18.5 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoProdutividade nem sempre rima com lucratividade

Produtividade nem sempre rima com lucratividade

Autor

Amélio Dall’Agnol
Pesquisador da Embrapa Soja
amelio.dallagnol@embrapa.br

Produzir bem é o desejo e uma necessidade que todo o agricultor tem para sobreviver no campo e com dignidade. Para que isto aconteça, ele precisa não apenas produzir bem, mas também ter renda. O lucro deve ser o objetivo principal de qualquer empreendimento agrícola. De que serve ser campeão de produtividade, mas ter prejuízo? Não faz o menor sentido. Produtividade rima com lucratividade.

Soma de fatores

A boa produtividade de uma lavoura resulta da interação entre a planta e o ambiente, este representado pelo clima atmosférico e pelas condições químicas, físicas e biológicas que a planta encontra no solo.

O clima não pode ser modificado pelo agricultor, mas o solo pode ser transformado por um bom manejo. O Sistema Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária são ferramentas importantes na promoção dessa transformação. A maior produtividade é conseguida quando todos os fatores de produção, mas principalmente a água, estiverem presentes em condições ótimas.

O bom manejo de uma lavoura começa pela escolha de sementes de qualidade, de cultivar testada e recomendada para a região e estabelecida na época recomendada.  A quantidade de sementes não se traduz em maior produtividade pois, via de regra, poucas plantas por hectare tendem a produzir mais vagens por planta e compensar pelo seu menor número.

Estande

A população de plantas numa lavoura pode variar muito, sem afetar a produção. Populações de 150.000 ou 500.000 plantas por hectare, distribuídas uniformemente no terreno, podem resultar em produções idênticas ou muito próximas. O número de grãos por vagem, seu tamanho e peso, também interferem na produtividade e estas características podem mudar com a variedade, o local e a época de plantio.

O manejo adequado da fertilidade do solo é fundamental, e se realiza agregando os nutrientes necessários, em conformidade com as deficiências do mesmo, identificadas pela análise química de uma amostra representativa da área. Não é a quantidade de fertilizante o que mais importa para o sucesso financeiro de uma lavoura, mas sua utilização racional, pois o fertilizante é o insumo mais caro, razão pela qual não pode ser desperdiçado.

Por exemplo, porque desperdiçar dinheiro com o uso de nitrogênio (N) mineral, se o mesmo pode ser proporcionado à planta a um custo irrisório pela fixação biológica do N2 atmosférico, via inoculação?

O N é o nutriente mais demandado pela planta de soja e o mais caro. Resultados de pesquisa indicam que ele pode ser dispensado quando a semente for bem inoculada com bactérias do gênero Bradyrhizobium, capazes de captar o N2 atmosférico e transformá-lo em N amoniacal, que é absorvido pelas raízes da soja a um custo quase zero.

Máxima produtividade

No concurso de máxima produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, o campeão nacional do Concurso de Máxima Produtividade obteve 123,88 sacas de 60 kg/ha; um recorde histórico, embora obtido em área de apenas alguns hectares. Não é uma produtividade que se obtém corriqueiramente, mas dá uma ideia de até onde seria possível chegar.

Produtividade rima com lucratividade, mas quando a alta produtividade é obtida com custos irracionais, ela pode ser negativa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cresce a incidência da phoma cafeeira

  Adriano Augusto de Paiva Custódio Engenheiro agrônomo fitopatologista, IAPAR custodio@iapar.br Anselmo Augusto de Paiva Custódio Engenheiro agrônomo fitotecnista A Phoma pode causar depauperamento progressivo de órgãos aéreos reprodutivos e...

Passo a passo sobre a produção de mudas de couve

Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Evandro Silva Pereira Costa Engenheiro agrônomo edoutor em Fitotecnia...

Como cultivar acelgas

Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura " Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) glauciogenuncio@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Doutora em Agronomia e professora da Sesitec - MT Talita...

Perlka®

Este ano marca o 113º aniversário deste versátil fertilizante Perlka®, só para mostrar o quanto essa ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!