20.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasProdutores capacitam cerca de seis mil profissionais para atuarem no agronegócio baiano

Produtores capacitam cerca de seis mil profissionais para atuarem no agronegócio baiano

????????????????????????????????????

Como um dos seus principais pilares de atuação, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vem investindo na formação profissional de quem se dedica à produção agrícola no oeste da Bahia.  Em 2017, foram capacitados 6.384 mil profissionais que atuam no campo e nos escritórios das fazendas do oeste da Bahia. Por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, localizado em Luís Eduardo Magalhães, a entidade disponibilizou mais de 236 cursos e treinamentos, ligados diretamente ao campo, como Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Operação de Trator e Plantadeira, Desenvolvimento de Lideranças, Operador de Máquinas Beneficiadoras de Algodão e Implantação do E-Social Contábil e Jurídico.

Ao participar do curso de Tecnologia de Pneus Agrícolas, o técnico de Luís Eduardo Magalhães, Edicarlos Bresolin, 35, entende que o principal diferencial será a mudança de conduta ao trabalhar de forma mais segura, correta e em menos tempo em caso de possíveis reparos. Para Cássio Fernando Batista, 34, de Formosa do Rio Preto, o curso de MOPP trouxe regras e dicas que vai passar a usar em campo, principalmente quando estiver transportando produtos com cargas inflamáveis. Funcionária da área de recursos humanos, Mayara Cruvinel, ficou satisfeita com o conhecimento aprofundado sobre o E-Social, que a partir do próximo ano, será a plataforma base para atualizar o banco de dados trabalhista e contábil das empresas. “O curso só veio a somar. As informações foram passadas de forma dinâmica“, elogiou.

Um dos parceiros para o desenvolvimento dos cursos ofertados pela Abapa, o gerente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) Bruno Leal de Araújo, ressalta a importância destas atividades, que vem “levando aos associados cursos, palestras e workshops com temáticas atualizadas e ministradas por profissionais com conhecimento técnico e abrangente em suas áreas de atuação. O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Barreiras/Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Capacitação de profissionais pelo agronegócio baiano_Treinamento mopp centro de treinamentoabapa

Por meio destas parcerias, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, acredita que entidade vem reunindo esforços junto aos proprietários das fazendas para garantir o pleno atendimento à legislação trabalhista, garantindo condições plenas de infraestrutura e conhecimento para que os profissionais do campo e nos escritórios das fazendas possam exercer as suas funções. “A cadeia agrícola do algodão emprega direta e indiretamente cerca de 33 mil pessoas. Por meio do Centro de Treinamento da Abapa, valorizamos e acreditamos no potencial dos profissionais que vem contribuindo para que o oeste baiano se mantenha como um dos principais pólos agrícolas do Brasil“, afirma.

Assessoria de Imprensa Abapa

Hebert Regis ” (77) 9.9978 0913 ou hebert@araticum.jor.br

Nádia Borges ” (77) 9.9115 8050 ou nadia@araticum.jor.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Bom Futuro já colheu 12,6% da sua área de soja em Mato Grosso

A colheita de soja nas fazendas da Bom Futuro segue em ritmo satisfatório em Mato Grosso, ...

Inoculação beneficia cultura atual e subsequente

Solon Cordeiro de Araujo Engenheiro agrônomo, consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) solon@scaconsultoria.com.br   Desde longa data, mais precisamente desde os tempos da...

Trichoderma controla fitonematoides e aumenta produtividade da soja

Gerusa PauliKistSteffen Doutora em Ciência do Solo e pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) JoseilaMaldaner Doutora...

Capim-amargoso em algodão: problemas de matocompetição

O capim-amargoso é resistente a herbicidas, mas há alternativas. Veja dicas e outras informações em artigo da Revista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!