21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiMudas de qualidade garantem morango mais saboroso

Mudas de qualidade garantem morango mais saboroso

 

Mário Calvino Palombini

Engenheiro agrônomo, consultor e proprietário da Vermelho Natural

vermelhonatural@hotmail.com

 

Foto 01 Mudas de qualidade garantem morango mais saboroso - Crédito Shutterstock
Mudas de qualidade garantem morango mais saboroso – Crédito Shutterstock

Para obtenção de frutas de qualidade, um dos pré-requisitos essenciais é a utilização de mudas de alta qualidade genética e sanitária. Características como doçura, resistência, formato, sabor e produtividade são avaliadas de acordo com o destino final da fruta ” indústria ou mesa.

As variedades possuem duas divisões clássicas – as de dias neutros, que produzem independente do comprimento do dia, e as de dia curto, que somente produzem com o comprimento do dia menor que 12 horas, ou seja, no inverno.

A muda é o coração de qualquer sistema de produção, e ter variedades adaptadas e mudas de qualidade é fundamental para que se possa fazer um manejo adequado a fim de obter bons resultados.

A qualidade da fruta pode serdeterminada pelo tipo de muda, raiz nua com diâmetro de corola de mais de 8 mm e 15 cm de comprimento de raiz, trayplants (em substrato) pequena e grande, além do manejo adequado, se é fresca (plantada alguns dias após o arranque e mantidas a temperaturasentre 1 e 2ºC) ou refrigerada (mantidas a temperaturas negativas de-1ºC).

Mudas ideais

O material genético apropriado para a produção de mudas deve ser o “filho”(F1, F2, F3…) proveniente do donatário da variedade. Outroaspecto é que se ele for feito no solo, que este seja arenoso e se promova a desinfecção adequada.No caso do Brasil,está disponível apenas o metano-sódio para esse propósito.

Outro ponto importante é que as condições climáticas sejam favoráveis, pois o morango precisa de um período de calor para desenvolver os perfilhos (F), e um período subsequente de frio para ocorrer a maturação da muda, além de muita insolação.

Além disso, deve-se analisar a época de retirada das mudas, que deve coincidir com o período de plantio nas áreas de produção.

Em primeiro lugar, as variedades devem ser testadas, antes de se definir aquela que se adapta melhor à região, para que se atinjam as expectativas mais próximas de uma resposta econômica. O Brasil tem opções viáveis produzidas e adaptadas às regiões de cultivo.

Manejo

No manejo do solo, é importante estar atento à esterilização do solo: utilize o metano-sódio conforme indicação do fabricante.O preparo do solo pode ser encanteirado ou simples, sendo que o espaçamento varia conforme a variedade e o adensamento de plantas que se deseja. O plantio pode ser mecanizado.

 As plantas devem ter origem credenciada, em especial para viveiros. Já o sistema de irrigação (fase inicial) pode ser por gotejamento e aspersão (fase final).O arranquio deve ser feito de forma mecanizada.

É feita a lavagem das mudas e, após a classificação por diâmetro de corola e comprimento do sistema radicular, as frutas são embaladas e depositadas em câmara fria a -1ºC, não podendo passar de -2ºC e de 0ºC.

Cuidados

A qualidade fitossanitária e características climáticas são os fatores mais importantes no cultivo de morangos. A capacidade produtiva das áreas são definidas no viveiro, porque neste período ocorre a diferenciação floral e a capacidade produtiva, ou seja, uma muda de baixa qualidade ocasiona baixa produção a campo.

Existem vários outros detalhes no processo, por isso, a produção de mudas de morango é um segmento muito tecnificado e deve conta com orientação técnica apropriada.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro/2015 da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

XV Enfrute vem aí

O XV Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) será realizado de 25 a 27 de julho, no Parque Nacional da Maçã, em...

Pesquisa – Novo método avalia potássio na soja

Cientistas da Embrapa Soja (PR) desenvolveram um teste que avalia na lavoura de soja a concentração de potássio (K), macronutriente fundamental para o desenvolvimento das plantas. A avaliação permite corrigir possíveis deficiências nutricionais com agilidade, pois substitui as atuais análises laboratoriais convencionais mais demoradas. Os pesquisadores ressaltam, porém, que as análises laboratoriais continuam sendo importantes para a avaliação dos demais nutrientes.

Rastreabilidade vegetal acompanha o produto ao longo da cadeia

Você sabe o que é rastreabilidade vegetal?

Tipos e variedades de melão

Existem melões com casca amarela, verde ou com uma mistura das duas cores, redondos ou alongados e com polpa de cor variável A escolha do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!