23.6 C
Uberlândia
domingo, dezembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHidroponia: detalhes do manejo da mini berinjela

Hidroponia: detalhes do manejo da mini berinjela

Raíra Andrade Pelvine
Doutora e professora – Unifenas
raira_andpelvine@hotmail.com

O sistema hidropônico da mini berinjela é a melhor alternativa para atender a um público cada vez mais exigente em relação à qualidade das plantas, higiene, ausência de resíduos de agrotóxicos e alto teor de princípios ativos.

Nesse sistema, as plantas são cultivadas sem contato com o solo, utilizando apenas solução nutritiva para promover o seu crescimento.

Formato mini

As mini hortaliças possuem a vantagem ser colhido um maior número de frutos por plantas, por ter a colheita antecipada e, com isso, um produto muitas vezes mais macio e adocicado, o que confere maior palatabilidade ao consumidor. Sendo um produto hidropônico, possui vantagens, por ser livre de resíduos, como agrofitossanitários, e mais asséptico que aqueles oriundos do solo, além de ter um ciclo menor, e assim maior produtividade, quando comparado ao solo.

Manejo

O produtor pode utilizar a solução indicada para a berinjela tradicional, mas deve se lembrar que o manejo deve ser realizado focando na produção de frutos jovens, colhidos com 10 – 15 cm de comprimento, em média.

Então, o fornecimento dos nutrientes deve ser realizado de forma mais precisa e no tempo correto, pois esses frutos estarão precocemente no “ponto” de colheita.

O ciclo menor exige cuidados com nutrição, arquitetura da planta, qualidade dos frutos e os manejos fitossanitários necessários, como ocorre no plantio de berinjela tradicional. O produtor precisa monitorar sua hidroponia, pois assim pode ser realizado o manejo adequado de forma rápida, antes de ser algo mais agressivo, o que muitas vezes ocorre.

Cuidados essenciais

Devemos lembrar que o uso de agrofitossanitários deve sempre ser acompanhado por um profissional da área, levando ao melhor manejo, e assim sua eficiência.

Para o cultivo hidropônico, não temos um fator, que é o solo, acarretando estresse, caso a necessidade de água não seja ideal. Uma planta estressada pode ser mais suscetível aos fatores externos, necessitando aderir mais ao uso de agrofitossanitários.

Com o acompanhamento de um profissional qualificado e o manejo adequado, podem ocorrer ciclos da cultura sem o uso de agrofitossanitários na produção.

O controle preciso do uso dos nutrientes, ambiente controlado, uso de produtos de origem biológica, certificação e rastreabilidade são formas de obter um alimento com menor teor de químicos.

Novidades

Sabe-se que a hidroponia é um ramo que vive em constante desafio e novidades. As limitações muitas vezes ocorrem devido ao despreparo dos profissionais técnicos, pois esse ramo ainda é pequeno no Brasil, se compararmos à grande área que é a olericultura.

Hidroponia em mini berinjela, desafio em dobro, pois esse produto necessita de um cuidado maior, com tratamento mais dedicado nutricionalmente, além do manejo, até chegar ao consumidor final.

Crédito: Maurício Rezende

Potencial de mercado

Observa-se que esse é um nicho de mercado muito focado em restaurantes específicos e muito mais direcionado aos grandes centros. Porém, não podemos esquecer que se torna uma opção muito aceita também pelas pessoas que preparam sua alimentação sozinhas, pois as famílias estão cada vez menores, e assim o desperdício de alimentos se torna menor.

Focando nesse grupo de pessoas que mora sozinha e procura uma alimentação mais saudável, o mercado se torna ainda maior, sendo necessária a exploração do mesmo em áreas menores, ou seja, nas cidades do interior e seus mercados.

Esses produtos muitas vezes são atrativos para as crianças, por serem pequenos (comprimento: 10 cm, em média), de coloração roxa e branca, por exemplo, sendo diferente da tradicional, o que dependerá da cultivar escolhida.

Vale lembrar que a mini berinjela é um produto colhido antes do tempo, o que ocorre em diversas hortaliças do mercado. Porém, algumas hortaliças possuem cultivares de tamanho menor, ou seja, geneticamente reduzidas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trigo: Inseticidas de duplo mecanismo de ação

O trigo na América do Sul é cultivado principalmente na região do sul, composta pela Argentina, na região dos Pampas, Sul do Brasil, Centro do Chile e partes do Paraguai e Uruguai. No Brasil há uma tendência de explorar a cultura do trigo no Cerrado, onde vem se investindo em cultivares adaptadas para a região.

Spark passa a levantar dados sobre “minor crops”

A Spark Inteligência Estratégica divulga o primeiro levantamento feito no País sobre a movimentação de agroquímicos nas culturas de melão e melancia.

Manejo de resistência a insetos no algodoeiro

O manejo de resistência a insetos no algodoeiro é uma prática fundamental para proteger a cultura contra pragas e garantir a qualidade das fibras de algodão.

Nova aposta: Gengibre para exportação

O Espírito Santo apresentou um crescimento de 253% nas exportações de gengibre, atingindo 9.067 toneladas. A receita dobrou, para US$ 10,2 milhões e o Estado respondeu por 59% das exportações do País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!