20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesGoplan anuncia José Galli como novo CEO

Goplan anuncia José Galli como novo CEO

Expansão do modelo inovador de franquias no agronegócio e entrega de soluções diferenciadas em produtos e serviços estão entre as principais metas da companhia, que espera, com novos franqueados, ultrapassar um faturamento total do grupo de R$ 4 bi neste ano

Crédito: Guilherme Fernandes

A Goplan – franqueadora com foco em agronegócio baseada em Campinas (SP) –, anuncia a chegada de José Henrique Galli como CEO. Com vasta experiência em multinacionais do setor, o engenheiro agrônomo chega para dar continuidade ao trabalho sólido e impulsionar o crescimento da empresa nos próximos anos, expandindo o modelo inovador de franquias.

De acordo com o executivo, as diretrizes macro da Goplan vão permanecer, consolidando seu modelo diferenciado no mercado, fortalecendo a rede de franqueados e atraindo novos parceiros. “Minha missão é fazer a Goplan quintuplicar seu faturamento nos próximos três anos. Permanecemos com a mesma estratégia adotada quando do início da empresa, que é manter o proprietário da distribuição à frente do seu negócio e o apoiando em serviços estratégicos e com portfólio de referência no segmento de especialidades, como nutrição e biológicos”, afirma.

Galli traz experiência de mais de 20 anos atuando no lançamento e expansão de marcas no Brasil, como Precision Planting e Fendt, tendo sido responsável pela construção de times, estratégias e redes de distribuição desafiando os players estabelecidos para crescer. “Vamos replicar esses casos de sucesso na consolidação da proposta de valor diferenciada da Goplan, baseada na exclusividade com parceiros e em um portfólio próprio de produtos e serviços especializados”, reforça o CEO.

História da Goplan e novo ciclo de crescimento

Atualmente, a empresa conta com um portfólio de 55 produtos próprios, 21 franqueados e 109 lojas em 12 estados, além de uma carteira de 55 mil clientes em uma área de atuação de 22 milhões de hectares. Em um ano desafiador para o setor como foi 2023, com a deflação dos preços dos defensivos, a estratégia de ter um portfólio próprio de especialidades fez a diferença, permitindo um resultado positivo, com aumento da participação desses produtos de 22% para cerca de 55% do faturamento. “A inversão do mix do portfólio de produtos foi um grande diferencial de rentabilidade do negócio. Isso viabilizou a melhoria na margem operacional, sustentando um resultado positivo da empresa”, revela o CEO. Os franqueados da Goplan também sustentaram o faturamento do grupo de R$ 3,3 bilhões, indicando um ganho expressivo de participação no mercado, considerando a redução dos preços dos químicos e fertilizantes.

Com início das atividades em 2020, a Goplan tem como proposta integrar conhecimento e tecnologia para entregar soluções inteligentes em insumos e serviços aos franqueados e produtores rurais, promovendo a eles crescimento e uma gestão agrícola rentável e sustentável. Desde sua chegada ao mercado, a empresa conquistou marcos importantes para a sua estruturação, como a construção de um portfólio de produtos exclusivo para os franqueados e a elaboração de uma base de serviços focados na entrega de valor: suporte na captação de recursos financeiros por meio de linhas de crédito e operações estruturadas, como os CRAs individuais; o lançamento de iniciativas digitais, como a plataforma de comunicação da Goplan que reúne as equipes de todos os franqueados, viabilizando a troca de experiências entre os profissionais; o aplicativo GoUP para apoiar as equipes comerciais no posicionamento de manejos com os produtos Goplan a campo, além de treinamentos para a qualificação das equipes. “A entrada de novos franqueados no último ano – Vaccaro (RS), Agro Hara (PR) e Agro Kafa (MG) – confirmam a entrega de valor do modelo para as distribuições independentes”, ressalta Galli.

“Neste próximo ciclo de crescimento, nosso foco é o de aceleração do faturamento da Goplan, seguindo as diretrizes do aumento da capilaridade pelo suporte ao crescimento orgânico dos franqueados, atração de novos franqueados e consolidação da presença do portfólio da Goplan no campo. É a hora de intensificar a participação nos cerrados, buscando maior presença no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em termos de serviços, serão reforçadas as iniciativas vencedoras até o momento. No campo da tecnologia, entre outros, a transformação digital segue como estratégia para melhorar a eficiência operacional do grupo e a experiência dos clientes (franqueados e produtores), além de reforço da cultura da tomada de decisão orientada por dados, explica Galli.

O novo CEO esclarece ainda que o próximo ciclo de crescimento da Goplan também dará ênfase às oportunidades de melhorias para os ganhos de eficiência aos processos da empresa, visando maior agilidade nas operações e a manutenção das margens saudáveis. “Nossa missão é ser o melhor parceiro aos nossos franqueados” reforça Galli. Adicionalmente, será buscado reforçar o posicionamento da marca no mercado por meio da consolidação do modelo de negócio inovador que já se provou viável e eficaz.

Parcerias estratégicas

Parte do sucesso da Goplan também vem das parcerias estratégicas construídas com fornecedores-chave, aproveitando-se as oportunidades de curto prazo, mas com foco nas parcerias de longo prazo que vão garantir a consolidação e diferenciação do portfólio da empresa. “Como parte dessa estratégia de consolidação do portfólio e de aumento de capilaridade, estamos expandindo a área de atuação no mercado de especialidades em HF, que nos permite dar início às nossas atividades no Nordeste e em outras regiões. “A Goplan nasceu da união de sócios e distribuidores para entregar mais valor ao campo e será fundamental continuarmos nesse caminho, fortalecendo nossa rede, marca e ofertas aos franqueados e produtores,”, conclui Galli.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Startup promove expansão de lojas online do agro em todo país através de franquias

Ainda com muitos desafios para enfrentar, o marketplace no agro vem se mostrando como uma ...

Franquias chegam ao agronegócio

A agricultura brasileira, mais especificamente o segmento de nutrição de plantas ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!