18.5 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoLivro analisa resultados de diagnóstico de produtores de maracujá do DF

Livro analisa resultados de diagnóstico de produtores de maracujá do DF

Crédito Ana Maria Diniz

O segundo volume da obra “Maracujá: prospecção de demandas para pesquisa, extensão rural e políticas públicas baseadas na adoção e no impacto de tecnologias” apresenta os resultados da Expedição Safra Brasília – Maracujá, evento promovido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) em parceria com a Emater-DF e a Embrapa em 2017 para diagnosticar a cadeia produtiva do maracujá no DF.

Indicado para produtores, pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas rurais e organizações relacionadas ao setor de fruticultura, o livro tem como editores técnicos os pesquisadores Fábio Faleiro e Francisco Rocha, da Embrapa Cerrados (DF), além dos extensionistas da Emater-DF Geraldo Magela Gontijo e Loiselene Rocha.

A publicação analisa o perfil dos produtores, as características dos sistemas de produção, bem como o conhecimento, a motivação, a adoção e o impacto de tecnologias no sistema de produção de maracujá no Distrito Federal, onde a fruticultura representa uma alternativa de geração de emprego e renda, e o cultivo do maracujá uma importante opção do ponto de vista mercadológico.

A avaliação foi realizada com o uso do Diagnóstico Comportamental da Atividade Produtiva (DCAP), um método de avaliação de resultados do público de interesse. Os procedimentos de operacionalização do DCAP estão apresentados e discutidos no volume 1 da obra, que também contextualiza a fruticultura no DF. O foco do diagnóstico são os problemas que os produtores apresentam ao interagirem com o sistema de produção, por exemplo, com fatores relacionados ao solo, planta, clima, água, processamento, entre outros.

Na análise, são apresentadas as principais lacunas de aprendizagem, no contexto do conhecimento, as motivações que levam os produtores a explorarem a cultura do maracujá no DF e as ações desempenhadas por eles. São analisados, também, dados relacionados à adoção de tecnologias e de impactos observados com essa cultura. Tanto o conhecimento quanto a motivação são fatores que interferem diretamente no desempenho do grupo de produtores entrevistados na atividade produtiva. Casos de sucesso observados durante a realização da Expedição Safra Brasília – Maracujá também são apresentados.

Segundo os autores, os resultados e informações apresentados no livro são importantes para os fruticultores, produtores de maracujá, pesquisadores, técnicos e gestores públicos, considerando o desenvolvimento da fruticultura com base na parceria entre pesquisa, extensão rural, gestão pública e produtores. “Os problemas e demandas identificados nas entrevistas podem orientar as ações de pesquisa, transferência de tecnologia, assistência técnica e extensão rural e na elaboração de políticas públicas”, afirma o pesquisador Francisco Rocha.

O livro pode ser baixado gratuitamente em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1108799/expedicao-safra-brasilia-maracuja-prospeccao-de-demandas-para-pesquisa-extensao-rural-e-politicas-publicas-baseadas-na-adocao-e-no-impacto-de-tecnologias

ARTIGOS RELACIONADOS

Plantio direto de cebola não deixa dúvidas sobre seus benefícios

Leandro Hahn Engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas na Estação Experimental de Caçador (SC), Epagri, e professor da...

FLV IV Gama – A Solução para Uma Alimentação Saudável

São Paulo sediará o maior e mais importante evento sobre o mercado de FLV IV Gama (Frutas, Legumes e Verduras Minimamente Processados) do Brasil,...

Pinta-preta – Perigo ronda lavouras de tomate e batata

Cultivos de tomateiro e batateira destacam-se por apresentarem um amplo histórico de problemas fitossanitários, responsáveis por perdas significativas na produção.

Trigo ganha o Cerrado Mineiro com um dedo da Coopadap

Autor Antônio Sergio de Souza Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal – Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Rio Paranaíba A cultura do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!