24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiProtetor solar para melancias existe?

Protetor solar para melancias existe?

Alasse Oliveira da Silva
Técnico em Agronegócio e Graduando em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
alasse.oliveira77@gmail.com
Liliane Marques de Sousa
Graduanda em Agronomia – UFRA
liliane.engenheira007@gmail.com
Bianca Cavalcante da Silva
Doutoranda em Agronomia/Produção Vegetal, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
bianca.cavalcante@unesp.br

A melancia (Citrullus lanatus L.) é uma fruta (hortaliça-fruto) expressiva no Brasil, sendo nosso país destaque no agronegócio. Além disso, é considerada a terceira fruta mais produzida em território nacional (IBGE, 2019). Na alimentação humana, é apreciada por apresentar fitonutrientes como o licopeno, carotenoides e vitaminas, minerais e fibras (Costa, 2017).
Para que o agricultor consiga ter excelentes resultados na produção de melancia, torna-se fundamental a utilização de técnicas de manejo, como exemplo, o uso de protetor solar, que tem a função de preservar o fruto do sol incidente durante seu desenvolvimento.
Quando as melancias são expostas às altas radiações solares, ocorre o dano direto na casca. A utilização do protetor solar não afeta o sabor do produto e garante qualidade, além disso, favorece a proteção dos raios solares, reduzindo a temperatura interna dos frutos (Vieira et al., 2019).

Benefícios do protetor solar

O mercado consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade do produto e se esse atributo não é proporcionado, afeta diretamente os preços dos produtos, os quais despencam quando perdem a aparência exigida para serem comercializados in natura.
Com isso, observa-se valorização na estética do alimento que vai para a mesa do consumidor (Vieira et al., 2020). Portanto, um manejo adequado é a utilização dos protetores solares por agricultores em cultivos de melancias com a finalidade de reduzir as queimaduras dos frutos.
Além do mais, torna-se possível expandir a produção de melancia na região norte do Brasil, local onde as temperaturas são mais elevadas e os agricultores relatam perdas de lucratividade em função da queimadura dos frutos.

Produtividade

Com a utilização correta dos protetores solares em campo, tem-se obtido êxito em produtividade, uma vez que eles diminuem a incidência de queima, eficiência na textura e brilho da casca das frutas. Com isso, conforme ocorre eficiência na proteção dos frutos, existe um efeito direto na diminuição dos prejuízos de comercialização.

Manejo

[rml_read_more]

Para contornar os problemas diretos e indiretos ocasionados pelo sol, são utilizadas soluções como o uso de protetores solares comerciais, palhada na área de cultivo e o uso de papel com cola, que tem a finalidade de proteger as melancias.

Manejo com protetores solares comerciais

O uso desses protetores visa, basicamente, formar uma película, que tem a função de refletir uma parte da radiação solar, bloqueando os raios UV (Ultravioletas). No entanto, permite que ocorra a passagem de uma quantidade necessária de luz para que o processo fotossintético seja estabelecido (Wood, 2016).
No Brasil, em regiões produtoras de HF’s, esses produtos são amplamente difundidos pelos horticultores. Uma vez que a queimadura nas frutas é um fator limitante na produção, os protetores solares garantem qualidade e não alteram o sabor do produto, exigência esta do mercado consumidor.

Sem receita pronta

Quanto à recomendação de uso desses produtos, dependerá da região e da incidência do sol. Conforme a orientação técnica, a quantidade proporcional do produto pode ser alterada para a cultura da melancia em função do conhecimento das condições climáticas locais.
Desta forma, indicamos que agricultor procure um agrônomo de sua região para recomendações específicas.

Manejo com palhada

A utilização da palhada na agricultura proporciona benefícios diretos ao solo, principalmente ao evitar a erosão (Landers, 1997). A cobertura com palhada também evita a proliferação de plantas daninhas, ajuda a manter a água no solo e na adição de matéria orgânica.
Outra forma de utilização é pelo manejo da palhada cobrindo os frutos de melancia, impedindo o contato direto com a radiação solar. Recomenda-se o uso no final do ciclo da cultura. Além disso, esse material também ajuda no momento do transporte das melancias para os centros de comercialização, evitando os danos físicos e o contato com sol.

Manejo com papel e cola

A utilização do papel é uma solução viável contra a queimadura da melancia encontrada por muitos produtores do Brasil. Essa técnica consiste em pincelar o fruto com a cola e adicionar o papel de forma que o sol não gere danos. Esse processo é realizado em cada fruto.
Erros mais frequentes são cometidos quando se utilizam papeis com coloração que acabam manchando os frutos, especialmente em épocas chuvosas. Portanto, recomenda-se a utilização de papel sem cor (bobina e papel pardo), que favorecem a qualidade do produto.
Quanto à utilização da cola, as mais comuns são à base de resina PVA (tenaz) e cola branca PVA. O uso de colas favorece a retira do material no momento da colheita e evita a queimadura das melancias.

ARTIGOS RELACIONADOS

2º Aegro Conecta discute tecnologias para o agro

Com a aproximação de um novo plantio, a procura por crédito rural deve disparar em todo o país.

Open Field Day 2020 mostra lançamentos para horticultura

Entre os dias 7 e 9 de julho, a Agristar do Brasil, empresa referência no desenvolvimento e comercialização de sementes de hortaliças, frutas e ervas, promoveu o Open Field Day Online 2020.

Geocom passa a ser Natutec, marca global de drones da Koppert

No final ano passado, a Koppert Biological Systems adquiriu a Geocom, empresa pioneira em

Tecnologia como elemento fundamental no Agro

O avanço do agronegócio está diretamente atrelado ao uso da tecnologia e às oportunidades que ela proporciona ao setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!