20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBrasil promove uma das maiores feiras de café do mundo

Brasil promove uma das maiores feiras de café do mundo

Semana Internacional do Café bate recorde e se consolida como um dos maiores eventos de café do mundo, com mais de 20 mil visitantes e 42 milhões em negócios iniciados

 

Crédito Fransérgio Leão

Ninguém duvida que Belo Horizonte (MG) é a capital nacional do café. E esta máxima foi, mais uma vez, reforçada entre os últimos dias 07 e 09 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC). O balanço final da sexta edição do evento surpreendeu até a organização, com números que bateram todos os recordes.

O maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil, e um dos principais do mundo, registrou um número histórico de público de 20 mil visitantes. Foram iniciados R$ 42 milhões em negócios (apurados até o fechamento desta edição), o que representa incremento de 20% em relação à edição realizada em 2017.

“Foi um evento incrível. Nesta edição registramos muitos negócios sendo realizados já durante a feira, os compradores provaram cafés e fecharam negócios ali mesmo no estande“, comemora o diretor de planejamento da Café Editora, Caio Alonso Fontes.

Ele acrescenta que nas mesas de cupping estavam presentes diversos expositores e isso demonstra o crescimento do pequeno produtor já fazendo negócio direto com o comprador. “O mundo pôde conhecer a força da nossa comunidade do café nacional, como avançamos no mercado de especiais e na relação entre todos os elos da cadeia produtiva do café“, destaca a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença.

 

Superioridade

 

Mais de 50 mil cafés foram degustados nos três dias, mais de 250 compradores internacionais vindos de 60 países distintos, e um número superior a 160 expositores marcaram presença na feira. “Achei espetacular. Volume de público altíssimo, qualidade, volúpia e fúria de compra. Era expor o produto e ele acabar em seguida“, diz Edgard Nami, expositor da Café Store.

Para o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, “o Brasil reforça sua presença no mercado internacional do café, deixando de ser vendedor de commodity para vender a experiência de beber café“.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cafeicultor pode usar inseticida contra broca

Os cafeicultores de Minas Gerais poderão dar continuidade ao uso do princípio ativo ciantraniliprole, inseticida que auxilia no combate à broca-do-café (Hypothenemushampei). A permissão...

Vietnã produz 29,7 milhões de sacas de café robusta

A produção mundial de café prevista para a safra 2021-2022 foi estimada em 164,8 milhões ...

Multitécnica comemora 25 anos de história

  Ao longo desta trajetória de 25 anos no agronegócio, a Multitécnica sempre acreditou na parceria entre a pesquisa e a indústria como forma de...

Zinco – Fundamental no pós-esqueletamento de cafeeiros

Autora Dalyse Toledo Castanheira Professora na área de cafeicultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV) dalysecastanheira@hotmail.com   As podas se destacam como uma importante...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!