18.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesVietnã produz 29,7 milhões de sacas de café robusta

Vietnã produz 29,7 milhões de sacas de café robusta

Café – Créditos: shurtterstock

A produção mundial de café prevista para a safra 2021-2022 foi estimada em 164,8 milhões de sacas de 60kg, das quais 77,1 milhões de sacas são da espécie de Coffea canephora (robusta + conilon), volume físico que corresponderá a 47% da produção global. E, em complemento, a produção de Coffea arabica foi calculada em 87,7 milhões de sacas, o que equivalerá a 53% do total de café que será produzido no mundo no período em foco.

Neste contexto, o Vietnã, país que vem se consolidando há vários anos como o maior produtor de C. canephora terá sua produção cafeeira, majoritariamente dessa espécie, equivalente a 38,5% da mundial, pois o volume físico correspondente a sacas de 60kg que será colhido nesse país está estimado de 29,7 milhões de sacas. E, quanto à produção de C. arabica, a safra vietnamita foi calculada em apenas 1,2 milhão de sacas, o que permitirá ao país asiático ter uma produção total de 30,9 milhões de sacas de 60kg, no período mencionado.

Na sequência, se desponta o Brasil, que, a propósito de ser historicamente o maior produtor mundial de café, somando obviamente as safras das duas espécies (C. arabica e C. canephora), as quais, em média, correspondem a um terço da safra do Planeta. Especificamente em relação à produção brasileira de canéfora, que foi estimada em 16,14 milhões de sacas de 60kg, caso tal estimativa se confirme no período estudado, seu volume equivalerá a 54% da produção vietnamita, e, em menor escala, a 21% do total dessa espécie produzida mundialmente em 2021-2022.

Os dados estatísticos e números oficiais da produção cafeeira nacional e em nível mundial, que estão permitindo realizar esta análise, foram extraídos do Sumário Executivo do Café – Novembro 2021, estudo que é elaborado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, cujas edições também estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Convém esclarecer que, conforme consta do referido Sumário, a espécie de C. canephora é citada no documento como sendo simplesmente café “robusta”.

Com relação exclusivamente à produção de cafés robustas no Brasil, nas safras 2020-2021, conforme também consta do Sumário Executivo, os cinco maiores estados da Federação produtores dessa espécie foram, em ordem decrescente: Espírito Santo, na primeira colocação com 11,14 milhões, que equivalem a aproximadamente 69% da produção nacional. E, em segunda posição, vem a Bahia, com 2,24 milhões de sacas, volume físico que corresponde a 14% dos Cafés do Brasil dessa espécie.

Na terceira posição desse ranking, destaca-se o estado de Rondônia, com 2,16 milhões de sacas, safra que corresponde a 13%. Minas Gerais figura na quarta posição com 320,9 mil sacas (em torno de 2%), e, por fim, em quinto colocado o estado de Mato Grosso, cuja produção de café robusta para a safra 2020-2021 foi calculada em 194,2 mil sacas, o que corresponde a 1% da produção dessa espécie. Demais estados produtores de cafés canéfora completam 100%.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cresce o ataque de lagartas no cafeeiro; saiba o que fazer

Autor Marcelo de Melo Linhares Engenheiro agrônomo especialista em Proteção de Plantas e consultor da Sagra marcelo.de.linhares@terra.com.br Os cafeicultores brasileiros colheram a...

Embrapa e UnB descobrem uma proteína de café com efeito similar ao da morfina

 A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Universidade de Brasília (UnB) identificaram fragmentos de proteína (peptídeos) inéditos no café com efeito similar ao...

Produção de folhosas durante o verão 2023/24

Folhosas correspondem a 60% da produção desse segmento em nosso país.

Melhora do clima pressiona cotações do café arábica

Preços do café arábica vêm caindo neste início de ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!