18.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 6, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiPrincipais tratos culturais para a mangueira

Principais tratos culturais para a mangueira

Crédito Shutterstock

Lanna Liza do Nascimento Silva
lannasilva409@gmail.com
Lucas Guilherme Araujo Soares
lucasifpa@gmail.com
Graduandos em Agronomia – Universidade Federal da Amazônia (UFRA)
Thiago Feliph Silva Fernandes
Engenheiro agrônomo e mestre em Fitotecnia – UNESP
thiago.feliph@unesp.br

As práticas culturais realizadas na cultura da mangueira têm a finalidade de fornecer condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas, resultando em aumento de produtividade e melhor qualidade do fruto.
É importante atentar-se para os seguintes tratos culturais: controle de plantas invasoras pelo coroamento das plantas e/ou as capinas nas faixas de plantio, que podem ser manuais, mecânicas ou químicas (herbicidas), afim de reduzir a competição por luz (plantas jovens), água, nutrientes, bem como diminuir o número de plantas hospedeiras de pragas e doenças que atacam e que venham a desfavorecer o desempenho produtivo da mangueira; cultivo de plantas intercalares como: como feijão, milho, soja, arroz-de-sequeiro, melancia, abóbora, melão ou mesmo com fruteiras, como mamão, maracujá e abacaxi, a fim de se fazer uso mais racional da terra e reduzir os custos de implantação da cultura.
Quebra-ventos são comumente utilizados em regiões onde ocorrem ventos intensos. Estes podem provocar redução significativa na produção, pois provocam a derrubada de flores e frutos.
De outra forma, aumentando as taxas de respiração da mangueira e a evaporação do solo, diversas frutíferas são habitualmente usadas para esta função, tais como: bananeiras com três a quatro linhas de plantas instaladas entre talhões ou coqueiros nas margens laterais do plantio; irrigação por meio de conhecimento da fase de desenvolvimento e aspectos edafoclimáticos.
Pelo fato de no período inicial após o plantio e na produção se apresentar uma atividade pluviométrica, a atuação de molhamento é extremamente importante para a manutenção do plantio, em fase de produção.
Caso o método de indução floral seja pelo déficit hídrico, interrompe-se a irrigação de um a dois meses antes da época do florescimento, para que entrem em repouso vegetativo. A partir disso, é interessante que as irrigações sejam frequentes para se evitar a queda prematura das flores e frutos, o que pode comprometer o desempenho favorável da produtividade.
Nesta cultura, a técnica da microaspersão por gotejamento é eficiente e também permite a fertirrigação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivares de manga: exigências edafoclimáticas e manejo

Como escolher? Quais as características de cada cultivar? Confira no artigo sobre manga da Campo & Negócios.

O uso de tecnologia no cultivo da manga

A produção de frutas no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque no agronegócio, sendo que a ...

Mudas enxertadas em manga

Enquanto a estaquia ou a alporquia não se destacam nos métodos assexuados, a enxertia vem ganhando espaço devido à multiplicação adequada das frutíferas com as características agronômicas desejadas.

Inovações no manejo nutricional da mangueira

Na implantação do pomar de mangueira, os atributos do solo são essenciais para uma ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!