A cana-de-açúcar e o abacate são culturas estratégicas para o agronegócio paulista. O Estado é responsável pela produção de 60% da cana do Brasil em suas 171 unidades sucroalcooleiras, quase a metade das 360 em funcionamento no país. São Paulo também lidera o cultivo de abacate, à frente de Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo. Essa posição de protagonismo está calcada principalmente em pesquisa e tecnologia, indispensáveis para práticas agrícolas de alta produtividade e sustentabilidade.
Neste contexto, a Yara, líder mundial de nutrição de plantas, leva para a 29ª edição da Agrishow, entre 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), seu portfólio completo de soluções nutricionais, que combina conhecimento agronômico, ferramentas digitais e fertilizantes de alta tecnologia, com menor pegada de carbono. “Estratégias assertivas de manejo, pautadas em conhecimento e inovação, são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, de forma a colaborar tanto para a segurança alimentar do planeta, reforçando o papel do Brasil de celeiro do mundo, quanto para a prosperidade do agricultor”, afirma Diogo Rezende, Diretor Comercial da Yara Brasil. “Estamos empenhados em contribuir com a transformação dos sistemas alimentares para um modelo cada vez mais resiliente e sustentável, que traga benefícios econômicos, sociais e ambientais para todos”.
Cana-de-açúcar
O segmento vem produzindo mais por hectare cultivado, proporcionando redução de custos ao produtor e trazendo mais benefícios relacionados à sustentabilidade ambiental. Entre os fatores-chave que contribuem para esse desempenho está uma adubação equilibrada. Para essa cultura, a Yara contará na feira com as linhas YaraMila, YaraBela e YaraVita, combinação de fertilizantes especiais de alta performance que possibilitam mais qualidade e produtividade.
A cultura canavieira, aliás, motivou dois estudos recentes promovidos pela empresa. Um deles revelou que a nutrição foliar com macro e micronutrientes e extrato de algas obteve ganhos de produtividade de 6 a 8 toneladas de colmos por hectare, em média. A pesquisa observou ainda um aumento na concentração de açúcar por tonelada de colmo, com ganhos de 2 toneladas por hectare em média, alcançando maiores índices de teor de sacarose aparente na cana (POL) e Açúcar Total Recuperável (ATR), uma característica muito importante para as usinas.
Outro estudo, em parceria com o professor doutor Carlos Alexandre Crusciol, da Unesp de Botucatu (SP), utilizou a mesma solução nutricional e constatou aumento da clorofila em 10%, indicando maior eficiência fotossintética e, consequentemente, da produção de açúcares totais. A análise revelou também menor concentração de açúcares e amido nas folhas, o que representa maior transporte para o colmo e aumento do ATR. Por fim, foi constatada aumento da produtividade de 9% em colmos e 10% em açúcar.
Além da cana-de-açúcar, a empresa também vai mostrar para os clientes na Agrishow suas soluções nutricionais voltadas à soja (YaraBasa, YaraVita) e ao café (YaraLiva Nitrabor, YaraMila, YaraBela, YaraVita). Destaque ainda para a linha YaraAmplix, que combina macro e micronutrientes com substâncias com matriz orgânica, aumentando a eficiência do uso de nutrientes e melhorando a qualidade das culturas.
Abacate e HFF
Frutas e hortaliças representam uma grande parte dos alimentos consumidos e possuem um alto potencial de crescimento, tendo a tecnologia de ponta como aliada. O Estado de São Paulo está entre as maiores áreas produtoras de culturas hortifrúti. O agronegócio paulista, por exemplo, é líder no cultivo de frutas como laranja, limão, banana e abacate.
Para contribuir com essas frentes, a Yara conta com o YaraMila Complex, outro destaque da companhia na feira. Desenvolvida para culturas com baixa tolerância à salinidade e/ou sensibilidade ao íon cloreto, como hortifruti em geral, a linha pode ser aplicada nas fases de plantio ou na cobertura, de acordo com as características de cada cultura. A solução contém oito nutrientes no mesmo grânulo, baixíssimos teores de cloro e alta qualidade granulométrica que garante facilidade na aplicação e lavouras mais uniformes.
Tecnologia no estande
A Yara também apresenta na Agrishow sua nova consultora agronômica virtual Maya, idealizada para trazer personificação ao atendimento aos clientes em diversos canais. Durante o evento, participantes poderão conhecer e interagir com esse recurso por meio de um totem disponibilizado no estande da marca. Disponível via chat no site e nas redes sociais oficiais da Yara, Maya traz recomendações sobre nutrição de cultivos e produtos e, em breve, alimentada por inteligência artificial, será capaz de realizar previsões climáticas e oferecer direcionamento comercial personalizado.