19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosTrigo ganha o Cerrado Mineiro com um dedo da Coopadap

Trigo ganha o Cerrado Mineiro com um dedo da Coopadap

Autor

Antônio Sergio de Souza
Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal – Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Rio Paranaíba
Fotos: Coopadap

A cultura do trigo encontrou no Cerrado temperaturas amenas no inverno e baixo índice pluviométrico na colheita, garantindo seu diferencial, a excelente qualidade sanitária, com alta qualidade industrial e ótimo peso hectolitro com maior extração de farinha.

Na década de 80 acontece a introdução da cultura do trigo no Cerrado Mineiro, na região do Padap, Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (São Gotardo, Rio Paranaíba e outras cidades), sendo então introduzido por agricultores oriundos do Paraná, com sementes trazidas do Estado.

Desde o princípio de sua implantação a cultura do trigo apresentou uma excelente adaptação ao clima da região do Cerrado, com temperaturas amenas no inverno e baixo índice pluviométrico, no período de colheita, que ocorre de agosto a setembro, garantindo assim uma alta qualidade industrial.

Desenvolvimento do trigo específico para o Cerrado

A pesquisa para o desenvolvimento das primeiras variedades de trigo, específicas para o Cerrado Mineiro, foram testadas na Fazenda Experimental da Coopadap Semente no município de Rio Paranaíba, em apoio a projetos de pesquisa de empresas públicas, como a Embrapa; IAC; Epamig; UFV e Coodetec, resultando em variedades específicas para o Cerrado, tais como: MGS-3/Brilhante da Epamig, que foi recomendada para o plantio em sequeiro, no mês de março; as variedades BRS-264 e BRS-254 da Embrapa, que foram recomendadas para o plantio irrigado em pivô central.

Pioneirismo e genética inteligente

A Coopadap Sementes firmou parceria de pesquisa, com a Coodetec, em 2007, para o desenvolvimento genético de novas variedades de trigo. Em 2010, em função da severidade do ataque de brusone do trigo (Pyricularia grisea), na região do Cerrado, os trabalhos de melhoramento genético foram intensificados, com o cruzamento de variedades resistentes com variedades adaptadas ao Cerrado, em busca de variedades específicas, com o ganho das características de resistência genética, principalmente ao brusone.

A parceria com a Biotrigo veio em 2014, e ampliou o desenvolvimento das variedades adaptadas às condições ambientais do Cerrado Mineiro, com as características de resistência, as principais doenças da triticultura.

Em 2018, a Coopadap Sementes expande sua área de atuação, e passa a fornecer sementes adaptadas de trigo, para novas regiões de Cerrado em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

TBIO Aton, uma variedade específica para o Cerrado

Em 2020, finalmente acontece o lançamento da variedade de trigo específica para Cerrado, a TBIO Aton Cerrado, variedade com característica de moderada resistência ao Brusone, e moderada resistência ao acamamento, fornecendo um novo padrão de tolerância ao estresse hídrico, com característica de alto potencial produtivo.

Para o ano de 2021, a Biotrigo e a Coopadap Sementes já preparam o lançamento de uma nova variedade de trigo para Cerrado, TBIO Duque, variedade de trigo branqueador, com característica de moderada resistência ao brusone.

Atualmente a Coopadap Sementes disponibiliza aos produtores, variedades de trigo adaptadas ao Cerrado, da Embrapa Trigo e da Biotrigo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo protegido: Aditivos nos filmes plásticos melhoram a eficiência?

No cenário agrícola atual, está cada vez mais crescente a prática do cultivo em ambiente protegido, porque possibilita o controle dos fatores abióticos no cultivo, como temperatura, umidade do ar, intensidade de luz e velocidade do vento. Protege, também, de chuvas e granizo, além de possibilitar o cultivo contínuo de determinada cultura, diminuindo a sazonalidade de oferta do produto (Hortifruti Brasil, 2014)

Vantagens – Adubação verde e plantio direto em hortaliças

Sebastião Wilson Tivelli Doutor e pesquisador da APTA tivelli@apta.sp.gov.br Luis Felipe VillaniPurqueiro Doutor e pesquisador do IAC-APTA felipe@iac.sp.gov.br Cristiani Kano Doutor e pesquisador do Polo Regional Leste Paulista- APTA ckano@apta.sp.gov.br   Há uma escassez...

Gestão da umidade faz a diferença na colheita do milho

Faltando poucos dias para finalizar a colheita do cereal no Brasil, produtora rural aposta em tecnologia para controle de umidade do grão

Como preparar-se para o cultivo de abacate

Mariana Freire Alberti Mestranda PPG Fitotecnia " ESALQ/USP mariana.falberti@gmail.com Edypol Guilherme Baptista Mestre em Fitotecnia " ESALQ/USP   Para a maioria das espécies frutíferas, a aquisição ou preparo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!