26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosTrigo ganha o Cerrado Mineiro com um dedo da Coopadap

Trigo ganha o Cerrado Mineiro com um dedo da Coopadap

Autor

Antônio Sergio de Souza
Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal – Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Rio Paranaíba
Fotos: Coopadap

A cultura do trigo encontrou no Cerrado temperaturas amenas no inverno e baixo índice pluviométrico na colheita, garantindo seu diferencial, a excelente qualidade sanitária, com alta qualidade industrial e ótimo peso hectolitro com maior extração de farinha.

Na década de 80 acontece a introdução da cultura do trigo no Cerrado Mineiro, na região do Padap, Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (São Gotardo, Rio Paranaíba e outras cidades), sendo então introduzido por agricultores oriundos do Paraná, com sementes trazidas do Estado.

Desde o princípio de sua implantação a cultura do trigo apresentou uma excelente adaptação ao clima da região do Cerrado, com temperaturas amenas no inverno e baixo índice pluviométrico, no período de colheita, que ocorre de agosto a setembro, garantindo assim uma alta qualidade industrial.

Desenvolvimento do trigo específico para o Cerrado

A pesquisa para o desenvolvimento das primeiras variedades de trigo, específicas para o Cerrado Mineiro, foram testadas na Fazenda Experimental da Coopadap Semente no município de Rio Paranaíba, em apoio a projetos de pesquisa de empresas públicas, como a Embrapa; IAC; Epamig; UFV e Coodetec, resultando em variedades específicas para o Cerrado, tais como: MGS-3/Brilhante da Epamig, que foi recomendada para o plantio em sequeiro, no mês de março; as variedades BRS-264 e BRS-254 da Embrapa, que foram recomendadas para o plantio irrigado em pivô central.

Pioneirismo e genética inteligente

A Coopadap Sementes firmou parceria de pesquisa, com a Coodetec, em 2007, para o desenvolvimento genético de novas variedades de trigo. Em 2010, em função da severidade do ataque de brusone do trigo (Pyricularia grisea), na região do Cerrado, os trabalhos de melhoramento genético foram intensificados, com o cruzamento de variedades resistentes com variedades adaptadas ao Cerrado, em busca de variedades específicas, com o ganho das características de resistência genética, principalmente ao brusone.

A parceria com a Biotrigo veio em 2014, e ampliou o desenvolvimento das variedades adaptadas às condições ambientais do Cerrado Mineiro, com as características de resistência, as principais doenças da triticultura.

Em 2018, a Coopadap Sementes expande sua área de atuação, e passa a fornecer sementes adaptadas de trigo, para novas regiões de Cerrado em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

TBIO Aton, uma variedade específica para o Cerrado

Em 2020, finalmente acontece o lançamento da variedade de trigo específica para Cerrado, a TBIO Aton Cerrado, variedade com característica de moderada resistência ao Brusone, e moderada resistência ao acamamento, fornecendo um novo padrão de tolerância ao estresse hídrico, com característica de alto potencial produtivo.

Para o ano de 2021, a Biotrigo e a Coopadap Sementes já preparam o lançamento de uma nova variedade de trigo para Cerrado, TBIO Duque, variedade de trigo branqueador, com característica de moderada resistência ao brusone.

Atualmente a Coopadap Sementes disponibiliza aos produtores, variedades de trigo adaptadas ao Cerrado, da Embrapa Trigo e da Biotrigo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Redivo se surpreende com resultados da Expocafé

Pelo segundo ano a Redivo participou da Expocafé. “O Sul de Minas é uma região extraordinária e tem muita coisa a ser explorada. Então,...

Novidades para preparo do solo

Diego Weslly Ferreira do Nascimento Santos Doutorando em Engenharia Agrícola/Universidade Federal de Viçosa Haroldo Carlos Fernandes Professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola/Universidade Federal de Viçosa haroldo@ufv.br   A forma...

Cultivar apresenta suprimentos para a hidroponia

A Cultivar pretende expandir sua atuação na comercialização de produtos e serviços direcionados para os cultivos hidropônicos, e o Encontro de Hidroponia apresentou-se uma...

Monitoramento é a base para o manejo de pragas do cafeeiro

Laila de Carvalho Henrique Coordenadora de Ensino e Extensão do Gefit - Universidade Federal de São João del Rei lailah94@gmail.com Gilberto Pereira Lopes Gabriela Diniz Amorim Assistentes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!