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Mercado de feijão na cidade de Lavras, MG

José Clélio de Andrade
Aurinelza Batista Teixeira Condé
Fábio Aurélio Dias Martins
João Roberto de Mello Rodrigues
João Chrisóstomo Pedroso Neto

Feijão – Créditos: shurtterstock

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão (Phaseolus vulgaris L.), seguido da Índia e da China. Levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em janeiro 2022, computando as três últimas safras 2021/2022 (1ª, 2ª e 3ª safras) a estimativa de produção foi de 3,06 milhões de toneladas (ACOMPANHAMENTO DA SAFRA BRASILEIRA, 2022).
Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores, correspondendo a 50% da produção nacional.
O feijão é um dos principais alimentos da população brasileira. Até a década de 1970, o consumo per capita de feijão no Brasil era de 24,90 kg/hab./ano. Com a urbanização da população brasileira a partir dessa década, ocorreu uma migração do consumo de feijão para proteína de origem animal, como o frango, por exemplo, caindo para 14,30 kg/hab./ano (CANAL RURAL, 2020).
Nesse período, a área para produção das três safras de feijão encolheu 42%, com uma queda de 5,046 milhões de hectares para 2,929 milhões de hectares, ao contrário da produção que cresceu 41% de 2,234 milhões de toneladas para 3,157 milhões de toneladas. Isso ocorreu por causa do aumento da produtividade que cresceu 143%, passando de 443 kg/ha para 1.078 kg/ha (CANAL RURAL, 2020).
O objetivo com esta Circular Técnica foi conhecer a quantidade de feijão comercializada e consumida na cidade de Lavras, MG, para saber o tamanho do mercado desta cultura e de suas subsidiárias pesquisas.


METODOLOGIA
Este estudo foi realizado nos meses de outubro a novembro de 2021. Foram feitas visitas nos estabelecimentos que negociam feijão no atacado e varejo, mediante entrevistas.
A amostragem do número de estabelecimentos visitados foi de acordo com os critérios de Cochran (COCHRAN, 1965), em que localidades com mais de 50 lojas a amostra é de 10%, de 10 a 40 lojas de 20% e com menos de 10 lojas de 100%. A amostragem foi de 100% para redes de supermercados, sacolões e feiras livre, na cidade de Lavras, MG.


2
EPAMIG. Circular Técnica, n.366, fev. 2022
Disponível em: http://www.epamig.br, em Publicações/Publicações disponíveis.
Departamento de Informação Tecnológica
Andrade, J.C. de et al.


RESULTADOS E DISCUSSÃO
A quantidade de feijão comercializada pelos estabelecimentos comerciais, isto é, supermercados, sacolões e feiras livre, nos meses de outubro a novembro de 2021, foi de 124.180 kg/mês, que multiplicada por 12 meses, pode-se dizer que o total anual é de 1.490.160 g/ano, com uma média de R$6,00/kg, o movimento financeiro com este grão na cidade girou em torno de R$8.940.960,00. Dessa forma, conclui-se que o consumo percapita na cidade de Lavras, MG, é de 14,36 kg/hab./ ano, dando uma diferença positiva de 0,06 kg/hab./ ano em relação à média do consumo nacional que é de 14,30 kg/hab./ano.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
O consumo per capita de feijão na cidade de Lavras, MG é de 14,36 kg/hab./ano, um pouco superior à média do consumo nacional que é de 14,30 kg/ hab./ano. O volume comercializado mensalmente é em torno de 124.180 kg/mês, dando um total anual de 1.490.160 kg/ano, que, multiplicado por um valor médio de R$6,00/kg, gerou um movimento financeiro de R$8.940.960,00.


REFERÊNCIAS
ACOMPANHAMENTO DA SAFRA BRASILEIRA:
grãos ˗ safra 2021/22, quinto levantamento, fevereiro

Brasília, DF: CONAB, v.9, p.42, 2022. Disponível em: em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos/boletim-da-
safra-de-graos. Acesso em: 16 fev de 2022.
CANAL RURAL. Preço do feijão sobe em agosto após dois meses em queda, diz Cogo. São Paulo: Canal Rural, 2020. Notícias, 21 ago. 2020. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/ agricultura/feijao/preco-feijao-agosto-cogo/. Acesso em: 21 dez. 2021. COCHRAN, W.G. The planning of observational studies of human populations. Journal of the Royal Statistical Society. Serie A (General), v.128, n.2, p.234- 266, 1965.

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