21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioEventosV Simpósio de Pós-Colheita

V Simpósio de Pós-Colheita

O Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul chega à sua 5ª edição trazendo para o centro do debate as principais inovações e tecnologias voltadas ao setor de pós-colheita. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, no Salão Paroquial II, em Maracaju (MS) e está com inscrições  abertas no site https://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/

Créditos: Divulgação

Com o tema “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos”, a programação do evento está pautada nos principais desafios relacionados ao setor de pós-colheita, como a logística de transporte dos grãos, armazenagem, secagem, beneficiamento, classificação, conservação e comercialização dos grãos.

A iniciativa e promoção do Simpósio é da Associação Brasileira de Pós Colheita (Abrapos) e tem como realizadora a Coamo Agroindustrial Cooperativa. A  programação inclui 15 palestras e quatro painéis, que abordarão temas relevantes para a qualidade, a segurança e a sustentabilidade do pós-colheita no país. Entre os palestrantes e debatedores, estarão presentes especialistas, pesquisadores, produtores e representantes de entidades do setor.

Dentre os temas serão debatidos a biomassa na secagem de grãos, automação e secagem de grão, custo da energia da lenha, cavaco e biomassa para uso na secagem de grãos, gestão de indicadores dentro do processo produtivo de grãos, classificação de grãos (legislação normativa e prática), segurança no trabalho e operação, contaminantes na armazenagem como micotoxinas, pragas e fungos, entre outros assuntos.

O coordenador do V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos  do MS, José Carlos Andrade, da Coamo Agroindustrial Cooperativa, destaca que o evento é uma oportunidade para que produtores e armazenadores de grãos, técnicos e profissionais ligados ao setor de pós-colheita de grãos, conheçam novas soluções tecnológicas para a redução dos índices de perdas de grãos durante e após a colheita.

“Além de uma programação diversificada com palestras técnicas e painéis, teremos às inovações tecnológicas apresentadas pelos expositores. Hoje, sabemos que a tecnologia auxilia a gestão dos processos e os resultados positivos vão desde uma melhor conservação da qualidade do grão até a manutenção nos silos por mais tempo”, enfatiza José Carlos Andrade.

Ele observa que o pós-colheita começa a ser pensado ainda na lavoura, porque dependendo das condições climáticas, o grão pode apresentar problemas de umidade, de fermentação, de coloração, entre outros. “É preciso ter cuidado em todas as etapas da colheita, passando pelo transporte e armazenamento, para evitar perdas e prejuízos”, explica.

O ano passado e este ano foram marcados por muitos desafios para o setor de armazenagem de grãos no Brasil. O país teve que lidar com uma superprodução de soja e milho, que superou a capacidade de escoamento e armazenagem. Neste contexto, boa parte da safra brasileira foi comercializada rapidamente para garantir a qualidade e a segurança dos grãos.

“Neste evento, vamos discutir alguns dos temas mais relevantes para o segmento, como a segurança dos silos e a  importância da logística de transporte e armazenagem no pós-colheita, um dos fatores que mais influenciam na qualidade dos grãos, bem como apresentar  boas práticas que podem contribuir para aumentar a eficiência e a competitividade do setor”, afirmou.

Para o presidente da Abrapos, José Ronaldo Quirino,  o evento vem se consolidando ano a ano e trazendo para o debate  vários temas importantes para o setor de pós-colheita, principalmente sobre as questões relativas às novas tecnologias e às ações operacionais, entre elas, a segurança  nas armazenadoras de grãos.

“Em todos os eventos procuramos trazer informações atualizadas para as unidades armazenadoras, tanto a nível de produtor, como a nível de cooperativa e empresas privadas. Queremos levar essas novas tecnologias e as experiências que estão dando certo em relação à segurança”, afirma José Ronaldo.

O V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do MS tem a copromoção das instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD,  Conab e da Embrapa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sementes Piraí­ – Adubação verde como proposta sustentável

Esta foi a 13ª participação da Sementes Piraí na Hortitec, um evento que abrange todo o segmento de hortifruticultura nacional e até mundial. “Como...

Química Anastacio – Crescimento constante no ramo de fertilizantes

É o segundo ano da Química Anastacio na Hortitec, um evento que concentra as indústrias de fertilizantes de todo o Brasil. “Como somos fornecedores...

Lavoro marca presença no Parecis Super Agro 2022

Empresa apresentará as novidades de seu portfólio para a safra 2022/2023

Evento sobre agricultura familiar e seus desafios

Evento dia 24.01 em Medianeira irá mostrar como a tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento destes profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!