21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoOrientação técnica e participação em feiras garantem novos mercados para agricultores de...

Orientação técnica e participação em feiras garantem novos mercados para agricultores de Minas Gerais

O pavilhão da agroindústria gerou R$ 35 mil em negócios - Créditos Maycon Augusto Fernandes
O pavilhão da agroindústria gerou R$ 35 mil em negócios – Créditos Maycon Augusto Fernandes

Produtores são orientados pela Emater-MG sobre qualidade, legislação e comercialização

Produtores rurais do Triângulo Mineiro estão conseguindo conquistar novos mercados graças à assistência técnica da Emater e à participação em  feiras promovidas na região. Um exemplo vem do município de Uberlândia. João Vieira de Aguiar Júnior é produtor de linguiça e espera aumentar as vendas após fazer novos contatos com compradores da região. Tudo graças à participação nas duas últimas edições da Femec, uma feira realizada em Uberlândia, que contou com o Pavilhão da Agroindústria Familiar, coordenado pela Emater-MG.

A primeira participação da feira, de acordo com o produtor, foi importante para divulgar o produto. “Foi uma divulgação muito boa. Ninguém conhecia o nosso produto“. Este ano, João Vieira participou novamente da Femec e o resultado superou as expectativas. Segundo ele, o valor das vendas deste ano foi seis vezes maior do que o do ano passado. “Dessa vez foi excelente tanto na parte de divulgação quanto na comercialização. Além disso, conseguimos firmar novos contratos. A feira abriu as portas do mercado para a gente“, afirma João Vieira. Por semana, João Vieira produz 600 quilos de linguiça. O principal incentivo para o produtor participar da feira veio da Emater-MG. A empresa presta assistência técnica a ele, visando a qualidade dos produtos e a comercialização dos mesmos.

Segundo a Emater-MG, o valor obtido com as venda dos produtos da agricultura familiar na Femec 2015, realizada no final de março pelo Sindicato Rural de Uberlândia, chegou a R$ 35 mil, superando o saldo do ano passado que foi de R$ 5 mil. O Pavilhão da Agroindústria Familiar reuniu cerca de 17 produtores de Uberlândia e região. Eles comercializaram diversos produtos, como queijos, requeijão, doces, quitandas, filé de tilápia resfriado, pimentas, farinhas e mel. Todos os produtores são assistidos pela Emater-MG e recebem orientações para que possam produzir produtos de qualidade. A empresa também orienta os produtores sobre a apresentação final do produto, comercialização e legislação.

Para o gerente regional da Emater-MG, Gilberto Carlos de Freitas, o aumento nas vendas neste ano se deve ao espaço voltado exclusivamente para os agricultores familiares e à qualidade dos produtos.“O crescimento do público participante da Femec e do número de empresas expositoras, aliado à qualidade e tradição dos produtos do meio rural e a criação do Pavilhão da Agroindústria, proporcionaram o aumento das vendas“, disse.

A participação dos agricultores familiares na Femec tem como objetivos estimular a comercialização dos produtos da agroindústria familiar na região e oferecer aos agricultores a possibilidade de conquistar novos clientes. “Esse momento propicia ao produtor uma grande experiência de mercado pelo contato direto com o consumidor final“, afirma a coordenadora de Bem-estar Social da Emater de Uberlândia, Patrícia Beatriz Modesto Freitas.

No Pavilhão da Agroindústria Familiar também foram oferecidos aos produtores diversos cursos e palestras. Os agricultores, por exemplo, participaram de treinamentos para a produção de tortas doces e salgadas, pimentas e molhos, quitandas, picles e conservas. Já as palestras abordaram variados temas, como produção de queijo minas artesanal, embalagem e rotulagem de produtos da agroindústria familiar, boas praticas na manipulação de alimentos, gestão da comercialização, e aspectos tributários e previdenciários da agroindústria familiar rural. “ O Pavilhão da Agroindústria foi uma iniciativa muito positiva, pois reuniu em um só lugar, diversas oportunidades para as famílias rurais“, afirmou a extensionista de Bem Estar Social, Aurea Mundim,  responsável pelos treinamentos oferecidos no “Pavilhão da Agroindústria” na FEMEC.

Venda de quitandas

Durante a Femec, as próprias empresas que participaram do evento adquiriram diversos produtos dos agricultores familiares. Isso foi o que fez a Uniparts, uma concessionária de máquinas agrícolas.  A empresa contratou os serviços de um grupo de quitandeiras para servir um café para os seus clientes, com bolos, biscoitos e pão de queijo. “Os produtos do grupo são de primeira. Os clientes gostaram muito. Se houver uma próxima oportunidade, nós contrataremos outra vez os serviços do grupo“, disse o diretor Comercial da Uniparts, Valdeir Inácio de Paula.

O gerente da Emater-MG ressaltou a importância da feira para agricultura familiar. “A Femec é uma oportunidade extra de comercialização e divulgação dos produtos das agroindústrias. Os produtos são comercializados durante a feira, bem como são iniciadas oportunidades de comercialização pós-feira“.

ARTIGOS RELACIONADOS

De lixo a nutriente – Palha de café é fonte de adubo orgânico

  A palha do café pode ser usada para várias finalidades, dentre elas a adubação orgânica. Há quem use como combustível para secadores, como adubo...

Cultivo de berinjelas em estufas

  Adriano Edson Trevizan Delazeri Consultor sênior da Hidroponic Consultoria em Hidroponia contato@hidroponic.com.br As berinjelas são vegetais perenes de vida curta, são herbáceas e suas hastes necessitam de...

Indução natural de resistência favorece produção de café no inverno

Colheita e variações de temperatura reduzem imunidade da planta nesta estação Durante os meses de inverno, as lavouras de café do país estão expostas a...

Tecnologia faz a diferença na comercialização da safra

Graças à Internet das Coisas (IoT) o agronegócio está cada vez mais conectado e a tomada de decisão por parte dos produtores está mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!