28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãos44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras termina com saldo positivo

44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras termina com saldo positivo

 

Fotos Adrielle Teodoro

Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé“, o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Dan Inn, em Franca (SP), de 23 a 26 de outubro.

O evento teve por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

A região cafeeira da Mogiana, em São Paulo e áreas vizinhas no Sul e Triângulo Mineiro, constituem importantes polos cafeeiros, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Cerca de 100 trabalhos de pesquisa foram selecionados para apresentação durante a realização do Congresso, além de debates sobre a conjuntura cafeeira, lançamento de duas novas cultivares de café e, ainda, foram realizadas homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. No último dia de evento aconteceu um Dia de Campo, com demonstração de resultados de pesquisas na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Franca.

 

Qualidade do começo ao fim

Fotos Adrielle Teodoro

José Braz Matiello, engenheiro agrônomo, pesquisador do MAPA/Procafé e coordenador do Congresso de Pesquisas Cafeeiras, conta que o fato de reunir em um espaço os melhores profissionais e técnicos do segmento é motivo de muito orgulho para os organizadores, o que tem proporcionado resultados positivos para o campo. “O que sai daqui é imediatamente aplicado no campo, e é bom ver a teoria ser transformada em prática de sucesso“, considera.

Como novidades ele destaca a consolidação das novas variedades de café, com mais resistência a pragas e doenças e melhor qualidade de bebida, e ainda a evolução dos defensivos químicos, que têm mostrado mais eficiência.

No total, mais de 400 trabalhou foram publicados, três seminários, e um público de 900 visitantes. No dia de campo foram demonstradas três estações com novas variedades, as podas e o esqueletamento, o espaçamento e o manejo do mato, soluções em produtos, finalizando com uma feijoada oferecida aos visitantes. “Ficamos muito satisfeitos, e sentimos que nosso esforço foi reconhecido pelo meio cafeeiro, que levou daqui grandes resultados“, avalia Matiello.

 

Visitante

 

A engenheira agrônoma Letícia Gonçalves Borges esteve presente no evento pela quinta vez, e conta que esta é uma oportunidade para encontrar colegas e profissionais do ramo, além de adquirir mais conhecimento e conhecer as inovações comerciais propostas pelas empresas. “Aqui sempre faço contato com meus parceiros de compra de insumos e assisto a todas as palestras, que têm muito embasamento científico, nos permitindo colocar em prática na fazenda“, elogia.

Essa matéria você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes com algas marinhas potencializam nutrientes nas plantas

Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador jorge.junek@gmail.com As algas marinhas são fruto do raciocínio simples e correto de...

Hortitec é sucesso de público mais uma vez

A 26ª edição da Hortitec- Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – alcançou as expectativas em número de participantes e de expositores. A...

Multissítio da Nufarm mostra controle eficaz da doença em mais de 40 ensaios realizados nas safras 2015-16 e 2016-17

Adoção média de fungicidas protetores saltou de 6% para 38% da área de soja nas últimas safras; produtos são indispensáveis ao 'manejo de resistência'...

Tipos de colheita florestal

Gustavo Pereira Castro Engenheiroflorestal e consultor de colheita e estradas florestais da Malinovski gustavo@malinovski.com.br De acordo com os números mais recentes divulgados pela Ibá (2016), a área...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!