23.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiO segredo da solução nutritiva na produção de alface hidropônica

O segredo da solução nutritiva na produção de alface hidropônica

 

Helio Grassi Filho

Doutor em Solos e Nutrição Mineral de Plantas e professor da UNESP Botucatu

heliograssi@fca.unesp.br

 

Alface hidropônico - Crédito Hélio Grassi
Alface hidropônico – Crédito Hélio Grassi
Alface hidropônico - Crédito Hélio Grassi
Alface hidropônico – Crédito Hélio Grassi

Na hidroponia, o solo é substituído em sua função mais complexa, a de fornecedor de nutrientes, a qual é desempenhada pela solução nutritiva. Por essa razão, pode-se dizer que os aspectos nutricionais são a base para o sucesso dos cultivos hidropônicos. Portanto, a composição ideal da solução nutritiva depende não somente da concentração dos nutrientes, mas também de outros fatores ligados ao cultivo.

Solução nutritiva é fundamental

O que era considerado um segredo de Estado nas décadas de 50 e 60, nas de 70, 80 e 90 eram segredos comerciais. Hoje, com a concorrência e com a informação instantânea, a solução nutritiva tem o seu encanto, porém, acredito que o conjunto do sistema hidropônico, as condições ambientais da propriedade ao longo do ano e a logística para a entrega e o escalonamento da produção têm igual valor.

Solução ideal para a alface

Poderíamos afirmar que a solução proposta por Furlani (1997), para o estado de São Paulo, seria a mais indicada, devendo o produtor, em função das características ambientais (temperatura e umidade relativa), saber prever as alterações necessárias para que se tenha um bom desenvolvimento das plantas.

Nutrientes de maior importância

Todos os nutrientes têm sua importância, pois a retirada ou a falta ou excesso de apenas um deles acarretará em perda de produtividade.

Resposta da alface à solução nutritiva

Em termos de rentabilidade, a alface é a maior responsável pela produção em sistemas hidropônicos, pois teremos muitos mais ciclos da cultura em uma mesma área, quando comparado ao cultivo convencional.

Hidroponia-solução nutritiva - Crédito Hélio Grassi
Hidroponia-solução nutritiva – Crédito Hélio Grassi
Hidroponia-solução nutritiva - Crédito Hélio Grassi
Hidroponia-solução nutritiva – Crédito Hélio Grassi

Entretanto, três detalhes devem ser observados diariamente: o pH, a condutividade elétrica e a temperatura. Dos três fatores a temperatura dependerá da época do ano e do clima predominante na região onde o sistema está instalado.

Alguns fatores devem ser considerados: reservatório de solução sempre na sombra, se possível enterrado para que a variação de temperatura seja menor, e se mesmo assim não houver abaixamento da temperatura, pode-se recorrer a modificações na estrutura do sistema produtivo, como o aumento da declividade de 2 a 3% para 8 a 10% na bancada, fazendo com que a solução percorra os canais mais rapidamente, diminuindo a elevação de sua temperatura. A temperatura ideal deve variar entre 18 a 24°C.

Sobre o pH e a condutividade, devem ser corrigidos diariamente pela manhã e, como o produtor já está acostumado, lembrando que quando a correção do pH começar a ficar difícil, ou seja, exigir utilizar muito corretivo, é o indicativo de que está na hora de trocar a solução.

Quanto à condutividade, manter o proposto por Furlani (1997) ainda é o mais prático.

Considerações importantes

O clima deve ser levado em consideração na elaboração da solução nutritiva, pois no verão deve-se baixar a concentração de N e K na solução e elevar Ca, para que não haja estiolamento e para que a cabeça da alface se feche. No inverno, deve-se manter os teores propostos por Furlani (1997).

Cuidados necessários

Utilize sempre fertilizantes de boa qualidade, pois a solução nutritiva é o componente dos custos de menor expressão, e influenciará diretamente na qualidade, na pós-colheita e no valor de seu produto final.

ARTIGOS RELACIONADOS

Frutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos

Produzidas em EPS (isopor®), com tecnologia e designs próprios, as conservadoras para acondicionamento e transporte de frutas, legumes e verduras (FLV) da Linha DaColheita,...

Biológicos são arma eficiente contra broca-do-café

  Dirceu Pratissoli Doutor em Entomologia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES dirceu.pratissoli@gmail.com   A broca-do-café Hypothenemushampei disseminou-se por todas as regiões produtoras do Brasil....

Isla Sementes reúne influenciadores e chefs em encontro que estimula alimentação mais saudável

Os eventos "Super Colheita"e "Colheita dos Chefs" aconteceram em Itapuã - RS Atualmente, os brasileiros consomem apenas um terço da quantidade de hortaliças recomendada pela...

Perspectivas do setor de tomate industrial

  Rafael de Rezende Sant´Ana Engenheiro agrônomo e vice-presidente da ABRATOP (Associação brasileira de tomate para processamento) Abadia dos Reis Nascimento Doutora e professora da Universidade Federal...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!