27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioMáquinasYANMAR completa 65 anos de atuação no país

YANMAR completa 65 anos de atuação no país

Com uma gama completa de equipamentos para os setores agrícola e de construção civil, marca detém a liderança no mercado de miniescavadeiras e é pioneira na indústria de motores a diesel.

Crédito Yanmar

Fundada em 1912 em Osaka, no Japão, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso no mundo todo ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca possui 65 anos de atuação e sua sede está localizada em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. Como pioneira na indústria de motores a diesel, a marca é ainda uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e de motores industriais, maquinário agrícola, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos. 

Guiados pelo espírito pioneiro de liderança mundial em tecnologia, a YANMAR conta com seis centros de pesquisa espalhados pelo mundo todo e está presente em cinco continentes – em mais de 20 países, acumulando 50 unidades e mais de 20 mil colaboradores. No país, a marca possui quatro unidades de negócios e mais de 400 revendedores autorizados. Somente em Indaiatuba, emprega diretamente mais de 300 colaboradores.

Ao longo da trajetória, a marca realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre como compromisso o bem-estar social e ambiental. 

“Somamos 65 anos de atuação no país, pois estamos constantemente investindo para entregar soluções e equipamentos de qualidade para os nossos clientes, seja no canteiro de obras, no campo, ou no mar. A cada ano, reforçamos nosso compromisso em aplicar melhorias, renovar nosso portfólio, para entregar sempre as melhores soluções”, conta Igor Souto, responsável pelo Marketing, Eventos e Institucional da YANMAR.

Mercado agrícola

Considerada a principal vertente de negócios da marca no país, a YANMAR conta com um portfólio completo de produtos dedicados a atender, principalmente, pequenos e médios produtores rurais brasileiros, mas sem deixar de atender aos grandes empreendedores do agronegócio brasileiro. No portfólio, a marca conta com colheitadeira, tratores que vão até 90 cavalos, transplantadeira e motocultivadores.

Da lista, destaque para a colheitadeira YANMAR YH 880. Compacta, a máquina se caracteriza pelo novo conceito de colheita, atendendo pequenas e médias propriedades e diferentes perfis de produtores. Entre os principais diferenciais competitivos, ela se destaca pela versatilidade. Estreita, ela consegue alcançar áreas de difícil acesso, como recortes, que os produtores aproveitam para o plantio, e também locais úmidos, as quais as colheitadeiras de grande porte não conseguem trabalhar.

Além dela, o trator YM 347, 100% fabricado pela YANMAR, é outra solução de destaque da marca. Econômico e eficiente, além de confortável para o operador, conta com 47.6 cv de potência e motor YANMAR 4TNV88, um dos mais eficientes do mercado, e uma transmissão também exclusiva com tecnologia YANMAR. O modelo YM 347 também se evidencia pela baixa compactação no solo.

Mercado de construção civil

No mercado brasileiro de construção civil, a YANMAR se sobressai pela liderança – há mais de 5 anos – com a comercialização de miniescavadeiras. A marca, que também foi pioneira ao desenvolver a primeira miniescavadeira do mundo (YB600C), segue atenta ao mercado, já que ele segue em ascensão no país e é um dos mais otimistas em 2022. Além das próprias miniescavadeiras, a marca também comercializa minipá carregadeira e implementos, como rompedores hidráulicos.

Entre as principais novidades este ano, a marca integrou em seu portfólio, a miniescavadeira SV100 e a minipá carregadeira V3. Com 54.7 kw de potência no motor, 9.825 kg de peso operacional, e capacidade para 115 litros de combustível, a miniescavadeira YANMAR SV100 impressiona pelo baixo consumo, conforto, durabilidade, robustez e facilidade de operação. Entre as principais características, destaque para o peso operacional que possibilita mais facilidade durante o transporte da máquina, além de rendimento de trabalho similar às escavadeiras de 12 toneladas disponíveis no mercado, porém com características exclusivas das miniescavadeiras YANMAR, como deslocamento lateral da lança e lâmina frontal. A máquina ainda conta com dispositivo mecânico de inversão de comando operacional, ideal para diferentes perfis de operadores. 

Já, a minipá carregadeira YANMAR V3 permite trabalhar em espaços reduzidos, ao mesmo tempo em que entrega agilidade e força na operação. Com direção articulada, eixos traseiros oscilantes, que possibilitam tanto conforto como segurança operacional, a minipá carregadeira YANMAR V3 também conta com nivelador automático que permite a colocação da caçamba uniformemente no chão com apenas um movimento da alavanca, aumentando a produtividade durante o trabalho. Com 18.2 kw de potência no motor e 2.920 kg de peso operacional, a máquina também possui capacidade para 55 litros de combustível.

Mercado de transportes

Pioneira na indústria de motores industriais, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso no mundo todo ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático. A expertise no assunto segue desde então e, atualmente, a marca ainda permanece como referência. Em seu portfólio, conta com motores a diesel e a gás – de alta potência e para fora da estrada, respectivamente.

Nos destaques das versões a diesel, a YANMAR possui dois motores diesel industriais de alta potência, o 4TN101 e o 4TN107. Com uma potência máxima de até 155kW, ambos os motores atendem aos regulamentos de emissões EU Stage V.  Com a expansão do portfólio, a marca passou a atender uma ampla variedade de necessidades de máquinas off-road, incluindo máquinas de construção, agrícolas e de manuseio de materiais para fornecer soluções de energia ecologicamente corretas.

Já nos motores a gás, o destaque para os modelos da YANMAR está na redução de PM (matéria particulada) e na baixa emissão de ruídos, já que comparativamente são mais silenciosos que os motores a diesel, tornando-os ideais para trabalhos em ambientes fechados.

Neste mercado, a YANMAR ainda fornece aos clientes uma “Solução One-Stop”, onde é possível disponibilizar uma fonte de energia a diesel ou a gás em um contato de vendas único, com máxima compatibilidade com o equipamento do cliente. Com a adição desses motores a gás à linha de motores industriais existentes da YANMAR, a marca se mantém bem posicionada para atender às demandas dos clientes com uma gama versátil de soluções de energia.

Mercado naval

Para o segmento naval, a YANMAR possui soluções para motores de propulsão marítima e de geração de bordo nas mais distintas potências para as mais variadas aplicações. A expertise da marca no segmento soma 86 anos e desde então, a marca mantém o controle de qualidade de seus produtos, para oferecer aos clientes motores de alta durabilidade e de fácil manutenção, além de mais econômicos. Como exclusividade, a YANMAR também conta com as próprias caixas redutoras, que contribuem diretamente para uma melhor performance ao conjunto propulsivo.

Com um portfólio de motores genuinamente marítimos para atender embarcações de trabalho e lazer, a YANMAR também se destaca pelo próprio sistema de injeção com tecnologia ASSIGN, que permite uma otimização da queima de combustível, tornando o motor mais acessível. Assim como a geometria e materiais de itens como cabeçote, pistão e camisa de cilindro também contribuem para esta economia. 

Grupos de geradores e sistemas de energia

Mantendo a mesma qualidade, tradição e inovação, a YANMAR também trabalha com os grupos de geradores e sistemas de energia. Projetados e desenvolvidos no Brasil, os grupos de geradores YANMAR, como a Série YTFG/YT G(D), por exemplo, são ideais para quem busca um grupo gerador que forneça segurança e resistência em seu funcionamento. Com modelos que variam de 4 a 15 kVA de potência, nas versões trifásicas e monofásicas, os geradores ainda possuem acoplamento por polia e correia ou direto (luva elástica). Já a série YBG, possui potência de 10 a 75,0 KVA e estão disponíveis nas versões aberto Canopy e Silent, e possuem, ainda, acoplamento direto, podendo ser monofásicos ou trifásicos 4 pólos. 

Além destes, a marca também disponibiliza ao mercado, grandes geradores de energia, à diesel, com mais de 500 kW de potência e outros modelos, movidos à gás (Himoinsa). Em sistemas de energia, a marca também fornece bomba de calor do motor à gás (GHP) e sistemas de cogeração, com gás natural e biogás, cogeração EP e micro cogeração.  

Suporte e garantia ao cliente

Para a segurança e tranquilidade dos clientes, a YANMAR oferece cobertura de dois anos de garantia para toda a sua linha de equipamentos agrícolas e de construção civil, e um ano para a linha de rompedores hidráulicos, além de duas revisões gratuitas para os tratores da marca. Para os motores marítimos, oferece um ano de garantia ou a quantidade de horas do rating do motor, conforme instruções disponíveis no Termo de Garantia da fabricante, para os motores de trabalho. E dois anos ou também pela quantidade de horas do rating do motor, seguindo as mesmas recomendações da fabricante, para motores recreacionais. Já para os motores industriais, sistemas de energia e grupos de geradores, a marca oferece 1 ano de garantia. A marca também conta com uma rede de revendedores altamente treinada e capacitada para oferecer suporte em todo o país.  

Compromissos

Enquanto disponibiliza ao mercado brasileiro inúmeras soluções, a YANMAR busca tecnologias que conduzam à máxima prosperidade, com o mínimo de recursos e impactos ao meio ambiente. O compromisso com o bem-estar social também é outra premissa da marca. Para isso, apoia iniciativas em prol da sociedade, com diferentes incentivos. Entre eles, por exemplo, ao esporte. No futebol, a marca realiza ações desde 1957. Em 2022, a marca se tornou patrocinadora oficial do Red Bull Bragantino e também do Osasco Vôlei São Cristóvão Saúde.

Linha do tempo

1912 – É fundada a YAMAOAKA HATSUDOKI KASOKUSHO com o sonho de diminuir as dificuldades enfrentadas pelos agricultores

1921 – Nasce a marca YANMAR

1933 – A marca lança o primeiro motor a diesel – pequeno e comercialmente viável do mundo

1937 – A YANMAR é impulsionada pela necessidade de garantir que nenhuma gota de combustível fosse desperdiçada

1957 – É fundada a YANMAR Diesel LTDA

1960 – A marca inaugura a primeira fábrica de motores a diesel de pequena potência no Brasil, em Indaiatuba (SP)

1968 – A fabricante desenvolve a primeira miniescavadeira do mundo (YB600C)

1980 – As miniescavadeiras YANMAR começam a ser exportadas para a Europa

2006 – É fundada a YANMAR South America Indústria de Máquinas LTDA no Brasil

2009 – Lançamento das escavadeiras YSA

2013 – A YANMAR torna-se a primeira fabricante do mundo a ser certificada pelo Escritório Federal Ambiental (FOEN) da suíça para motores de 19 a 37 kW

2014 – Inauguração da primeira filial no Brasil em Manaus (AM)

2015 – Inauguração da segunda filial no país em Osasco (SP)

2016 – “A sustainable future” para reafirmação do compromisso de contribuir com a sociedade buscando um amanhã mais abundante

2017 – Fusão da YANMAR com a empresa de tratores Solis

2022 – Lançamento da colheitadeira YH, minipá carregadeira V3 e Trator YM.

ARTIGOS RELACIONADOS

Connan apresenta tecnologia para suplementação na Acricorte

Feira agropecuária será realizada em Cuiabá (MT) nos dias 18 e 19 de maio

Projeto inédito de irrigação terá equipamentos movidos a energia solar

Para ampliar a produção de algodão de forma sustentável, fazenda do Oeste da Bahia investe na aquisição de 12 pivôs e para suprir a falta de energia elétrica na região, agricultor substituirá geradores por painéis fotovoltaicos.

BRS A706 CL: nova cultivar de arroz da Embrapa para o Maranhão

A nova cultivar de arroz é fruto de mais de dez anos de pesquisa do programa de melhoramento de arroz da Embrapa, envolvendo testes de adaptação nas diferentes regiões do Brasil, ajustes de manejo filotécnico, fitossanidade, qualidade de grãos e qualidade culinária.

Couve-manteiga – Do campo à mesa

O cultivo de hortaliças é uma atividade agrícola rentável que se destaca pela diversidade de produção e segmentação de mercado. Dentro do nicho olerícola, o cultivo das brássicas é largamente aceito, devido ao retorno econômico e à composição nutricional dessa família botânica composta, por exemplo, pela couve-manteiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!