19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEPAMIG promove encontro sobre produção e uso de Plantas Medicinais

EPAMIG promove encontro sobre produção e uso de Plantas Medicinais

Evento, em Prudente de Morais (MG), debateu a elaboração de um protocolo básico para orientar interessados na produção comercial

Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizou no dia 22 de maio, em Prudente de Morais, o 1º Encontro sobre Plantas Medicinais. O evento, que aconteceu no Campo Experimental Santa Rita, discutiu temas como Legislação, Produção e Agroindústria.

O objetivo do Encontro foi iniciar a elaboração de um protocolo básico com orientações para interessados em iniciar comercialmente na produção de plantas medicinais. Os debates foram estruturados em grupos de discussão com a participação de produtores, pesquisadores, professores, raizeiros e farmacêuticos. “Cada grupo ficou com uma temática e buscou respostas relacionadas à legislação, produção, secagem e armazenamento, interesses e anseios da indústria farmacêutica. O evento foi excelente! Os objetivos, network e início dos protocolos, foram cumpridos com sucesso”, afirma a pesquisadora da EPAMIG, Juliana Oliveira.  

O Encontro contou com o apoio da Emater-MG, das universidades federais de Viçosa (UFV), de São João del-Rei (UFSJ), de Minas Gerais (UFMG) e de Lavras (UFLA), do Instituto René Rachou/ Fiocruz Minas, da Embrapa e da Faculdade Arnaldo, além da Vereda Óleos Essenciais e da Kahena Ervas.

Uso das plantas medicinais

O emprego das plantas medicinais remonta a povos antigos e, também, à memória afetiva, por meio dos chás e pomadas preparados pelas avós. A ciência tem se aprofundado nas pesquisas sobre esses recursos. A fitoterapia, a botânica, o controle biológico, a agronomia, a farmacologia e muitas outras áreas têm difundido conhecimentos sobre a utilização e aplicação dessas plantas.

Os estudos têm confirmado múltiplas alternativas de uso. “Além do emprego em chás e pomadas, podemos utilizar essas plantas, agronomicamente, em consórcio com outras espécies agrícolas, por exemplo, hortaliças e grãos, para repelir ou atrair insetos. Ou ainda, bioquimicamente, para a criação de biocidas naturais”, cita Juliana Oliveira.

Muitos outros produtos podem ser obtidos das espécies. “Podemos extrair os óleos essenciais, fazer tinturas, utilizá-las em banhos, compressas, inalações, sucos, xaropes e, quimicamente, fornecer princípios ativos base para a criação de outras moléculas sintéticas, além de usos e misturas que geram um resultado farmacológico fantástico”, acrescenta.

A pesquisadora aponta algumas aplicações com resultados já comprovados: “Podemos relatar a utilização do coentro para repelir insetos. Na horticultura, há trabalhos com flor do mentrasto como fornecedor de recursos alimentares para joaninhas. Já temos testes e experimentos utilizando óleos essenciais no controle de doenças de plantas, doenças dermatológicas e na medicina veterinária”, exemplifica.   

Juliana Oliveira reforça que o uso das plantas medicinais é uma realidade concreta e que, por esta razão, é necessário o desenvolvimento de políticas públicas que contemplem e regularizem o emprego destas, além da infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento de produtos, subprodutos e serviços. “A intenção é ampliar o acesso da população, tornando a cadeia produtiva clara, eficiente e idônea. Considerando, nesse processo, a geração de renda, saúde e qualidade de vida aos envolvidos”, finaliza. 

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG realiza 6º Shopping Gir Leiteiro com mais de 100 lotes para leilão

Empresa vai leiloar matrizes, novilhas, touros, doses de sêmen, embriões sexados de fêmeas e oócitos para produção de embriões.

EPAMIG comemora 50 anos

Unidade é referência no Melhoramento Genético do Gir Leiteiro e em pesquisas com soja.

Vinhos finos produzidos no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil conquistam mercado

Produção foi possibilitada pela adoção da Tecnologia de Dupla Poda da Videira, validada e difundida pela EPAMIG

EPAMIG monitora condições hídricas de cafeeiros por meio de drones

Pesquisa desenvolve soluções inovadoras para convivência com a seca, dentre elas o aprimoramento de um aplicativo para celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!