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Startup promove expansão de lojas online do agro em todo país através de franquias

Foto: Campear / Divulgação

Lançada há quatro meses, criadores da plataforma Campear projetam fechar novas franquias em 15 estados nos próximos meses 

Ainda com muitos desafios para enfrentar, o marketplace no agro vem se mostrando como uma excelente oportunidade para produtores, empresas, indústrias e diferentes segmentos do agro encontrarem seu público-alvo e negociarem seus produtos.   

O conceito de marketplace pode ser definido basicamente como uma plataforma digital onde é possível que diferentes negócios anunciem os seus produtos e serviços. Com isso, otimiza-se o tempo e os custos tanto para o comprador como para o vendedor.  

Esse novo modelo de comercialização já vinha crescendo no ambiente do agronegócio, mas a mudança de comportamento provocada pela pandemia do coronavírus, tratou de acelerar ainda mais esse movimento de negociações na internet.  

De acordo com 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio “o levantamento comprova a relevância do WhatsApp como meio de comunicação digital. Em torno de 76% dos produtores afirmaram usar a plataforma para realizar negócios”. Ainda de acordo com a pesquisa, esse segmento está em expansão, sobretudo entre os grupos mais jovens e mulheres, mais propensos a realizar compras de produtos agrícolas por marketplaces. Ainda conforme a pesquisa, cerca de 50% dos consumidores composto por esse perfil de público preferem comprar produtos agrícolas online, pois já fizeram compras e obtiveram satisfação.  

É nesse cenário que surgiu a primeira plataforma de marketplace para o agro brasileiro com rede própria de franquias, a Campear. O projeto começou a tomar forma em 2019 e, logo depois, o CEO da Campear, Jean Fuchs embarcou para o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, já levando a ideia para validação e refinamento. O negócio foi concebido totalmente com recursos próprios dos sócios, sem capital externo até o momento. “O desenvolvimento foi todo com tecnologia própria, altamente sofisticada e segura. Nós começamos do zero, foram várias pesquisas e análises antes da plataforma tomar forma, com foco na facilidade de manuseio e na simplicidade de conseguir se relacionar e fazer negócios”, revela Fuchs.  

A startup com sede no Tecnovates, parque tecnológico da Univates em Lajeado, um dos mais importantes polos de tecnologia e inovação do Rio Grande do Sul. A plataforma funciona como uma grande vitrine de compra e venda, aberta a todos os elos da cadeia do agronegócio acessando pelo link https://campear.com  

Segundo os fundadores da Campear, todo fabricante, comerciante, prestador de serviços ou agricultor familiar, têm a liberdade para expor os seus produtos e serviços. O mesmo ambiente digital também possui um e-commerce, onde é possível empresas e produtores rurais terem uma filial on-line, oficial, com todos os produtos disponíveis para anúncio ou venda em sua loja virtual.  

Essas facilidades atraíram o empresário Jucimar Francisco, sócio fundador da Agrisser, concessionária Stara, na região de Vacaria (RS) que montou a sua Loja Oficial no endereço virtual https://campear.com/agrisser  

‘Encontramos na Campear uma plataforma moderna com muita tecnologia e mesmo assim com o vínculo humano envolvido, que realmente faz a diferença. Ela será de extrema importância no atendimento que realizamos para 16 municípios na região dos Campos de Cima da Serra”, destaca Jucimar.  

São mais de 25 categorias, como insumos, equipamentos, maquinário, animais, imóveis, entre outras que oferecem, inicialmente, a possibilidade de venda direta entre vendedor e comprador, sem intermediários, com negociações transparentes em um ambiente seguro. “O usuário pode comparar preços, analisar novos produtos e oferecer a própria produção. Nós apresentamos as ofertas e conectamos as partes interessadas, mas a relação de venda será entre o comprador e o vendedor. Deixamos o vendedor em evidência, sem escondê-lo como acontece em outras plataformas”, acrescenta Fuchs.  

Franquia, sem investimento inicial e com foco na inclusão digital 

Atualmente, a rede já conta com franqueados que abrangem mais de 350 cidades, atuando diretamente no campo com produtores e empresas. O objetivo da Campear é alcançar todo o território nacional em 2022.  

A zootecnista, Maria Tereza Furlanetto, resolveu diversificar seus negócios e se tornou a mais recente franqueada da Campear. “Me interessou muito a forma de aquisição da franquia, o Campear WAY, onde você não precisa comprar a franquia de imediato e pode conquistá-la através do seu trabalho, o que diminui consideravelmente o investimento inicial e me possibilitou a abertura da franquia”, revelou.   

Ela ainda destaca que a proposta de ser uma plataforma digital, focada no atendimento ao cliente também é algo que chamou sua atenção. “A humanização é algo que é bastante valorizado e acredito ser um dos fortes diferenciais da Campear. Sem contar a oportunidade de negócios e de fazer novos contatos que surgem quando você vai a campo conhecendo novas pessoas e empresas”, completou.  

Conforme Esequiel Ransolin, sócio e um dos fundadores da Campear, esse é um dos grandes diferenciais da Campear: a assistência prestada pelos franqueados aos usuários auxiliando na inclusão digital, especialmente o produtor rural e pequenas empresas.  

“São os nossos aliados no campo, estamos humanizando o atendimento e fazendo com que o produtor ou empresário se sintam mais seguros com a tecnologia. Nossos franqueados podem esclarecer dúvidas, ajudar a anunciar um produto ou apoiar em uma compra”, explica Ransolin. 

Sobre a Campear 

https://campear.com/

https://www.facebook.com/vemcampear/

https://www.instagram.com/vemcampear/

Texto: AgroUrbano Comunicação  

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