29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasQuatro novas variedades de cana-de-açúcar são liberadas para o plantio

Quatro novas variedades de cana-de-açúcar são liberadas para o plantio

 O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrante da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), anunciou, no final de 2014, quatro novas variedades RB de cana-de-açúcar. Em breve, elas serão liberadas para o plantio, devido ao fato de terem se destacado durante o processo de seleção e experimentação.
Uma delas, inclusive, a RB975201, já foi a décima variedade mais plantada no estado de Mato Grosso do Sul em 2014. Os materiais já estão em fase acelerada de multiplicação nas unidades conveniadas.
Segundo o pesquisador Roberto Chapola, da Ridesa/UFSCar, é importante que os produtores experimentem novos materiais para que possam aumentar suas opções para o plantio. “Nesse sentido, essas quatro pré-liberações mostraram grande potencial durante as fases de experimentação, muitas vezes superando os resultados dos padrões (variedades comerciais)“.
Chapola ressalta que os novos materiais são muito competitivos e resistentes às principais doenças da cultura. “Cada produtor possui necessidades específicas e, diante disso, a Ridesa tem trabalhado e continuará trabalhando intensivamente para suprir essas carências.“
Confira as pré-liberações da Ridesa/UFSCar e suas principais características:
· RB975952: opção para o início de safra nos melhores ambientes de produção;
· RB985476: possui altíssima produtividade, devendo ser colhida no meio de safra;
· RB975201: opção para o final de safra, excelente resposta nos melhores ambientes de produção e ausência de florescimento;
· RB975242: opção para o final de safra, não floresce e deve ser alocada em ambientes médios a restritivos.
As quatro pré-liberações da Ridesa/UFSCar foram apresentadas para profissionais de usinas e produtores de cana no final do ano passado, durante a Reunião Técnica Anual da instituição, em Ribeirão Preto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Por que o mercado consumidor aposta no trigo mineiro?

A qualidade do trigo produzido em Minas Gerais conquistou o mercado consumidor, desde a grande indústria moageira até a panificação artesanal. O trigo também é aposta para...

Produção de cana-de-açúcar sofre com estresses hídrico

A cana-de-açúcar enfrenta desafios sérios com estresse hídrico e redução na biomassa devido às condições climáticas adversas.

Plantio de tomate exige profissionalismo

  João Roberto do Amaral Junior Engenheiro agrônomo, consultor e assistente técnico do Grupo Andrade de Monte Mor e Sumaré (SP) O plantio de tomate no Brasil...

Lavouras irrigadas: Investimento ou custo?

Com a irrigação é possível disponibilizar água na quantidade e no momento certo; proporciona fazer até três safras em uma mesma área e uma melhor utilização...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!