21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, janeiro 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPanorama nacional de produção de bananas

Panorama nacional de produção de bananas

Crédito Léa Cunha

“Ainda que a banana seja uma das frutas de maior demanda via exportação, a maior parcela da produção é destinada ao mercado nacional, pois ela é a segunda fruta mais consumida pelas famílias brasileiras, superada apenas pela laranja“, afirmam os especialistas da FRUPEX, Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais, e professores do Curso a Distância CPT Produção de Banana.

Atualmente, no Brasil, são produzidas 170 mil toneladas de banana prata e nanica. De acordo com o IBGE ” Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Bom Jesus da Lapa (BA) é o maior produtor brasileiro. O aumento na produção e a qualidade dos frutos colocaram o município baiano nessa prestigiada posição.

Anualmente, a Associação do Projeto Formoso produz 170 mil toneladas de banana prata e nanica (em mais de 08 mil hectares), o equivalente a 2,5% da produção nacional. A maior parte dessa produção de banana segue para Brasília, Goiânia e Salvador

 

Exigências de mercado

 

Segundo Áurea Fabiana Apolinário de Albuquerque Gerum, doutora e pesquisadora do Núcleo de Ações Estratégicas da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o rendimento médio nacional é de 14,8 t por hectare.

“Quanto à demanda de mercado, os consumidores levam muito em conta o tempo de prateleira e a divisibilidade (compra-se a penca, o cacho, e come-se uma banana por vez), é saborosa e rica em nutrientes (sobretudo potássio, que evita câimbras). Ademais, é uma das frutas mais presentes nos supermercados, quitandas, sacolões e feiras livres, com preço acessível e disponível por todo o ano“, considera a pesquisadora.

Ao falar sobre rentabilidade, Áurea Fabiana diz que depende da variedade, da região produtora e do nível de tecnificação na produção, assim como o custo de produção. “No primeiro ano é normal a receita líquida ser negativa, devido aos custos de implantação do pomar. A partir do segundo-terceiro ano, a receita líquida é positiva“.

No fechamento de 2018, ela prevê que Sudeste e Nordeste continuarão à frente da produção de bananas, com 2,34 e 2,16 milhões de toneladas, respectivamente. Juntas, essas regiões correspondem a cerca de 2/3 da produção nacional de banana.

Àfrente da produção estão as variedades ‘Prata’, como a ‘Prata Anã’, no Nordeste, seguidos por Sudeste e Sul, enquanto a banana da Terra (ou comprida) sobretudo no Norte, seguida pela região Nordeste. Já as do tipo Cavendish (Nanica e Nanicão), no Sul e Sudeste.

 

Nichos de mercado

 

O segmento de orgânicos; bananas de tamanho pequeno a médio porte (para consumir por inteiro, de uma só vez; público infantil); produção rastreável (certificada, com código de rastreabilidade) e responsável ambiental e socialmente (sobretudo com relação às regras de trabalho das pessoas envolvidas no cultivo), fairtrade são nichos fortes e emergentes, no mercado atual.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Beauveria – Excelente opção no controle da mosca-branca

  Anderson Gonçalves da Silva Doutor e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Paragominas " PA, Núcleo de Estudos em Manejo Integrado...

Produtores de soja superam adversidades climáticas

Manejo nutricional contribui para diminuir os efeitos dos estresses hídricos e térmicos A instabilidade climática, com chuvas irregulares no volume e distribuição registradas até fevereiro deste ano,...

Diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva de maçã

  César Luis Girardi Pesquisador em Fisiologia Pós-Colheita da Embrapa Uva e Vinho A produção brasileira de maçãs expandiu-se significativamente nas últimas duas décadas. Além da tradição...

Como alcançar mais produtividade na cebola

A cultura da cebola possui exigência nutricional semelhante às demais plantas, necessitando de todos os macro e micronutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Estes nutrientes, em sua maior parte, são fornecidos às plantas por meio da adubação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!