21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisProdutor melhora qualidade de alimento aos animais com protocolo de pastagem

Produtor melhora qualidade de alimento aos animais com protocolo de pastagem

Divulgação

Ter a mesma atenção e cuidados com a pastagem assim como tem com as lavouras é o foco do agropecuarista José Cardoso Neto. Ele que tem propriedades no Paraná nas cidades de Foz do Iguaçu e Centenário do Sul, no estado do Amazonas, no município de Lábrea e ainda uma fazenda em Mbaracayú, no Paraguai, cultiva grãos (soja e milho). Na pecuária, realiza ciclo completo (cria, recria e engorda), de bovinos das raças Nelore, Angus e Braford, que são selecionados com foco em qualidade de carne.

Com o abate médio de sete mil cabeças por ano, ter atenção com a pastagem tem sido fundamental na estratégia do produtor como ferramenta na produção de feno e ganho de peso do rebanho. Recentemente ele conheceu Programa Pasto Forte, um protocolo de adubação de pastagem da Harvest Agro, empresa do Grupo Wirstchat, que tem como o objetivo de gerar ganho de peso de forma eficiente aos animais por meio de pastagens de qualidade, aumentando a oferta de capim e seus níveis nutricionais de forma sustentável.

O protocolo foi aplicado na propriedade do Amazonas, em uma área de 500 hectares. “Como o clima estava muito seco na região, devido a uma estiagem prolongada seguramos e esperamos começar a chover. Quando a chuva veio, aplicamos os produtos e tivemos uma mudança boa na pastagem”, destacou o produtor.

Segundo Neto, logo que o protocolo foi implementado, os funcionários de sua fazenda reportaram a diferença, principalmente em relação à qualidade do capim, com folhas mais largas e mais massa. “Quando o pasto melhora, ele dura mais tempo, fica mais encorpado e sai menos invasoras. O resultado foi muito bom, só de ver as imagens dá para perceber que o capim está bonito. Além disso, nesse momento de baixa de preço da arroba, temos que ter mais cautela, e saber onde investir. Cuidar do pasto é importante para garantir oferta de alimentos mais barata e de qualidade aos animais”, completou.

Conhecendo o programa

O Programa Pasto Forte da Harvest Agro, na prática apresenta diversos ganhos, pode-se destacar por exemplo: o aumento de MS (massa seca) e dos elementos nutricionais na folha, além do custo reduzido em comparação às outras tecnologias. Nota-se também o efeito antiestresse do pasto devido ao balanço perfeito de aminoácidos livres e ainda a indução de produção de fitoalexinas; hormônios tanino e lignina, resultando em desintoxicação da planta após estresse por herbicidas e seca.

De acordo com Luiz Vezozzo, gerente de pastagem na empresa, nas áreas onde o produto vem sendo utilizado, observou-se ainda a maior eficiência e mobilidade de nutrientes, favorecendo sua distribuição nas plantas, resultando em pastagens mais saudáveis e produtivas. “Nosso protocolo proporciona também maior compatibilidade de mistura no pulverizador, melhor enraizamento e arranque inicial, assim as plantas atingem altura superior e geram maior massa de peso com maior lucratividade ao agropecuarista”, destaca.

O Pasto Forte é composto por cinco produtos, são eles: Stimullum, Impact, Pasto Max, Guepardo e o N32. “O nosso programa é completo, pois ele é composto por cinco macronutrientes, sete micronutrientes além da cadeia completa de aminoácidos e extrato de algas que garantem um efeito residual no pós primeiro corte”, diz o gerente de pastagem.

Segundo a empresa, esse efeito é importante pois, no modelo tradicional onde se aplica somente a ureia, após o primeiro corte pelos animais, perde-se o efeito nutricional das plantas, reduzindo novamente a oferta de pasto. Já utilizando o Pasto Forte o sistema radicular da forragem solta novas radicelas, promovendo de forma residual o ciclo positivo da pastagem

Uma outra vantagem do protocolo da Harvest Agro é o resultado rápido, por isso conta com duas aplicações em fases diferentes. “Em 40 dias, é possível voltar os animais no pasto tratado. A absorção pelas plantas dos nutrientes de nossos produtos é mais eficaz, em função da tecnologia adotada, são poucas as empresas que têm essas soluções foliares”, finaliza Vezozzo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Formação da pastagem: cuidado na fase da germinação é importante

Produtor precisa ficar atento a essa importante etapa, nela as plântulas são mais suscetíveis ao ataque de pragas e se mal manejadas podem comprometer toda a formação do pasto.

Área irrigada cresce em 2022 e entre os destaques está a pecuária de pastagem

O produtor rural nota, cada dia mais, que a irrigação proporciona um segundo andar de produtividade na lavoura.

Albaugh amplia soluções para cana-de-açúcar e pastagem

Companhia segue expandindo oferta de tecnologias e consolida posição de player na entrega de alternativas tecnológicas eficazes ao agricultor. brasileiro

Ouro roxo: açaí gera mais de R$ 3 bilhões para o Brasil

De olho nesse mercado bilionário, família do Paraná inova e começa a comercializar o açaí raiz para sorveterias, que terão a chance de gourmetizar o produto conforme a escolha do cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!