20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosVariedades de milho com alta produtividade e mais resistentes

Variedades de milho com alta produtividade e mais resistentes

Milho resistente e produtivo: inovação para um cultivo mais seguro.

Giovana Cândida Marques
Engenheira agrônoma – Unesp
giovana-candida.marques@unesp.br

A exigência por alimentos e matéria-prima com maiores produtividades, sanidade e segurança alimentar é intensa. Por isso, programas de melhoramento genético buscam soluções para o desenvolvimento de cultivares superiores.

E esse foi o principal objetivo dos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo. Nos resultados de pesquisa, 20 híbridos de milho se destacaram, com aumento de 35,3% para produtividade de grãos e ganho genético de 20,8% para redução de fumonisina.

Primeiramente, o que é fumonisina?

A fumonisina está entre as principais micotoxinas encontradas no milho. Elas são produzidas pelos seguintes fungos:

Fusarium verticillioides;

• Fusarium proliferatum.

Danos

A fumonisina causa efeito nos animais. Nos suínos e a nas aves, as fumonisinas provocam atraso no desenvolvimento, úlcera bucal, problemas cardíacos, degeneração, imunossupressão e hepatotoxidez.

Além dos efeitos acima, a fumonisina também causa:

• Síndrome da mortalidade aguda;

• Diarreia;

• Aumento do peso nos rins;

• Disfunção do coração.

Limite máximo tolerado

Na resolução da Anvisa, foi estabelecido o limite máximo de 5.000 μg kg-1 de fumonisina para milho em grão, para posterior processamento.

Mas, há limites mais restritivos de 1.500 μg kg-1 e de até 1.000 μg kg-1 para amido de milho e grãos de milho destinados à produção de rações para suínos e aves.

Resultados do estudo da Embrapa

No gráfico a seguir podemos analisar os híbridos que se destacaram com menores teores de fumonisina (Gráfico 1) e maior produtividade de grãos (Gráfico 2).

Gráfico 1- Vinte híbridos selecionados para característica de menor teor de fumonisina.

Gráfico 2 – Esses são os vinte híbridos selecionados para a característica de maior produtividade.

Podemos notar que o híbrido 1P2212 se destaca tanto no menor teor de fumonisina quanto na maior produtividade de grãos. Logo, observamos que há potencial no germoplasma de milho da Embrapa para o desenvolvimento de cultivares com baixa síntese de fumonisinas e alta produtividade.

No entanto, temos que aguardar o lançamento das mesmas no mercado. Enquanto elas não estão disponíveis, vamos saber o que os maiores produtores de milho no Brasil estão cultivando?

Munícipios que mais produzem milho no Brasil

Dos 15 maiores municípios que plantam milho no Brasil, oito são do Mato Grosso. A cidade de Sorriso conquista o 1º lugar com 3.787.800 milhões de toneladas (IBGE – safra 2022/23).

Características

Confira as características dos melhores híbridos plantados na região norte do Mato Grosso. O Syn 455 é um híbrido simples super precoce, possui sanidade de plantas e grãos e estabilidade de produção, sendo indicado para áreas de alto investimento.

O segundo híbrido que merece destaque é o DKB 360, híbrido simples precoce, alta sanidade foliar e de colmo, excelente qualidade de grão que confere tolerância a grãos ardidos. Além disso, apresenta alta performance em lavouras.

Outro híbrido com grande visibilidade na região é o DKB 363, um híbrido simples, precoce, com boa sanidade foliar e de colmo e qualidade de grão, alto potencial produtivo, indicado para áreas de alto investimento, pois é um híbrido exigente.

No entanto, antes de o produtor rural realizar a compra da semente, é importante certifica-se de que ela é recomendada para sua área de plantio, e qualquer dúvida, consultar o (a) engenheiro (a) agrônomo (a).

ARTIGOS RELACIONADOS

Como alcançar alta produtividade agrícola

Lavouras de alta produtividade devem ter como base o perfil de solo bem corrigido em termos ...

Corteva apresenta na AgroBrasília soluções para auxiliar na produtividade

Corteva apresentará suas soluções nas áreas de Sementes, Proteção de Cultivos e Agricultura Digital para contribuir com os principais desafios enfrentados pelos agricultores em suas lavouras.

Corteva Agriscience – inovações para mais produtividade e rentabilidade

A Corteva Agriscience estará presente, de 12 a 14 de janeiro, em Canarana (Mato Grosso), na Dinetec, evento que faz parte do calendário das feiras do agronegócio brasileiro em 2022.

Sementes de milho de alto valor

O milho é uma das culturas mais antigas do mundo, sendo, ao longo da história, importante ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!