20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, janeiro 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiComo plantar couve-flor

Como plantar couve-flor

Raphael Augusto de Castro e Melo

Alice Maria Quezado-Duval

Larissa Pereira de Castro Vendrame

Ailton Reis

Pesquisadores da Embrapa Hortaliças, Brasília-DF

Josefa Neiane Goulart

Doutoranda em Fitopatologia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF

 

Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

A couve-flor tem como centro de origem a região do Mediterrâneo, onde o clima é temperado, o que representa um dos principais desafios no desenvolvimento de cultivares adaptadas às condições climáticas nacionais.

Qual escolher?

A escolha de cultivares é um cuidado essencial, pois aquelas selecionadas em seu centro de origem não se adaptam bem à região tropical, havendo certas restrições de cultivo.

No mercado nacional, as cultivares são indicadas de acordo com a adaptação às estações do ano e às horas de frio acumuladas, para o plantio no verão, meia-estação e inverno, que influenciam na qualidade e na formação das inflorescências (cabeças). Existem as de inflorescências de coloração branca como padrão do mercado, e as que ocupam um nicho, como em segmentos da culinária, com coloração verde (tipo romanesco), amarela, roxa e alaranjada.

Essas devem atender as necessidades do agricultor, como adaptabilidade, resistência a pragas, doenças e facilidade do manejo, assim como os programas de melhoramento genético devem também atender à demanda do mercado consumidor e da indústria por aspectos de sabor e manutenção de suas características após o congelamento, respectivamente.

Com a redução do tamanho das famílias aliado ao maior acesso à informação acerca dos benefícios nutricionais da hortaliça, observa-se que a preferência do consumidor tem sido por inflorescências de menor tamanho, compactas, com a aparência uniforme e a cor clara. Esses requisitos de qualidade também são exigidos pela indústria de congelamento.

A escolha de cultivares é um cuidado essencial - Fotos Shutterstock
A escolha de cultivares é um cuidado essencial – Fotos Shutterstock

Clima

As condições climáticas, especialmente a temperatura, influenciam diretamente no desenvolvimento das plantas e no consequente desempenho produtivo da couve-flor, sendo a melhor qualidade obtida em regiões de altitude, com temperatura amena e em condições de dias curtos.

A variação de temperatura de moderada a mais elevada durante seu ciclo é necessária. Os valores mínimos de temperatura tolerados são de 03 a 05°C e de 16 a 18°C considerados como valores ótimos na fase vegetativa.

Os valores máximos de temperatura tolerados são na faixa próxima aos 30°C. Em condições favoráveis, a couve-flor requer temperaturas moderadas em sua fase juvenil, seguidas de temperaturas mais baixas durante a fase de indução do florescimento e temperaturas medianas para o desenvolvimento das inflorescências. A couve-flor tem preferência por regiões de umidade relativa média a alta e tolera baixos níveis de luminosidade durante seu desenvolvimento.

A exposição das inflorescências à luz solar implica no amarelecimento e, consequentemente, redução do valor comercial. Para contornar esse problema, tem sido feita a seleção de plantas com folhas mais novas imbricadas sobre a inflorescência, o que impede a exposição à luz solar, mantendo a cor mais clara e evitando injúrias.

Esse tipo de planta dispensa os processos de amarração das folhas ou de quebrá-las sobre as inflorescências, que é feito para evitar seu escurecimento. Desse modo, menor mão de obra é demandada.

Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

Preparo do solo e adubação

A couve-flor, em geral, tem preferência por solos de textura média ou argilosa, desde que bem drenados, especialmente para cultivo nas condições de verão-outono. O preparo da área deve ser realizado com operações destinadas à mobilização superficial do solo e seu nivelamento. Recomenda-se adotar práticas conservacionistas, como o Sistema de Plantio Direto (SPD).

A couve-flor é uma hortaliça medianamente resistente à salinidade, com pH ótimo para seu desenvolvimento entre 5,8 e 7,0, sendo que alterações nesses valores acarretam em carências nutricionais, notadamente de manganês (Mn), molibdênio (Mo) e boro (B).

Para a couve-flor, como recomendação geral, deve-se aplicar calcário para elevar a saturação por bases a 80% e o teor de magnésio (Mg) a um mínimo de 09 mmol.dm-3. A adubação orgânica deve ser realizada com doses de 40 a 60 t/ha de composto orgânico curtido, a depender do teor de matéria orgânica (MO) do solo. As quantidades de macronutrientes consideradas adequadas, em quilos por hectare (kg/ ha-1), para a maioria das regiões, variam de:

  • 50 kg/ha a 320 kg/ha de P2O5 no plantio
  • 50 kg/ha a 100 kg/ha de K2O no plantio
  • 50 kg/ha a 120 kg/ha de K2O em cobertura
  • 60 kg/ha a 80 kg/ha de N no plantio
  • 15 kg/ha a 200 kg/ha de N em cobertura

Ressalta-se que as dosagens de adubação citadas acima possuem essas grandes variações, pois dependem da avaliação da fertilidade do solo, das recomendações para cada região/Estado (geralmente encontradas em publicações técnicas), do manejo e da cultivar utilizada, além do histórico de uso da área.

Recomenda-se acrescentar de 03 a 06 kg/ha de B, juntamente com os demais fertilizantes químicos na ocasião do plantio. Também é indicada a pulverização com B três vezes durante o ciclo, iniciando duas semanas após e repetindo em intervalos de 15 dias. Além disso, deve-se aplicar Mo também em pulverização, 20 dias após o plantio.

Pesquisas comprovam que em solos com teores elevados de fósforo (P), a couve-flor é mais eficiente agronomicamente que os brócolis. Essa resposta da couve-flor é um indicativo de que mesmo botanicamente semelhante aos brócolis, quando se trata desse nutriente, as dosagens indicadas para couve-flor devem ser diferentes para a adubação de plantio.

O nitrogênio (N) e o potássio (K), quando bem parcelados, elevam a produtividade, além de desempenharem um papel importante na resistência a doenças. O excesso de nitrogênio pode causar a ocorrência de inflorescências achatadas, inaptas à comercialização. Em solos com teor de matéria orgânica e de K elevados, apenas adubações visando à manutenção de teores adequados são necessárias.

A couve-flor dispensa os processos de amarração das folhas ou de quebrá-las sobre as inflorescências - Fotos Shutterstock
A couve-flor dispensa os processos de amarração das folhas ou de quebrá-las sobre as inflorescências – Fotos Shutterstock

Essa matéria completa você encontra na edição de março 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Micronutrientes e biofertilizantes em cana-planta

O agronegócio canavieiro desempenha um papel importante na economia brasileira. É a locomotiva econômica em determinadas regiões brasileiras, notadamente em São Paulo, Norte do Paraná, Triângulo Mineiro, Goiás, Alagoas e Pernambuco. A estimativa de produção de cana para a safra 2017/18 é de 625 milhões de toneladas (Conab, 2018).

Análise de solo é um importante instrumento para diagnóstico da fertilidade da cenoura

  Mara Lúcia Martins Magela maralumm@hotmail.com Vinícius William Borges Rodrigues Doutorandos em Agronomia/Fitotecnia " Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Regina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas...

Produção de coentro em cultivo protegido

Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia robertacamargoss@gmail.com Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Fitotecnia ernanelemes@yahoo.com.br João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo joaoragr@hotmail.com   O coentro (Coriandrumsativum...

Análise de solo – Para quem quer resultados

  José Geraldo Mageste Doutor e professor - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Produção Vegetal - ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!