20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, janeiro 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFemagri Cerrado - Tecnologia digital gerando valor à cafeicultura

Femagri Cerrado – Tecnologia digital gerando valor à cafeicultura

Evento aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, com as principais marcas do agronegócio apresentando novidades que aumentam a produtividade e melhoram o manejo nas lavouras de café

Linhas de crédito mais acessíveis, acesso à operação barter – em que o cafeicultor paga sua compra utilizando do próprio café como moeda de troca -, lançamentos e novidades do mercado, tecnologia digital e negócios com valores mais atraentes e com mais possibilidades de negociação. Todas essas vantagens estiveram ao alcance de produtores do Cerrado Mineiro e Alto Paranaíba durante a 4ª edição da Feira do Cerrado (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas do Cerrado), que aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, em Coromandel (MG).

Com o tema ‘Tecnologia digital gerando valor à cafeicultura’, neste ano a feira teve grande foco na inovação e em como a tecnologia digital pode melhorar a rentabilidade, a competitividade e a qualidade de vida do homem do campo. Softwares, produtos, máquinas e equipamentos foram apresentados por 66 expositores, em uma área de 21 mil metros quadrados, sendo 9 mil metros de área coberta que concentrou, ao todo, 72 estandes de fornecedores das mais diferentes áreas, com recursos que vão da gestão e manejo à colheita da safra.

“Apesar do preço do café estar em baixa, a Femagri Cerrado superou nossas expectativas, isso porque com tecnologia e investimento em maquinários o produtor consegue diminuir seus custos, que é exatamente o que ele precisa nesse momento. Assim ele pode otimizar seus ganhos e melhorar a rentabilidade, e para tal apresentamos o que há de melhor para a cafeicultura. Nosso cooperado teve acesso a esses produtos com condições de pagamento diferenciado”, conta Luiz Fernando, gerente de filial Cooxupé.

Organização

Realizada anualmente pela Cooxupé, a organização busca, a cada edição, inovar com a presença de empresas que possam agregar mais novidade e tecnologia ao cafeicultor, especialmente aos produtores da região de Coromandel, que, por ter uma topografia mais plana, facilita a mecanização.

Entre os destaques de 2019 para a feira esteve a usina solar fotovoltaica – uma solução em geração de energia solar, via placas fotovoltaicas, que também podem ser aplicadas em empreendimentos rurais e cujo investimento pode significar ao produtor mais economia pela geração da própria energia.

A técnica de plasticultura com uso do mulching na cultura do café (filme plástico para cobertura de solo, que ajuda a reduzir a amplitude térmica e diminuir o surgimento de plantas daninhas) também foi uma das novidades.

O estande de nutrição animal da Cooxupé, com produtos também para a pecuária, apresentou mais de 60 tipos de rações e concentrados para bovinos, equinos, suínos, caprinos, aves de corte e postura, além de suplementos minerais e proteinados.

Como a feira é pensada para receber também toda a família, também contou com o Espaço Kids – área de recreação para crianças, Espaço Beleza – que ofereceu serviços estéticos, praças de alimentação, Empório Cooxupé – com souvenirs e produtos que levam a marca da cooperativa, e ainda o Programa Nespresso, com o mais novo produto da Cooxupé, a Máquina de Café Expresso para sachê, apresentada ao público durante a Femagri.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cafeicultura brasileira deseja mais sustentabilidade

Cecafé trabalha para evidenciar leis existentes e o salto em qualidade e sustentabilidade, que proporcionaram evolução social e ambiental dos cafés do Brasil

Neem – A arma contra lagartas do tomateiro

Janaina Marek Engenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Produção Vegetal - Universidade Estadual do Centro-Oeste janainamarek@yahoo.com.br Edina Costa Delonzek Bióloga e mestranda em Produção Vegetal - Universidade Estadual...

Tecnologia inédita garante maior resistência às plantas

Novo fertilizante foliar desenvolvido pela Kimberlit Agrociências será um dos destaques da empresa durante o Congresso da ANDAV Durante a fase de desenvolvimento, as plantas...

Congresso Aeroagrícola acontece em Sertãozinho

O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que vai até quinta-feira (dia 1º) em Sertãozinho, já definiu que fica na cidade para o ano que vem, quando terá sua edição de abrangência latino-americana. O anúncio ocorreu na noite dessa terça-feira (30), durante a solenidade de abertura oficial da programação, que na verdade já havia começado pela manhã – movimentando os mais de 140 expositores e três auditórios onde 42 palestras e debates se revezam nos três dias de programação. Realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o evento reúne toda a cadeia de fornecedores e desenvolvedores de tecnologias, além de fabricantes de aviões, de um setor onde o Brasil é o segundo maior mercado mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!