21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 17, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosCajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

A família Anacardiaceae inclui várias espécies de árvores frutíferas, como cajá, umbu, serigüela, cajarana, cajá-umbu, além de cajueiro (Anacardium occidentale L.), mangueira (Mangifera indica L.) e pistache (Pistacia vera L.). Essas espécies são exploradas economicamente em regiões tropicais e subtropicais do mundo.

Cajá é comum em regiões do noredste
Crédito: Arquivo

Origem e Distribuição do Cajá

A cajazeira (Spondias mombin L.) é nativa das terras baixas do México e das Américas Central e do Sul. Comum em florestas úmidas, é encontrada desde o sul do México até o Peru, incluindo o Brasil e o oeste da Índia. No Brasil, é comum na Amazônia, Mata Atlântica e zonas úmidas do Nordeste, especialmente nos estados de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Características da Cajazeira e do Fruto

A cajazeira pode atingir até 30 metros de altura, com copas de até 20 metros de diâmetro. Suas flores formam cachos de até 2.000 flores, mas apenas 10 a 12 frutos amadurecem por cacho. O fruto do cajá tem forma ovoide, casca fina amarelo-alaranjada e polpa suculenta, ácido-adocicada. Cada caroço volumoso pode conter de uma a cinco sementes.

Valor Nutricional e Benefícios do Cajá

O cajá é uma fonte rica de vitaminas A e C, fibras, fósforo, ferro e cálcio. Ele ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como Alzheimer e certos tipos de câncer, devido à presença de antioxidantes. Também é benéfico para a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose, e para a pele, retardando o envelhecimento. Além disso, o consumo de cajá contribui para a prevenção de doenças cardíacas e anemia.

Cultivo da Cajazeira no Brasil

A cajazeira adapta-se bem a climas úmidos, subúmidos e quentes. Na Paraíba, é encontrada em altitudes de 130 a 618 m, com temperatura média de 23 a 24,5°C e precipitação anual de 1.400 mm. No Ceará, as precipitações médias são superiores a 1.100 mm, enquanto na Bahia, a concentração de cajazeiras ocorre em solos férteis e ricos em matéria orgânica, em consórcio com outras culturas, como o cacau.

Métodos de Propagação e Manejo do Cajá

A cajazeira pode ser propagada por sementes ou métodos vegetativos, como estaquia e enxertia. Recomenda-se o plantio de mudas vigorosas com 6 a 8 folhas. O espaçamento ideal é de 9m x 9m ou 10m x 10m. A adubação fosfática e potássica é crucial para alcançar máxima produção.

Pragas, Doenças e Manejo Integrado

As principais pragas da cajazeira incluem mosca-das-frutas (Anastrepha spp.), saúvas (Atta), mané-magro, bicho-pau e pulgão. As doenças mais comuns são antracnose (Glomerella cingulata), verrugose (Sphaceloma spondiadis), resinose (Botryosphaeria rhodina), e cercosporiose (Mycosphaerella mombin). O controle químico é frequentemente necessário para essas pragas e doenças.

Colheita e Aproveitamento dos Frutos do Cajá

A época de colheita do cajá varia de acordo com a região. Na Paraíba, ocorre de maio a julho, enquanto na Bahia, vai de março a maio. No Ceará, estende-se de janeiro a maio. Devido à desuniformidade de maturação dos frutos, a colheita é manual, o que resulta em perdas significativas.

O cajá tem excelente rendimento em polpa, acima de 60%, sendo amplamente utilizado na produção de sucos, sorvetes, geleias, vinhos e licores. Apesar de seu potencial agroindustrial, o cultivo ainda é predominantemente extrativista no Brasil.

Potencial Agroindustrial e Comercialização

O mercado de polpas e derivados de cajá é promissor, especialmente no Nordeste e na Zona da Mata de Pernambuco. Os frutos são processados para a produção de polpas congeladas e sucos, aproveitando seu sabor e aroma característicos.

Artigo com auxílio de:
Paula Almeida Nascimento 
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) 
paula.alna@yahoo.com.br

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo dos organominerais em maracujá

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Rafael Campagnol Professor de Olericultura - UFMT Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura - UFMT glauciogenuncio@gmail.com Os fertilizantes...

Influência do cobre no controle das doenças na batata

Emanuel Alexandre Coutinho Pereira Consultor de Vendas da Agrozap para HF Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja   Os nutrientes, elementos químicos essenciais à vida das plantas,...

Hidroponia proporciona maior produtividade para a rúcula

Autores Rafael Simoni Engenheiro agrônomo e consultor técnico em Hidroponia rafaelsimoni@agronomo.eng.br Alessander Weiller Fröhlinch Engenheiro agrônomo, representante comercial e projetista de...

Benefícios do uso de fosfito de potássio via foliar no abacate

Edypol Guilherme Baptista Mestre em Fitotecnia " ESALQ/USP Mariana Freire Alberti Mestranda do PPG Fitotecnia " ESALQ/USP mariana.falberti@gmail.com A aplicação de fosfito de potássio, além de fornecer...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!