

O XV Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) será realizado de 25 a 27 de julho, no Parque Nacional da Maçã, em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!