24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosAminoácido direto na semente - Quais os resultados na produção de soja...

Aminoácido direto na semente – Quais os resultados na produção de soja e milho?

 

Jorge Jacob Neto

Ph.D. e professor do Departamento deFitotecnia do Instituto de Agronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ)

j.jacob@globo.com

Joice de Jesus Lemos

Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia

joicelemosufrrj@hotmail.com

O milho e a soja constituem as principais culturas brasileiras que suportam a eficiência do agronegócio. Sem estas culturas a avicultura e a suinocultura não teriam o destaque que têm hoje.

A aplicação de tecnologias auxilia o Brasil no aumento de suas produções e produtividades. Além dos tradicionais avanços alcançados por pesquisas realizadas por universidades, empresas estaduais, Embrapa e centros de pesquisa, as empresas privadas que atuam no agronegócio têm colaborado produzindo produtos que são usados desde a semeadura, colheita e armazenamento.

 

Os aminoácidos

A adição de aminoácidos auxilia na produtividade
A adição de aminoácidos auxilia na produtividade

Simultaneamente à adição de inseticidas, fungicidas e nematicidas, foram desenvolvidos produtos que podem ser utilizados no envolvimento das sementes, por recobrimentos com finas películas permeáveis, compostas por água, polímeros e corantes.

Na maioria destes casos, a adição de aminoácidos a estes produtos pode auxiliar na produtividade. Para isso, basta ser analisada a compatibilidade destas moléculas com as novas interações que surgirão após a mistura. Posteriormente, também é necessário estudar o efeito direto destas misturas no metabolismo das sementes e raízes. Os aminoácidos, como já relatado por vários autores, têm contribuído para a proteção e aumento da produtividade de várias plantas, entre elas o milho e a soja.

Como estimado e relatado pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), a área total semeada com milho constituiu cerca de 16,5 milhões de hectares na safra 2017/18, embora a primeira safra de milho brasileira nesta safra, tenha caído, como vem acontecendo desde 2007/08.

 

O aminoácido na semente funciona como um estimulador do crescimento e desenvolvimento
O aminoácido na semente funciona como um estimulador do crescimento e desenvolvimento

Possibilidades

 

Os produtores de soja investiram no plantio desta cultura na primeira safra em detrimento do milho. É muito provável que a possibilidade de investir no plantio de milho na segunda safra contribuiu para esse fenômeno.

Além disso, a grande produção da safra passada impactou os preços e afetou a comercialização da safra anterior, trazendo reflexos na área plantada na safra 2017/18. Com isso, o País deve cultivar aproximadamente 05 milhões de hectares de milho na primeira safra, 7,7% menor que a safra anterior, sendo a menor área semeada desde 1976/77.

A aplicação de aminoácidos na fase inicial do milho proporciona maior enraizamento
A aplicação de aminoácidos na fase inicial do milho proporciona maior enraizamento

O aumento da área plantada no Nordeste do País não foi suficiente para evitar a redução da área semeada no Brasil, atendendo apenas o consumo local. O aumento da área de plantio do milho na segunda safra (Figura 2) começou a ser mais acentuada a partir de 2005/06, continuando a crescer até esta recente safra de 2017/18, quando ocorreu uma queda de 5,6%, totalizando hoje cerca de 11,5 milhões de hectares.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Floresteca – A maior produtora de teca do mundo

A Teak Resources Company (TRC) tem grandes extensões de terras plantadas com teca localizadas nas regiões centro-sul do Mato Grosso e Sudeste do Pará,...

A hora da colheita da manga

Givago Coutinho Engenheiro agrônomo e doutor em Fruticultura givago_agro@hotmail.com Herick Fernando de Jesus Silva Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia/UFU herickfernando@gmail.com   O critério mais usado para a...

Produtores reclamam de antecipação do vazio sanitário da soja

Não agradou em nada aos produtores de soja de Mato Grosso a antecipação do período do vazio sanitário da oleaginosa, que passará do dia...

Desempenho da soja em área de pousio, sucessão e rotação de culturas

A Fundação MT desenvolve, há nove safras consecutivas, um estudo sobre o desempenho da soja em área de pousio, sucessão e em rotação de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!