26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiBiopesticida harpina aumenta imunidade das plantas

Biopesticida harpina aumenta imunidade das plantas

Crédito Shutterstock

Pesquisadores da Universidade de Hyderabad (UoH) descobriram que a aplicação do biopesticidaharpina pode aumentar a capacidade imunológica das plantas por meio do uso da nanotecnologia. O sistema consiste na injeção de nanopartículas de quitosana carregadas com harpina, que reduz os efeitos da infecção fúngica.

De acordo com os pesquisadores, os testes da nova tecnologia feitos nas plantas de tomate resultaram na diminuição de 80% das infecções provocadas por fungos. Segundo eles, o objetivo do trabalho foi encontrar uma forma de combater as principais doenças que afetam a cultura do tomate de uma forma mais eficiente e sustentável, uma vez que os produtos químicos geralmente não são degradados facilmente no solo, exercendo um efeito prejudicial no meio ambiente.

Os cientistas explicaram que se usam as formas de patógenos para proteção subsequente contra o mesmo patógeno. Desta forma, eles utilizaram a proteína bioativaharpina, que é extraída de uma bactéria fitopatogênica que tem como principal característica ser biodegradável. “A capacidade das nanopartículas de quitosana de penetrar na planta através dos poros das folhas e se espalhar nas células foi aproveitada para obter os melhores resultados“, comentam.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Perfilhamento da cana é favorecido pelo uso de biológico no sulco de plantio

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância no Brasil, país que ocupa a primeira posição entre os maiores produtores do mundo, além de ser uma excelente alternativa energética. O plantio convencional é um dos problemas desta cultura, devido ao gasto excessivo de colmos que poderiam ser destinados à indústria, além de aumentar o risco de difusão de pragas e doenças. A cana é extremamente dependente da adubação nitrogenada, por ser o nitrogênio um dos nutrientes responsáveis pela sua nutrição, absorvido em maior quantidade.

Filmes plásticos na produção de tomate e pimentão

A produtividade de pimentões e tomates pode aumentar de 250% a 500%, quando cultivados em ambiente protegido em relação ao campo aberto.

Surto mundial de vira-cabeça deixa setor em alerta

Entre as culturas mais afetadas estão o tomate e a alface, que já amargaram prejuízos de 100%, devido à morte rápida da planta Vira-cabeça...

TARGA MAX é nova solução IHARA contra gramíneas resistentes e milho voluntário

  Aumento dos casos de resistência de algumas gramíneas e dos desafios no manejo do milho voluntário levam a IHARA a lançar um herbicida altamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!