27.7 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaques2º Feira de Sementes acontece em Rondonópolis

2º Feira de Sementes acontece em Rondonópolis

Para o segundo dia do evento, nesta sexta-feira (16), a FEBRASEM segue com a programação de palestra, painéis e exposições de equipamentos de tecnologia

A 2º Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), realizada nos dias 15 e 16 de junho, em Rondonópolis, já é considerado o maior encontro da cadeia produtiva do setor no país, que apresenta inovações, tecnologias e tendências da área para os participantes. O evento promovido pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT)

A abertura do evento, que trouxe na sua programação um olhar voltado para o futuro, aconteceu no Parque de Exposições Wilmar Peres Farias, e contou com representantes dos principais setores produtivos do agronegócio e político de Mato Grosso. As Boas-vindas foram dadas pelo presidente da APROSMAT, Nelson Croda, que destacou a produtividade alcançada nos últimos anos graças à tecnologia empregada no campo.

Nelson Croda
Créditos: Divulgação

“A semente hoje, é mais que uma semente, é um pacote tecnológico. E junto com a genética, ela carrega várias biotecnologias que torna a cultura mais produtiva e desafiadora. Então, a APROSMAT criou a FEBRASEM, que foi um sucesso já no ano passado e este ano promete ser igual, através das trocas de experiências e do conhecimento das novas tecnologias para o sucesso do setor sementeiro”, disse Croda, ao destacar também que Mato Grosso nos últimos anos passou de 30 sacas de soja, para mais de 100 na mesma área, devido ao investimento em tecnologia.

Já no primeiro dia, a Feira trouxe diversas palestras para os produtores rurais tratando, por exemplo, das perspectivas financeiras do mercado e de novas biotecnologias que buscam aumentar a produtividade e reduzir os custos, tendo como um dos focos a preservação ambiental.

Abordando o tema ‘Macro Cenário e Perspectivas de Mercado – soja e milho’, o palestrante Ismael Menezes, especialista em commodities, destacou a importância dos produtores estarem atentos ao mercado internacional e as novas ferramentas de negociação e gerenciamento de riscos no momento da comercialização. E para o consultor das maiores playes do Agro, a Feira está acontecendo em um momento fundamental e os produtores devem aproveitar muito a troca de experiência e o network.

“O momento desse evento não tinha outro melhor, estamos vivendo o mercado de clima americano, onde a definição da safra começa a ter um impacto muito forte. E a dica que fica para os produtores, é que utilizem as ferramentas de negociação e gestão de risco no momento da comercialização. O produtor tem a opção de utilizar o mercado futuro, o mercado de opções e várias outras ferramentas para que possa mitigar os riscos dos preços”, disse Menezes.

Já no período da tarde, o evento contou com a palestra do doutor em biotecnologia, Alexandre Nepomuceno que tratou do tema ‘Biotecnologia na agricultura: novos avanços e seus impactos no agronegócio’. O chefe-geral do Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Embrapa Soja), destacou em entrevista que a biotecnologia é uma grande aliada da proteção ambiental, e as pesquisas na área já trouxeram diversos ganhos para o agronegócio através de sementes mais resistentes ao clima e pragas.

“A biotecnologia trouxe vários ganhos para o agronegócio, por exemplo, hoje o Brasil planta com 70% com a busca da preservação do solo, dos nutrientes, e sequestro do carbono através de plantas resistentes que passaram pela biotecnologia. E isso tudo é conseguir mais produtividade na mesma área, e o Brasil tem esse potencial só usando as áreas degradadas”, disse Alexandre, que lembrou também que as informações estão chegando mais rápido ao produtor, que está sempre se preparando para conhecer e adotar novas tecnologias.

Também participaram da cerimônia de abertura o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Lucindo Zamboni, presidente do Fórum Agro, Itamar Corona, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rondonópolis, Sérgio Carvalho, secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC), Cesar Miranda, deputado estadual Nininho (PSD) e o vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda (PSD).

Para o segundo dia do evento, nesta sexta-feira (16), a FEBRASEM segue com a programação de palestra, painéis e exposições de equipamentos de tecnologia, confira:

Dia 16 – segundo dia

08h00 – Cenários Futuros do Mercado de Sementes no Brasil – Lars Schobinger

09h00 – Desafios no manejo de plantas daninhas no Cerrado e oportunidades com novas biotecnologias – Dr Felipe Ridolfo Lucio

09h45 – Inovação Big Bag sustentável feito em resina PET Reciclada – Henrique Maxwell Basso

 10h15 – Coffee

10h30 – Laboratórios Aprosmat – Informes confiáveis para o setor de sementes – Dra Daniele B. Rodrigues

11h00 – Equipamentos de Alto Rendimento no Beneficiamento de Sementes – Marco Rocha Gerry Corino

11h30 – Tecnologia e agricultura de precisão na produção de sementes – Lindomar Macedo

12h00 – Almoço e Visitação aos estandes

14h00 – As Respostas do Potencial Fisiológica de Sementes de Soja Sob Condições de Estresses – Dra. Maria de Fátima Zorato

14h30 – Painel Técnico – Incidência de Patógeno em Sementes de Soja – Dra. Maria de Fátima Zorato, Dra. Daniele B. Rodrigues, Dr Fernando Henning, Dr José de Barros F. Neto e Dr Jonas Pinto (mediador)

15h30  – Coffee

16h00 – Semeando o futuro – como a inovação e a inteligência artificial vão impactar o agronegócio – Arthur Igreja

 17h00 – Happy Hour de Encerramento – Show Banda Red River

Pavilhão 2 | Oficina – Testes rápidos de qualidade de sementes com a Professora Dra. Lilian Vanussa Madruga de Tunes (UFPel)

ARTIGOS RELACIONADOS

Convivium aposta na hidroponia

Há quatro anos a Convivium  Agronegócios participa do Encontro de Hidroponia, que para Henrique Barbosa, diretor comercial da Convivium, é o evento mais focado...

Green Has – Contribuindo para o progresso da horticultura

A Green Has ficou feliz com os resultados da Hortitec, tendo suas expectativas superadas. “Este é o melhor e maior evento de tecnologia do...

Agricultura familiar

A Embrapa Solos, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), ...

ADAMA: Alto nível de controle de broca-do-café e bicho-mineiro

Durante a FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas organizada pela cooperativa de cafeicultores Cooxupé, a ADAMA apresentou seu novo inseticida Plethora, ainda em fase...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!