29.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosNova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

Nova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

 

Group of people planting vegetable in greenhouse

A Momentive acaba de lançar mais uma solução inovadora no mercado agrícola brasileiro: o Silwet* ECO, primeiro e único adjuvante aprovado pelo IBD, órgão certificador de insumos para cultivo orgânico no País. Trata-se de um superespalhante que traz inúmeras vantagens para o agricultor, como maior rendimento e facilidade no manejo do produto, redução dos custos operacionais, economia de água, resistência à chuva, entre outras.

O Silwet* ECO maximiza a cobertura de pulverização em até 10 vezes, com uma única aplicação, na comparação com um adjuvante convencional. “Com isso, é possível eliminar até 70% do volume de água aplicado em razão da maior cobertura proporcionada pelo adjuvante em toda a superfície, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente“, explica Marcos Belle, gerente de Marketing de Agricultura da Momentive na América Latina.

O executivo acrescenta que essa economia de água, associada à melhor performance do tratamento, otimiza os custos e ainda diminui os impactos ambientais da pulverização agrícola. Outra característica do produto é a baixa formação de espuma, resultando em menos desperdício.

Devido a sua composição à base de um silicone modificado, que reduz significativamente a tensão superficial, o adjuvante possibilita grande cobertura foliar e rápida penetração vegetal, o que torna o tratamento resistente à chuva em poucos minutos após a sua pulverização.

Essa característica também proporciona maior rendimento, já que é possível aumentar a área tratada com o mesmo tanque de pulverização. “Como resultado, o agricultor alcança a máxima eficiência dos componentes ativos da mistura aplicada e, ao mesmo tempo, economiza tempo e obtém ganhos operacionais“, destaca o executivo da Momentive.

Com a otimização no processo de pulverização, há ainda a redução da circulação do veículo pela propriedade e, consequentemente, dos custos com mão de obra e combustível. “A diminuição do tráfego possibilita ainda menor compactação do solo, fator relevante para o desenvolvimento dos cultivos“, acrescenta Marcos Belle.

O Silwet* ECO também está na lista dos produtos certificados pelo OrganicMaterialsReviewInstitute (OMRI), um instituto global que assegura a adequação de produtos para fabricação, manuseio e processamento orgânico.

Atualmente, o adjuvante é comercializado pelo distribuidor Rizobacter, que oferece suporte técnico e especializado aos clientes.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sensor de inversão térmica evita deriva na pulverização

O sensor de inversão térmica é um equipamento composto por sensores meteorológicos, acoplados a um sistema de aquisição de dados (datalogger), permitindo o monitoramento da temperatura do ar em altitude, estando conectados não só em torres no campo, como em tratores, ou mesmo em aviões agrícolas.

DaColheita destaca qualidade da uva produzida no interior de São Paulo

Primeiro lote de exportação da uva gourmet Pilar Moscato para Hong Kong foi acondicionado nas conservadoras da linha pós-colheita da Termotécnica A Termotécnica participa de dois eventos de...

Show Rural Coopavel – Sucesso de tecnologia e inovação

O Show Rural Coopavel, que acontecerá em sua 27ª edição, a ser realizada de 2 a 6 de fevereiro de 2015, apresentará grandes tecnologias...

As vantagens da irrigação por gotejamento

Carlos Reisser Júnior Doutor e pesquisador do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado carlos.reisser@embrapa.br   O primeiro registro que se tem com a tentativa de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!