Autora
Paula Almeida Nascimento – Engenheira agrônoma, mestre e doutoranda – Universidade Federal de Lavras (UFLA) paula.alna@yahoo.com.br
“Mulching” é a aplicação de uma cobertura na superfície do solo, constituindo uma barreira física à transferência de energia e vapor d’água entre o solo e atmosfera. Dentre os materiais orgânicos, as coberturas mortas, destacam-se a palha de café, palha de arroz, palha de carnaúba, bagaço de cana, folha de banana, casca de pinus, serragem, raspa de madeira e capim. Já os materiais inorgânicos, os filmes plásticos confeccionados de polietileno são os disponíveis no mercado.
Desta maneira, a utilização do mulching nas bananeiras apresenta muitas vantagens:
– Combate e prevenção de ervas daninhas
– Redução da perda de água do solo
– Controle de microclima
– Diminuição de pragas e infestações diversas
– Controle da temperatura do solo
– Proteção do solo contra geadas ou outros agentes climáticos
– Eficiência no uso de água na irrigação
– Erosão reduzida do solo
– Manutenção de nutrientes
– Aumento da fertilidade do solo
– Evita problemas como a compactação e endurecimento da camada superficial do solo.
Diversidade
Em relação aos mulchings plásticos, há diferentes vantagens quanto à coloração do filme. Existe, no mercado, mulching de coloração preta na parte de baixo e branca ou prateada na parte de cima. A parte branca ou prateada do plástico diminui a temperatura do solo, sendo uma grande vantagem, pois o seu baixo aquecimento, quando exposta ao sol, evita a queima das folhas e frutos.
Assim, o plástico reflete a luz solar e direciona maior intensidade para as folhas mais baixeiras das plantas, o que auxilia em repelir insetos, melhora o processo de fotossíntese, proporciona desenvolvimento uniforme e ajuda a evitar o desenvolvimento de fungos nas folhas.
O mulching de coloração prata pode também ofuscar a visão de insetos voadores, enquanto que o mulching preto é o mais comum nos plantios agrícolas de diversas culturas e se caracteriza por aumentar a temperatura do solo, o que pode matar insetos de solo e aumentar o metabolismo de plantas de clima tropical.
Recomendações
A técnica deve ser implantada por meio da colocação do filme plástico na linha de plantio das bananeiras para cobrir a superfície do solo. Deve-se colocar o plástico no solo com cuidado a fim de evitar rompimento com a falta de cuidado do manuseio.
O plástico pode ser obtido com furos indicando o local da inserção das mudas. Sua instalação pode ser feita na hora do plantio com o auxílio de um implemento de arrasto, que vai desenrolando o plástico na linha de plantio e, consequentemente, colocando as mudas nos furos indicados. É possível, também, colocá-lo manualmente.
Culturas beneficiadas
A técnica do mulching foi utilizada inicialmente nas culturas de morango e abacaxi, mas, atualmente, vem se expandindo para outras culturas agrícolas, inclusive a bananeira, uma vez que seu uso possibilita um aumento significativo na produtividade e qualidade de frutos pelos motivos relatados anteriormente.
Um exemplo prático de campo com uso dessa técnica é justamente a eliminação das plantas daninhas. O uso da tecnologia do mulching possui vantagem econômica sobre as demais técnicas, como o uso de máquinas e ferramentas, bem como de herbicidas.
Vantagens e desvantagens
Embora o uso do mulching plástico na agricultura seja vantajoso, tem a desvantagem de ter uma durabilidade de aproximadamente 2 anos, após esse período deve ser trocado. No entanto, com o bananal já adulto esse processo se dificulta.
Além disso, pode haver problemas de poluição ambiental em função do descarte de forma irregular dos plásticos no ambiente. Assim, após a colheita, os filmes devem ser retirados, exigindo mais uso de mão de obra e deixando resíduos não biodegradáveis que se acumulam no solo.
Uma importante redução da poluição de resíduos é a substituição do polietileno por um filme plástico biodegradável que elimina a necessidade de remoção e reciclagem, além de ser facilmente metabolizado pelos microrganismos do solo.
Investimentos
Em relação aos custos, o mulching plástico nas dimensões de 1,60 m x 500 m tem um custo de R$ 350,00 a R$ 420,00, dependendo do tipo e coloração, sem contar o frete e a mão de obra de instalação. No entanto, o mulching vegetal, o produtor muitas vezes consegue de forma gratuita, com materiais da própria propriedade.
O custo-benefício da técnica é muito vantajoso para o produtor, visto que auxilia no controle das plantas daninhas e também melhora a retenção de água no solo. Portanto, a mão de obra utilizada na coleta e distribuição da cobertura morta deve ser considerada como um investimento, cujo retorno será obtido devido ao melhor controle da umidade do solo, com menor necessidade de irrigação e redução no número de capinas.