31.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCalagem e gessagem: Princípios para um plantio eficiente do morangueiro

Calagem e gessagem: Princípios para um plantio eficiente do morangueiro

Autor

Mário Calvino PalombiniEngenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Naturalvermelhonatural@hotmail.com

Plantação de morango – Crédito: Shutterstock

Existe uma diferença importante em calagem e gessagem. A primeira aumenta o pH do solo e reduz os teores de manganês, enquanto a gessagem somente altera os teores de manganês.

No caso da calagem, o primeiro processo é a retirada de uma análise de solo para determinar, além da quantidade, o tipo de calcário a ser empregado – o calcítico, que possui de 53 a 55% de CaO e 3 a 5% MgO, ou o dolomítico, que possui 28% de CaO e 16% MgO. Estas amostras devem ser feitas antecipadamente, considerando o tempo necessário para se obter os resultados.

Próximo passo

Uma vez estabelecidas as suas necessidades, o calcário deve ser colocado sobre o solo e incorporado a uma profundidade de 20 centímetros, utilizando, de preferência, arações seguidas de gradagens.

Após o processo de incorporação, existe um período de reação do calcário, que se não for do tipo filler, deve ser de 30 dias. Somente após este período, quando o pH estiver estabilizado, os adubos devem ser adicionados. Deve-se levar em consideração o regime de chuvas para determinar o tempo necessário para execução das tarefas.

O pH é um determinante na capacidade de absorção de nutrientes pela planta. O pH abaixo de 7.0 inicia a redução de capacidade de absorver molibdênio, e abaixo de 6.5 inicia a redução de capacidade de absorver cálcio e magnésio.

O pH abaixo de 6.0 reduz a capacidade de absorver cálcio, magnésio, fósforo, potássio e enxofre. Ainda, o nitrogênio começa a ter dificuldades de absorção abaixo do pH 5.5. Já o pH acima de 7.0 inicia a redução de capacidade de absorver ferro, manganês, boro, cobre e zinco. O pH entre de 7.5 e 8.5 gera dificuldade de absorção de fósforo, enquanto o pH acima de 8.5 traz redução de capacidade de absorver cálcio e magnésio.

Por estes motivos, a recomendação é que a calagem seja feita para obter o pH 6.0, em que a absorção de nutrientes é maximizada, obtendo os melhores resultados na nutrição de plantas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Plantio é a operação mais importante na implantação florestal

Arthur Netto Consultor florestal InvestAgro Reflorestamento arthur@investagro.com.br A adoção do sistema adequado requer uma definição clara de objetivos e usos potenciais dos produtos e subprodutos que...

Rigrantec – A combinação perfeita

Quando falamos em produção vegetal, mais importante que analisar variáveis isoladas é aproveitar a interação que os diferentes elementos possui. Pensando nisto, a Rigrantec...

Híbridos de milho – Posicionamento rege o sucesso no plantio

Os melhores resultados de produtividade em milho são obtidos com o cultivo de híbridos adequadamente posicionados e manejados em cada região dentro da propriedade rural. Muitos fatores devem ser considerados para a escolha correta dos híbridos, como finalidade (grão ou silagem), safra (primeira ou segunda), época de plantio (cedo, normal ou tardio), altitude do local (acima ou abaixo de 700m), tipo e fertilidade de solo e clima.

Solo: Investir no perfil leva a altas produtividades?

Todos os produtores que conseguem melhorar a sua produtividade investem no perfil do solo. Dessa forma, conseguem aprofundar o sistema radicular, aumentando a oferta de água e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!