29.6 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosUniparts - Grandes soluções para o seu negócio

Uniparts – Grandes soluções para o seu negócio

Foto Ana Maria Diniz
Foto Ana Maria Diniz

A empresa apresentou a plantadeira Gran Prime, que em apenas três minutos o equipamento já se transforma em uma máquina auto transportável para fazer o plantio de maneira mais rápida

Na Femec, os olhos estavam todos voltados para a Uniparts, que levou uma máquina de grande porte de plantio para a exposição. “É o primeiro evento do Brasil com uma máquina desse porte, que promete trazer ao produtor maior rendimento aliado à tecnologia de distribuição e uniformidade, sempre pensando nos ganhos relacionados ao cultivo. Estamos com um investimento muito alto das empresas produtoras de sementes do cultivo de soja e milho e, para justificar isso, a Uniparts levou para a Femec uma plantadeira que trabalha com uma precisão muito grande em plantio, em quantidade de plantas por hectare e em resultado final de produtividade“, afirma Fábio Souilljee, coordenador de vendas da Uniparts.

A plantadeira em questão é a Gran Prime, que opera hoje com uma situação de transporte e trabalho alternados, uma necessidade dos produtores devido ao fato de terem diversos tipos de áreas e precisarem transportar o equipamento de um talhão para outro, diminuindo o tempo e custos com o transporte. “Em apenas três minutos o equipamento já se transforma em uma máquina auto transportável para fazer o plantio de maneira mais rápida“, avalia o especialista.

Conta simples

A conta é a seguinte: o produtor tem, no máximo, de 25 a 30 dias de plantio considerado ideal para cada cultivo. Portanto, se ele precisar transportar a máquina em cima de caminhão, estará perdendo dinheiro e produtividade. Para cada dia de atraso no plantio, perde-se, no mínimo, uma saca por hectare.

Considerando uma máquina comum, são três horas para fazer o processo de desmontagem, colocar no caminhão, levar para a outra propriedade e montar novamente, segundo Fábio Souilljee. Com a Gran Prime, acrescenta Fábio, o tempo é apenas de estrada.

Fábio Souilljee, coordenador de vendas da Uniparts, fala os benefícios da plantadeira Gran Prime - Foto Luize Hess
Fábio Souilljee, coordenador de vendas da Uniparts, fala os benefícios da plantadeira Gran Prime – Foto Luize Hess

Investimento

Com a aquisição deste equipamento, Fábio Souilljee garante que o produtor terá um valor agregado maior, até porque não é só a questão do transporte, e sim a tecnologia agregada. “Temos um reservatório central que trabalha com um conjunto de distribuidor da marca alemã Rauch, e por causa desse equipamento importado, o preço é mais alto. Há ainda, os dosadores da Precision Planting, que são americanos e o que há de melhor no mundo. A Precision Planting veio para agregar e trazer a singularidade e uniformidade que o produtor deseja, economizando sementes e aumentando a produtividade“, define o especialista.

Ainda segundo ele, há vários estudos mostrando que se a lavoura está com estande longe do ideal, com grãos duplos e falhas por metro linear de plantio, as perdas são de 5% de produtividade, no mínimo. É comprovado, portanto, que a falta de grãos ou a duplicidade deles faz o produtor deixar de se competitivo no que diz respeito à produtividade.

Tamanho é documento

A máquina Precision Planting atua em várias regiões do Brasil, com ênfase no Centro-Oeste e Sudeste. Isso porque os produtores de lá não conseguem mais plantar com equipamentos pequenos e a janela de plantio tem que ser atendida dentro de 20 dias. Portanto, quanto maior o equipamento, melhor o resultado.

“Entregamos o produto com segurança, ao afirmarmos que com ele o agricultor ganhará dinheiro sem deficiência de produtividade. O equipamento exposto na Femec tinha 35 linhas, 16 metros de largura de plantio, podendo atingir até 10 km por hora de operação. É uma máquina de alto rendimento que trabalha 120 hectares em oito horas. Planta soja, milho, feijão, sorgo, girassol e vários cereais de grãos grossos, o que se refere a culturas de verão“, detalha Fábio Souilljee.

Ele conta, ainda, que a parte de distribuição pneumática é positiva, pois ela trabalha no transporte da semente, sendo impulsionada até os dosadores para fazer a distribuição, o que resulta em altos ganhos. “Esse reservatório, em conjunto com todo o aparato tecnológico, vai fazer taxa variável, corte de sessão, taxa fixa, tudo na mesma tela. É uma máquina com conexão Isobus, ou seja, se o trator do proprietário também tiver tecnologia Isobus, ele vai comunicar com a máquina e o controle dela poderá ser a partir do painel do trator“, relata.

A Uniparts trabalha também em seu portfolio de produtos, com plantadoras mecânicas com o mesmo número de linhas e com o mesmo sistema de transporte da Gran Prime. Para produtores que trabalham com pequenas e médias plantadoras, a Uniparts possui máquinas de 5 a 19 linhas com sistema pneumático ou mecânico.

“Estamos preparados para atender os produtores da região, auxiliando-os no dimensionamento da plantadora, na escolha dos componentes dosadores e nos componentes de ataque ao solo. Assim, o produtor poderá alcançar um resultado maior quanto à produtividade“ salienta Fábio Souilljee.

O evento

Na Femec, a receptividade por parte dos produtores com relação a essa máquina foi muito boa. Fábio Souilljee diz que os visitantes ficaram muito surpresos em ver um produto que finalmente foi lançado para atender as expectativas, e que vai realmente trazer resultados no campo.

“Esperamos que, com essa amplitude de largura de trabalho (15,5 m), tenhamos um plantio mais bem feito e produtividade agregada em 5%, o que já justifica o investimento. É um produto que se paga dentro de quatro anos“, conclui o representante comercial da Uniparts.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição otimizada com aplicação de aminoácidos

Guilherme Augusto Canella Gomes Doutor e professor de Agronomia do Instituto Federal de São Paulo, campus Barretos guilhermecanella@ig.com.br   Infelizmente, ainda existe no mercado brasileiro uma série de...

Hazera – Comprometida e dedicada ao desenvolvimento de cebolas

A Hazera está comprometida com a melhoria contínua de seu portfólio de cebolas, combinado com conhecimento e demandas recebidas dos parceiros que atuam neste...

Preço Nacional do Feijão beneficia toda a cadeia

Objetivo é criar estabilidade que ampare desde o produtor até o consumidor final Organizar cada vez melhor a cadeia produtiva e criar uma estabilidade positiva de...

Organominerais – Mais nutrientes para o solo

Elaine Maria Silva Guedes Lobato Doutora e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) " campus Paragominas elaine.guedes@ufra.edu.br Elizeu Monteiro Pereira Junior Graduando em Agronomia -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!