Chegou o sexto mês do ano, junho, conhecido também por marcar a época das festas juninas em diversas regiões do Brasil. E se você é do time que gosta de ter uma horta em casa ou quer começar a se aventurar nesse mundo, saiba que é possível plantar diversas cultivares em qualquer época do ano, porém, é necessário saber quais as opções corretas para que ela cresça e se desenvolva de forma saudável na sua horta.
A ISLA Sementes, empresa com o maior portfólio de cultivares do país, traz as indicações mais recomendadas de cultivo em todo o Brasil, confira:
No mês de junho, em qualquer região você pode plantar: Acelga, Agrião, Aipo/Salsão, Alface, Alho Poró, Almeirão, Beterraba, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Couve de Bruxelas, Couve Chinesa, Couve-Flor Cheddar, Couve Manteiga, Couve Rábano, Ervilha, Mostarda, Nabo, Rabanete, Repolho, Rúcula e Salsa
Mas, se você está nas Regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, também pode pode plantar: Abóbora, Abobrinha, Berinjela, Coentro, Feijão-Vagem, Jiló, Maxixe, Melancia, Melão, Pepino, Pimenta, Pimentão, Quiabo, Tomate.
Ao adquirir essas sementes, é importante observar as dicas presentes no verso de suas embalagem que terá instruções adicionais e também o passo a passo de como fazer o semeio da semente.
Como plantar
Separe um vaso ou floreira para fazer o plantio e deixe-o posicionado em um local onde possa existir acesso a luz natural.
Em seguida, prepare o solo, que para o bom desenvolvimento das hortaliças ele deve ser leve, bem drenado, arejado e composto de três itens: terra, areia e húmus de minhoca. Acrescente ao solo as sementes da cultivar escolhida e regue a terra de forma cuidadosa e sem exageros.
Para ajudar a sua hortaliça a crescer ainda mais forte, é recomendado o uso de adubos na terra, seja ele orgânico ou com produtos compostos. Faça a rega diariamente e acompanhe o crescimento da cultivar até atingir o período de colheita.
Momento da colheita
O momento da colheita será quando as folhas externas já estiverem num tamanho próprio para o consumo. No caso de ervas aromáticas ou medicinais, colha galhos e folhas na medida em que forem se desenvolvendo, já que os cortes estimulam novas brotações. De modo geral, a colheita é iniciada quando as plantas atingem a sua maturidade.