18.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioMáquinas5 dicas para aumentar a vida útil do trator

5 dicas para aumentar a vida útil do trator

O mercado de tratores no Brasil é um dos maiores do mundo. Para se ter uma ideia, somente no ano passado, o mercado, junto com as colheitadeiras, subiu 19,4% de janeiro a dezembro, atingindo 67,4 mil unidades comercializadas. No país, as vendas dos tratores é impulsionada pelo crescimento da agricultura brasileira em atividades como plantio, colheita e transporte. Por serem considerados uma das ferramentas essenciais para a agricultura, os equipamentos também precisam de cuidados especiais e manutenções periódicas para ajudar a evitar danos, reduzir custos e aumentar a produtividade. 

De acordo com Rodrigo Marques, gerente de Pós-Vendas da YANMAR South America – multinacional japonesa fabricante de equipamentos para diversos setores da indústria brasileira, entre eles, o agrícola -, a manutenção da máquina, que está entre o principal e mais básico dos cuidados é essencial para manter o trator em boas condições de funcionamento e evitar danos. “A manutenção pode ser dividida em dois tipos: preventiva e corretiva. A preventiva é realizada para identificar e corrigir problemas antes que eles causem danos. Já a corretiva é realizada para reparar danos já existentes. A frequência da preventiva, em especial, deve ser determinada pelo fabricante, mas geralmente é recomendada a cada 200 ou 300 horas de trabalho”, sinaliza.

Confira todas as dicas para aumentar a vida útil do trator:

  • Faça manutenção preventiva regularmente: A manutenção preventiva é a chave para manter o trator em boas condições de funcionamento. Para isso é necessário consultar o período determinado pelo fabricante. É importante também que diariamente, antes do uso do trator, sejam verificados os níveis de óleo do motor e transmissão, fluídos de freio e arrefecimento. Certifique-se de que não haja vazamentos.
  • Use peças originais: Elas são projetadas de acordo com as especificações do trator para garantir o máximo desempenho e durabilidade. O uso de peças genéricas pode causar danos ao trator e reduzir sua vida útil.
  • Calibre os pneus com frequência: assim como em veículos automotivos, pneus calibrados corretamente garantem um melhor desempenho do trator e também reduzem seu desgaste, evitando deformações e a preservação da vida útil da borracha. E a recomendação é que ela seja feita pelo menos uma vez por semana.
  • Não sobrecarregue o trator: Cada trator tem uma capacidade de carga máxima. Sobrecarregar o trator também pode causar danos aos componentes e/ou desgaste prematuro, e até mesmo acidentes. Portanto, sempre verifique a capacidade máxima. Segurança é outra prioridade ao operar qualquer trator, e o cumprimento das orientações do fabricante é imprescindível para evitar danos e garantir a segurança do operador e de terceiros.
  • Guarde o trator adequadamente: Ao guardar o trator, é importante limpá-lo completamente. Remova sujeiras, em especial, óleo e graxa que podem acumular durante o uso.

Sobre a YANMAR

Fundada em 1912 em Osaka, no Japão, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca possui 65 anos de atuação e está localizada em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.

Como pioneira na indústria de motores a diesel, a YANMAR é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e de motores industriais, maquinário agrícola, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos. Para isso, investe na melhoria contínua dos seus produtos para que eles possam trabalhar com excelência dentro dos seus segmentos e em todos os seus processos. Guiados pelo espírito pioneiro de liderança mundial em tecnologia, a YANMAR conta com seis centros de pesquisa espalhados pelo mundo todo. Ao longo da sua história, realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre como compromisso o bem-estar social e ambiental.  

ARTIGOS RELACIONADOS

Itaueira recebe visitantes da Frutal com o lançamento de 2015 – a Mini Melancia da Magali

O público da feira poderá saber mais sobre as técnicas de cultivo e ações de marketing da Itaueira, degustar o Melão Amarelo Rei "...

Mecanização para todos

YANMAR oferece soluções de mecanização para impulsionar a produtividade na agricultura.

Corteva Agriscience lança Zorvec®

Zorvec® Entido® e Zorvec® Encantia® possuem um modo de ação inovador, oferecendo consistência e controle mesmo em condições climáticas desafiadoras.

Estudo sobre o mercado de nutrição para soja

Consultoria líder em estudos para o agronegócio, a Spark Inteligência Estratégica concluiu o primeiro levantamento "Painel" do Brasil sobre o mercado de fertilizantes especiais para nutrição da soja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!