19.4 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiTopseed Premium investe em sementes de mini-hortaliças

Topseed Premium investe em sementes de mini-hortaliças

 

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

Os minilegumes são rentáveis ao produtor e atendem tanto aos chefs de cozinha quanto aos pais interessados em uma refeição mais lúdica para estimular a educação alimentar dos filhos.

Produtos diferenciados e que agradam o paladar são cada dia mais procurados pelos consumidores brasileiros. Hortaliças com tamanhos e cores diferentes também fazem sucesso na decoração de pratos sofisticados.

Para atender essa demanda, a Topseed Premium, linha de sementes inovadoras da Agristar, com alta tecnologia para hortifruticultura, tem investido em sementes de mini-hortaliças e desenvolvido uma série de produtos, denominada Especialidades, diferenciados nos quesitos sabor, qualidade, formato, praticidade e facilidade de consumo.

O mais recente lançamento da linha são os minipimentões coloridos Apple Red, HoneyYellow e Mango Orange, que se destacam pelo sabor adocicado, formato reduzido, coloração (vermelho, amarelo e laranja) intensa, alta produtividade e brix elevado.

“Os minipimentões podem ser consumidos in natura como um petisco, grelhados ou em saladas. Para o produtor, eles oferecem alto valor agregado e são indicados para cultivo protegido. Apresentam peso médio de 14 g por fruto e alcançam produção média de 2,5 kg por planta“, explica o Especialista em Solanáceas da Agristar, Marcelo Becker de Almeida.

Linha Especialidades

A Topseed Premium apresenta também outros produtos especiais como o Tomatoberry (minitomate em forma de coração), a miniberinjela Milan, os tomates tipo grape nas cores vermelho (Mascot) e as novidades “chocolate“ (ricos em licopeno), amarelo e laranja, as mini abobrinhas verdes e amarelas Ball Squash (redondas), e os tomates tipo cereja (Dellycia) e mini-italiano (Piccolo), além das alfaces baby leaf e minialfaces.

Visualmente atrativas, essas variedades exóticas podem ser utilizadas na composição de pratos quentes, em saladas ou na confecção de canapés, sendo uma ótima opção para uma culinária sofisticada e mais saborosa.

Mercado

“O mercado de mini-hortaliças vem ao encontro do novo consumidor brasileiro, que elegeu o sabor e a qualidade como fatores determinantes para o consumo. As composições das dietas nutricionais, a praticidade e agilidade no manuseio dos alimentos, a compra de menores quantidades pelo consumidor final e a rastreabilidade na procedência do produto são algumas das tendências quanto ao tipo de hortaliça a ser consumida. Hoje, os minitomates são o carro-chefe desta segmentação, mas há também minicenouras, minialfaces, minibeterrabas, entre outras variedades, contribuindo para o crescimento desse mercado“, afirma o Gerente da Topseed Premium, Rafael de Morais.

Quando comparadas às variedades convencionais, as mini-hortaliças garantem mais vantagens ao produtor, pois são comercializadas com maior valor agregado. “Nesse mercado, o produtor tem a oportunidade de agregar valor ao seu produto e obter maior lucratividade em seu negócio em uma menor área de produção. Este é um mercado cuja demanda de produtos por parte do consumidor aumenta a cada dia e deve continuar a crescer pelos próximos anos, em quantidade de plantas e diversidade de materiais“, destaca o Coordenador Técnico de Vendas da Topseed Premium, Carlos Formoso.

 
Essa matéria você encontra na edição de fevereiro/2015 da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua!

ARTIGOS RELACIONADOS

As algas marinhas e a florada dos citros

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Paradoxos do nosso tempo

Hélio Casale - Engº Agrônomo desde 1961(ESALQ-USP) Paradoxo é um conceito que é ou parece contrário ao senso comum. Por outro lado,...

17 brássicas de alto desempenho

Nesta matéria, que é a terceira da coprodução entre o Canal do Horticultor e a Revista ...

Resultados da adubação potássica + extrato de algas em rúcula

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!