29.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiComo cultivar acelgas

Como cultivar acelgas

Glaucio da Cruz Genuncio

Professor de Fruticultura ” Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

glauciogenuncio@gmail.com

Elisamara Caldeira do Nascimento

Doutora em Agronomia e professora da Sesitec – MT

Talita de Santana Matos

Doutora em Agronomia

Rafael Campagnol

Professor de Olericultura – UFMT

Crédito Shutterstock

A acelga (Beta vulgaris) é da família das Quenopodiáceas (a mesma da beterraba), porém, e diferentemente desta, a parte consumida é a aérea, e podem ser comercializadas tanto com a apresentação de folhas verdes e compactas até vermelhas e roxas, dependendo da variedade plantada.

O excelente desenvolvimento das folhas e do talo é o diferencial deste cultivo. Um cuidado especial é a não confusão da acelga com a couve chinesa (Brassicapekinensis). Atualmente, a acelga é uma planta muito utilizada na produção de microverdes.

Quanto às qualidades organolépticas, a acelga é uma planta que se destaca por seu conteúdo de vitaminas A e C, além de fibras e de seu acúmulo de cálcio e ferro. Quanto aos aspectos agronômicos básicos, ao se cultivar a acelga, respostas produtivas são obtidas quando são cultivadas em temperaturas entre 15 e 30°C, UR entre 60 a 80% e irradiância entre 1.200 a 1.500 µmol de fótons m-2s-1, além de pluviosidade entre 1.000 a 1.200 mm.

 

Cultivo protegido

 

O cultivo da acelga em ambiente protegido apresenta inúmeras vantagens, tais como a redução significativa do ataque de pragas e doenças, a eliminação de intempéries que podem ocasionar danos e perdas produtivas causadas pela chuva ou pelo vento. Ressalta-se, ainda, que o cultivo protegido engloba um conjunto de práticas e tecnologias utilizadas pelos produtores para um cultivo mais seguro de plantas, como a acelga.

Por outro lado, para uma maior eficiência do uso deste tipo de cultivo, torna-se necessário compreender a inter-relação da acelga com fatores microclimáticos dentro do ambiente protegido. Por assim dizer, o cultivo da acelga pode ser afetado por diversos fatores, tais como: ambientais, genéticos (variedades) e fisiológicos, como: transpiração, respiração, absorção de água e elementos minerais e seu transporte; além do clima, temperatura, fotoperíodo, entre outros.

Especificamente, tanto a qualidade quanto a quantidade de luz afetam consideravelmente o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais. Sendo assim, o uso de ferramentas que possibilitem o controle no que diz respeito à radiação solar podem promover o aumento da precocidade, produtividade e permitir a produção fora de época da acelga.

 

Inovação

O excelente desenvolvimento das folhas e do talo é o diferencial deste cultivo – Crédito Pixabay

Uma das principais inovações no assunto está relacionada a modificações ambientais em função do uso de filmes ou malhas de cobertura que alteram o balanço de radiação do sistema composto pela planta, solo e atmosfera.

Esta tecnologia pode propiciar aumentos à produtividade de até 200% na acelga, a partir do efetivo controle de temperatura no interior da casa de vegetação, do uso de telas de sombreamentos termorrefletoras ou com pigmentos que selecionam o comprimento de onda mais eficaz no processo de fotossíntese, maximizando o aproveitamento da energia solar.

Além disso, a associação do cultivo protegido às técnicas de fertirrigação e hidroponia apresenta melhorias no controle nutricional da acelga, com a aplicação de nutrientes baseada em curvas de absorção e doses diárias nas quantidades necessárias e de acordo com o estádio da cultura, além da redução no ataque de patógenos do solo, tais como fungos e bactérias.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Híbridos triplos: Antracnose do sorgo sob controle

Autores Pedro César de Oliveira Ribeiro pedroc.ribeiro14@gmail.com Ronaldo Machado Junior ronaldo.juniior@ufv.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Genética e Melhoramento – Universidade Federal...

Monitoramento de umidade do solo – Viável até para pequenos produtores

  Diante da maior crise hídrica dos últimos tempos, a saída para o agricultor que irriga é, sem dúvida, lançar mão de soluções inovadoras baseadas...

Embrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017

Para a 24ª edição da Hortitec " Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas que acontece em Holambra (SP), de 21 a...

A importância do gesso agrícola no condicionamento do solo

Autores Wedisson Oliveira Santos Professor de Adubos e Adubação, Fertilidade e Química do Solo - Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), Universidade Federal de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!