20.6 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAminoácidos proporcionam menos perdas de folhosas no frio

Aminoácidos proporcionam menos perdas de folhosas no frio

Anne Carolline Maia LinharesLicenciada em Ciência Agrárias e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)anemaia-16@hotmail.com

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira Agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – UFPB idalinepessoa@hotmail.com

Alface – Crédito – Ana Maria

Com a chegada das frentes frias no período entre outono e inverno, as regiões sul e sudeste podem ser fortemente afetadas pelas geadas. A ocorrência desse fator em plantações de folhosas pode acarretar em perdas irreversíveis para as culturas, trazendo prejuízos ao produtor. Para evitar que isso ocorra, é preciso adotar algumas medidas preventivas no manejo, como o uso de aminoácidos.

Os aminoácidos têm grande importância no metabolismo primário e secundário das plantas, tendo em vista que esses são essenciais para a formação e composição das proteínas vegetais e suas funções específicas. Tratam-se de produtos líquidos, com diferentes composições.

Em complemento aos aminoácidos, há elementos nutricionais importantes que auxiliam na formação e resistência dessas folhas, como o cálcio, relacionado à parede celular; o magnésio, fundamental para a atividade de produção de clorofila; o boro, essencial na produção de tecidos vegetais; e o potássio, importante para o transporte de carboidratos e a condutância estomática das folhas.

A aplicação deve ser realizada de forma pulverizada e garantir a total absorção do produto pela folha e que essa substância seja metabolizada.

Efeitos do frio

Uma das principais funções dos aminoácidos é promover a aceleração do metabolismo da planta, e assim aumentar a temperatura interna do tecido vegetal da célula. Dessa forma, ocorrerá alteração no ponto de congelamento celular da planta, que é de suma importância durante o frio.

Mas, para promover esse efeito é necessário um bom manejo fisiológico da planta e conhecimento das condições climáticas, resultando num crescimento equilibrado da planta.

O que fazer?

[rml_read_more]

Alguns especialistas no assunto afirmam que a aplicação preventiva potencializa a produção de enzimas, o que reduz as perdas e trará benefícios à produção, devido à maior capacidade da planta em superar o fator estressante, ou até mesmo passar pelo estresse e não ser danificada visualmente.

Caso não seja feita a aplicação dos produtos com antecedência, não será possível reverter o dano, pois a queima já terá acontecido.

Outras medidas preventivas que auxiliam é trabalhar com ambientes protegidos, como estufas, que podem oferecer uma proteção maior. O método de irrigação por aspersão é considerado eficiente.

Recomenda-se manter aspersores ligados no dia em que a geada ocorre, até o nascer do sol. Desta forma, com a queda da temperatura haverá o congelamento desta água, fazendo com que não aconteça o congelamento do conteúdo celular desse tecido vegetal

ARTIGOS RELACIONADOS

Como obter sucesso no cultivo de rabanete?

A obtenção do sucesso no cultivo de rabanate depende de vários aspectos, mas a escolha de materiais mais adaptados a cada região é o primeiro passo, assim como a decisão pelo local de cultivo.

Milho safrinha: Cresce em área plantada e produtividade

Autores Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e pesquisador da Epagri/Estação Experimental de São Joaquim felipemoretti113@hotmail.com Henrique Novaes Medeiros...

Substâncias húmicas liberam nutrientes retidos no solo

Leandro Antunes Mendes Doutorando em Química Analítica Ambiental e mestre em Química Analítica Ambiental no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São...

Preparo de solo e manejo adequado

Os próximos meses serão de planejamento e início da produção da safra 2021/22, e o preparo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!