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Goplan anuncia José Galli como novo CEO

Expansão do modelo inovador de franquias no agronegócio e entrega de soluções diferenciadas em produtos e serviços estão entre as principais metas da companhia, que espera, com novos franqueados, ultrapassar um faturamento total do grupo de R$ 4 bi neste ano

Crédito: Guilherme Fernandes

A Goplan – franqueadora com foco em agronegócio baseada em Campinas (SP) –, anuncia a chegada de José Henrique Galli como CEO. Com vasta experiência em multinacionais do setor, o engenheiro agrônomo chega para dar continuidade ao trabalho sólido e impulsionar o crescimento da empresa nos próximos anos, expandindo o modelo inovador de franquias.

De acordo com o executivo, as diretrizes macro da Goplan vão permanecer, consolidando seu modelo diferenciado no mercado, fortalecendo a rede de franqueados e atraindo novos parceiros. “Minha missão é fazer a Goplan quintuplicar seu faturamento nos próximos três anos. Permanecemos com a mesma estratégia adotada quando do início da empresa, que é manter o proprietário da distribuição à frente do seu negócio e o apoiando em serviços estratégicos e com portfólio de referência no segmento de especialidades, como nutrição e biológicos”, afirma.

Galli traz experiência de mais de 20 anos atuando no lançamento e expansão de marcas no Brasil, como Precision Planting e Fendt, tendo sido responsável pela construção de times, estratégias e redes de distribuição desafiando os players estabelecidos para crescer. “Vamos replicar esses casos de sucesso na consolidação da proposta de valor diferenciada da Goplan, baseada na exclusividade com parceiros e em um portfólio próprio de produtos e serviços especializados”, reforça o CEO.

História da Goplan e novo ciclo de crescimento

Atualmente, a empresa conta com um portfólio de 55 produtos próprios, 21 franqueados e 109 lojas em 12 estados, além de uma carteira de 55 mil clientes em uma área de atuação de 22 milhões de hectares. Em um ano desafiador para o setor como foi 2023, com a deflação dos preços dos defensivos, a estratégia de ter um portfólio próprio de especialidades fez a diferença, permitindo um resultado positivo, com aumento da participação desses produtos de 22% para cerca de 55% do faturamento. “A inversão do mix do portfólio de produtos foi um grande diferencial de rentabilidade do negócio. Isso viabilizou a melhoria na margem operacional, sustentando um resultado positivo da empresa”, revela o CEO. Os franqueados da Goplan também sustentaram o faturamento do grupo de R$ 3,3 bilhões, indicando um ganho expressivo de participação no mercado, considerando a redução dos preços dos químicos e fertilizantes.

Com início das atividades em 2020, a Goplan tem como proposta integrar conhecimento e tecnologia para entregar soluções inteligentes em insumos e serviços aos franqueados e produtores rurais, promovendo a eles crescimento e uma gestão agrícola rentável e sustentável. Desde sua chegada ao mercado, a empresa conquistou marcos importantes para a sua estruturação, como a construção de um portfólio de produtos exclusivo para os franqueados e a elaboração de uma base de serviços focados na entrega de valor: suporte na captação de recursos financeiros por meio de linhas de crédito e operações estruturadas, como os CRAs individuais; o lançamento de iniciativas digitais, como a plataforma de comunicação da Goplan que reúne as equipes de todos os franqueados, viabilizando a troca de experiências entre os profissionais; o aplicativo GoUP para apoiar as equipes comerciais no posicionamento de manejos com os produtos Goplan a campo, além de treinamentos para a qualificação das equipes. “A entrada de novos franqueados no último ano – Vaccaro (RS), Agro Hara (PR) e Agro Kafa (MG) – confirmam a entrega de valor do modelo para as distribuições independentes”, ressalta Galli.

“Neste próximo ciclo de crescimento, nosso foco é o de aceleração do faturamento da Goplan, seguindo as diretrizes do aumento da capilaridade pelo suporte ao crescimento orgânico dos franqueados, atração de novos franqueados e consolidação da presença do portfólio da Goplan no campo. É a hora de intensificar a participação nos cerrados, buscando maior presença no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em termos de serviços, serão reforçadas as iniciativas vencedoras até o momento. No campo da tecnologia, entre outros, a transformação digital segue como estratégia para melhorar a eficiência operacional do grupo e a experiência dos clientes (franqueados e produtores), além de reforço da cultura da tomada de decisão orientada por dados, explica Galli.

O novo CEO esclarece ainda que o próximo ciclo de crescimento da Goplan também dará ênfase às oportunidades de melhorias para os ganhos de eficiência aos processos da empresa, visando maior agilidade nas operações e a manutenção das margens saudáveis. “Nossa missão é ser o melhor parceiro aos nossos franqueados” reforça Galli. Adicionalmente, será buscado reforçar o posicionamento da marca no mercado por meio da consolidação do modelo de negócio inovador que já se provou viável e eficaz.

Parcerias estratégicas

Parte do sucesso da Goplan também vem das parcerias estratégicas construídas com fornecedores-chave, aproveitando-se as oportunidades de curto prazo, mas com foco nas parcerias de longo prazo que vão garantir a consolidação e diferenciação do portfólio da empresa. “Como parte dessa estratégia de consolidação do portfólio e de aumento de capilaridade, estamos expandindo a área de atuação no mercado de especialidades em HF, que nos permite dar início às nossas atividades no Nordeste e em outras regiões. “A Goplan nasceu da união de sócios e distribuidores para entregar mais valor ao campo e será fundamental continuarmos nesse caminho, fortalecendo nossa rede, marca e ofertas aos franqueados e produtores,”, conclui Galli.

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